Platão e a estética no mundo grego antigo

LeonardoCamargo76 389 views 24 slides Sep 27, 2021
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

platao e a estetica


Slide Content

FILOSOFIA A estética de Platão

O conceito de naturalismo na arte grega Formas do naturalismo : O Realism o mostra o mundo como ele é, nem pior nem melhor .

O Idealismo retrata o mundo nas suas condições mais favoráveis. Na verdade, mostra o mundo como desejaríamos que fosse, melhorando e aperfeiçoando o real. É o padrão da arte grega, que não retrata pessoas reais, mas pessoas idealizadas. Foram os gregos que elaboraram a teoria das proporções do corpo humano usadas para qualquer representação, em pintura ou escultura, qualquer que fosse a realidade do modelo.

Arte no mundo grego antigo O artífice que produzia arte era considerado um trabalhador manual, do mesmo nível do agricultor ou do ferramenteiro. Ele era um artesão, tinha domínio da~. numa sociedade que considerava o trabalho manual indigno.

PLATÃO ➢ Platão nasceu em Atenas cerca de 428/427 antes de Cristo e morreu por volta de 347/348 antes de Cristo . ➢ A família de Platão tinha ascendência nobre, por parte de pai tinha parentesco com o Rei Codro, por parte de mãe era descendente de Sólon. ➢ Ele teve a melhor educação para a época e desde cedo teve contato com a política de Atenas.

PLATÃO ➢ Platão foi aluno de Sócrates e Professor de Aristóteles. ➢ Após a morte de Sócrates, Platão fundou sua própria escola de filosofia denominada de Academia. ➢ Platão tem uma vasta obra, cerca de trinta e seis trabalhos em que abordou quase todos os temas da filosofia para sua época.

Teoria das Ideias ➢ De acordo com a Teoria das Ideias , as formas abstratas , não materiais, possuem o tipo mais elevado e fundamental da realidade , mesmo não possuindo existência física estas formas são substanciais e imutáveis ; ➢ O mundo material que conhecemos através das sensações é mutável e tem existência secundária e dependente das Ideias .

Teoria das Ideias Forma pura, imaterial, eterna e perfeita. Material, mutável E Imperfeito

Teoria Estética de Platão ➢ A partir da dualidade entre mundo sensível e inteligível e da ideia de cópia e originalidade, é que Platão desenvolve sua crítica à arte. ➢ Segundo Platão a arte seria uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação existente no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é o original. ➢ Assim, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.

Teoria Estética de Platão Ideia ► Existente ► Arte (escultura) ↓ ↓ ↓ Mundo Mundo Simulacro Inteligível ► Sensível ► Cópia da cópia ↓ ↓ ↓ Perfeito e Imperfeito Eterno ► e mutável ► Longe da verdade

Teoria Estética de Platão ➢ Platão desenvolverá uma teoria ideal do Belo, o Belo em si. A palavra grega utilizada por Platão é Kalos . ➢ O Belo se comporta como qualquer outra ideia, isto é, tem sua perfeição no mundo inteligível e no mundo sensível vemos a aparência imperfeita do Belo. ➢ Para Platão, Belo e Bem tem uma relação no mundo inteligível.

A expulsão dos Poetas ➢ Trata-se do Livro X da obra A República de Platão. ➢ Os poetas quando narram as grandes epopéias, o fazem sob o crivo do visível, dos sentidos e, por isso, trazem falsos valores. ➢ Assim, os poetas se afastam da educação ideal que Platão deseja para a cidade, ou seja, uma educação que se sirva dos valores que estão nas essências eternas.

MOMENTO ENEM (ENEM 2016) “Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior. Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente”. (PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972) Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica: a) estabelecer semelhanças entre o que é observado em momentos distintos. b) comparar o objeto observado com uma descrição detalhada dele. c) descrever corretamente as características do objeto observado. d) fazer correspondência entre o objeto observado e seu ser. e) identificar outro exemplar idêntico ao observado.
Tags