Plano de Cargos e Salários Quem faz, o que faz e quanto recebe
Identificando o assunto Plano de cargo e salário é uma política interna da empresa para definir os cargos responsáveis pela atividade da empresa, as funções elaboradas, suas exigências profissionais e a remuneração para cada posto de trabalho, buscando o equilíbrio. A descrição completa e detalhada de um cargo pode ajudar na hora de preencher os requisitos para divulgação de uma vaga e ser um ‘chama’ de bons currículos, facilitando o processo de contratação.
Dinâmica 1 – encontre o erro Vocês são GRH e precisam avaliar os currículos que foram direcionados para as vagas expostas; Analise as qualificações de cada candidato e o cargo pretendido; Corrija se necessário o direcionamento ou as especificações do cargo ; Depois apresente ao candidato Fictício as alterações sofridas.
Descrição do cargo Identificação; Cargo, setor, departamento Objetivo ou missão; função na empresa, deveres, RESPONSABILIDADES Atividade exercida; tarefa, atribuições, produção, horários Remuneração. MINIMO E MAXIMO, BENEFICIOS, SINDICATOS Posição; hierarquia, organograma, responsável Experiencia, capacitação e habilidade; formação acadêmica, cursos, vivencia e valores Pratica da apostila – pag. 69
PLANO DE AÇÃO PARA DEFINIR CARGO
DETALHAR CARGO Nome: precisão No título do cargo. Departamento: a área à qual pertence a vaga a ser preenchida. Jornada de trabalho : qual regime de trabalho será adotado (presencial, remoto ou híbrido). Horário: que horas esse novo funcionário irá desenvolver a sua atividade. Especifique se o colaborador deverá seguir o horário padrão ou turnos de trabalho . Local de trabalho: Localização específica do trabalho (Estado/Cidade). Propósito: Detalhe a missão e os objetivos da posição, bem como informações sobre a cultura da empresa sempre que possível.
DETALHAR CARGO Funções e responsabilidades: relacionar todas as tarefas e atribuições do cargo. Experiência profissional anterior: definir a trajetória profissional que o candidato ideal deve ter. Competências e habilidades: são especificadas as aptidões, habilidades e qualidades pessoais que a pessoa selecionada para o cargo deve possuir. Formação: o nível de escolaridade exigido para a vaga e o tipo de formação. Faixa salarial: Com base em todos os dados acima, podemos ter maior precisão sobre o salário correspondente ao cargo. Benefícios: Que vantagens o profissional irá encontrar ao entrar na empresa além da remuneração?
ORGANOGRAMA
Diferença de Nível profissional
Projeção SALARIAL Procure pesquisar o que as outras organizações estão oferecendo, tanto em relação ao salário, como aos benefícios e as exigências sindicais. A empresa pode estabelecer uma escala de nível seguindo esquema de pontuação, para cada requisito. Por exemplo, produtividade pode contar 2 créditos, enquanto uma pós-graduação concluída conta 1. Essa é uma maneira transparente e que motiva os colaboradores a entregarem melhores resultados, além de investirem na própria formação.
Dinâmica 2 – seja GRH Estruture cargos necessários para o funcionamento da empresa; Colocar a descrição das atividades de cada cargo no papel; Baseado nesse descritivo, criar a hierarquia de cargos e construir o organograma; Estabelecer o salário e a política de benefícios; Definir os critérios para avançar - plano de carreira; Elaborar um manual do regimento interno e repassá-los aos colaboradores.