O conceito de naturalismo na arte grega Formas do naturalismo : O Realism o mostra o mundo como ele é, nem pior nem melhor .
O Idealismo retrata o mundo nas suas condições mais favoráveis. Na verdade, mostra o mundo como desejaríamos que fosse, melhorando e aperfeiçoando o real. É o padrão da arte grega, que não retrata pessoas reais, mas pessoas idealizadas. Foram os gregos que elaboraram a teoria das proporções do corpo humano usadas para qualquer representação, em pintura ou escultura, qualquer que fosse a realidade do modelo.
Arte no mundo grego antigo O artífice que produzia arte era considerado um trabalhador manual, do mesmo nível do agricultor ou do ferramenteiro. Ele era um artesão, tinha domínio da~. numa sociedade que considerava o trabalho manual indigno.
PLATÃO ➢ Platão nasceu em Atenas cerca de 428/427 antes de Cristo e morreu por volta de 347/348 antes de Cristo . ➢ A família de Platão tinha ascendência nobre, por parte de pai tinha parentesco com o Rei Codro, por parte de mãe era descendente de Sólon. ➢ Ele teve a melhor educação para a época e desde cedo teve contato com a política de Atenas.
PLATÃO ➢ Platão foi aluno de Sócrates e Professor de Aristóteles. ➢ Após a morte de Sócrates, Platão fundou sua própria escola de filosofia denominada de Academia. ➢ Platão tem uma vasta obra, cerca de trinta e seis trabalhos em que abordou quase todos os temas da filosofia para sua época.
Teoria das Ideias ➢ De acordo com a Teoria das Ideias , as formas abstratas , não materiais, possuem o tipo mais elevado e fundamental da realidade , mesmo não possuindo existência física estas formas são substanciais e imutáveis ; ➢ O mundo material que conhecemos através das sensações é mutável e tem existência secundária e dependente das Ideias .
Teoria das Ideias Forma pura, imaterial, eterna e perfeita. Material, mutável E Imperfeito
Teoria Estética de Platão ➢ A partir da dualidade entre mundo sensível e inteligível e da ideia de cópia e originalidade, é que Platão desenvolve sua crítica à arte. ➢ Segundo Platão a arte seria uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação existente no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é o original. ➢ Assim, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.
Teoria Estética de Platão Ideia ► Existente ► Arte (escultura) ↓ ↓ ↓ Mundo Mundo Simulacro Inteligível ► Sensível ► Cópia da cópia ↓ ↓ ↓ Perfeito e Imperfeito Eterno ► e mutável ► Longe da verdade
Teoria Estética de Platão ➢ Platão desenvolverá uma teoria ideal do Belo, o Belo em si. A palavra grega utilizada por Platão é Kalos . ➢ O Belo se comporta como qualquer outra ideia, isto é, tem sua perfeição no mundo inteligível e no mundo sensível vemos a aparência imperfeita do Belo. ➢ Para Platão, Belo e Bem tem uma relação no mundo inteligível.
A expulsão dos Poetas ➢ Trata-se do Livro X da obra A República de Platão. ➢ Os poetas quando narram as grandes epopéias, o fazem sob o crivo do visível, dos sentidos e, por isso, trazem falsos valores. ➢ Assim, os poetas se afastam da educação ideal que Platão deseja para a cidade, ou seja, uma educação que se sirva dos valores que estão nas essências eternas.
MOMENTO ENEM (ENEM 2016) “Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior. Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente”. (PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972) Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica: a) estabelecer semelhanças entre o que é observado em momentos distintos. b) comparar o objeto observado com uma descrição detalhada dele. c) descrever corretamente as características do objeto observado. d) fazer correspondência entre o objeto observado e seu ser. e) identificar outro exemplar idêntico ao observado.