Platão e Aristóteles - Aula de Filosofia.pptx

RafaelBeserra4 7 views 27 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Aula de Filosofia - Platão e Aristóteles.


Slide Content

Platão e Aristóteles

Platão Cidade de Atenas 428 a. C – 347 a.C. Cidadão Ateniense, descendente da aristocracia de Atenas. Auge do período Clássico Grego. Discípulo direto de Sócrates. Filósofo e Matemático. Fundador da “Academia de Atenas”.

Academia de Platão Fundada inicialmente com o objetivo de adoração aos deuses. Diálogo sobre os mais variados temas da filosofia e outras áreas. Grande influência do pensamento pitagórico. “Não são admitidos os ignorantes em geometria”. “A imortalidade da Alma”. 9 séculos de duração.

Platonismo Metafísica Retórica Ética Estética Lógica Política   Dialética Dualidade (corpo e alma ).

Fases do platonismo Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.) Médio Platonismo (séculos I e II d.C.) Neoplatonismo (séculos III d.C. e VI d.c )

Teoria das ideias O  mundo sensível : mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos . Seria uma cópia imperfeita do mundo inteligível. O  mundo inteligível : denominado de “mundo ideal”, ou seja, aproxima-se da ideia de perfeição de algo .

Teoria das ideias A Felicidade só seria alcançada no mundo inteligível enquanto que o mundo sensível seria enganoso. Segundo Platão, o ser humano já teria vivido no mundo das ideias, mas após “cair” no mundo sensível teria sofrido um processo de amnésia. A busca pela verdade seria uma forma de voltar ao mundo das ideias. O retorno ao mundo inteligível seria o processo de reminiscência.

Teoria das almas Alma Apetitiva/Concupiscente : localizada no ventre, a alma concupiscente estava relacionada com os desejos de sobrevivência e carnais. Alma Irascível : localizada no peito, a alma irascível estava relacionada às paixões. Alma Racional : localizada na cabeça, a alma racional estava relacionada ao conhecimento . A harmonia entre as almas seria a forma de se alcançar o mundo inteligível e assim a Felicidade.

O Mito da Caverna

A política para Platão Crítica ao sistema político de Atenas. Defesa de um sistema político mais elaborado. Os indivíduos mais aptos ao governo seriam os mais próximos do mundo inteligível (Filósofos) Uma busca pelo bem comum.

Os Diálogos de Platão Textos com o desenvolvimento de sua filosofia e ideias. Questões sobre a sociedade e outros filósofos.

Diotima de Mantineia Referência em ‘O Banquete’ de Platão. Sacerdotisa; Intelectualmente reconhecida (Caso de Menas ); Protegeu Atenas de pragas e pestes por 10 anos. Ensinou Sócrates uma doutrina sobre amor: A diferença entre a ideia de amor e a ideia de quem é amado. Citada em inúmeras obras: Fragmente- Stille , an Diotima , O homem sem qualidades, Irpen de Boris Pasternarki , asteroide D iotima 123, Black Metal Krallice . Sinônimo de sabedoria.

Aristóteles

Aristóteles Cidade da Macedônia. 384 a.C.-322 a.C . Discípulo de Platão . Terceira fase da filosofia grega (Helenístico); F inal da democracia ateniense. Conhecimento em diversas áreas. Professor de Alexandre O Grande.

O Liceu de Aristóteles “Curso técnico para discípulos”. Aula para a população em geral. G eometria , física, química, botânica, Astronomia, Matemática entre outras disciplinas.

Diferenças entre Platão e Aristóteles O conhecimento estaria no mundo físico. Essência das coisas estaria no mundo sensível.

Filosofia Aristotélica

Metafísica Aristotélica a primeira filosofia

Metafísica Aristotélica Causa material  - indica do que é feita a coisa; Causa formal  - indica qual a forma da coisa; Causa eficiente  - indica o que dá origem à coisa, o que deu forma a ela. Causa final  - indica qual a função da coisa . Substancia: Matéria + Forma.

Potência e Ato Potencia: Possibilidade de ser - Exemplo: Petróleo Ato: O processo de transformação. Exemplo: O petróleo se transformando. A transformação das coisas pelo Ato seria uma manifestação do conhecimento no mundo sensível.

Eudaimonia e a ética A busca pela felicidade no mundo sensível com as coisas que buscam o bem . Algo bom seria o que executa sua tarefa adequadamente. As coisas e ações que se ligam ao bem alcançável: Arte. Prática. Investigação. Decisão.

Teleogia Uma finalidade/propósito para as coisas. - O propósito de cada coisa é exercer adequadamente sua função. O ser humano e o seu propósito: “Exercer as faculdades da alma em conformidade com a mente”. Uma racionalidade e irracionalidade virtuosas.

Política

Primeira análise Faléas da Calcedônia. Distribuição da riqueza dos mais ricos para os mais pobres desde o início da formação da cidade. Esse modelo traria raiva aos mais ricos e os colocaria contra os mais pobres.

Segunda análise Hipódamo de Mileto. Três classes: Artífices, Agricultores e Defensores. Três terras: Sagradas, Públicas e Privadas . Três leis: Ofensa, injúria e homicídio. Um tribunal único para o julgamento de tudo. Os Defensores Armados subjugariam as outras classes. Uma execução judiciária relativa e não concreta.

Análise sobre política Platão (República) Três tipos de comunidades potencialmente aceitas: Uma comunidade onde tudo é comum a todos. Uma comunidade onde tudo é privado. Uma comunidade em meio termo. Citando a concepção de Sócrates; Unidade comum de bens (Mulheres, crianças e bens). Uma cidade precisaria de pluralidade.

Unidade VS Pluralidade A união dos bens e classes retiraria a riqueza e variedade que uma cidade necessitaria para existir. - “Se a unidade fosse levada ao grau ilimitado, a Cidade deixaria de existir enquanto cidade, tornando-se inferior, como a harmonia de um só som ou ritmo de uma só batida”
Tags