Slide sobre poema para 5º e 6º anos do Ensino Fundamental.
Size: 25.15 MB
Language: pt
Added: Jul 04, 2016
Slides: 20 pages
Slide Content
Poema
Os poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhoso espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti ... (Fonte: QUINTANA, Mário.Esconderijos do tempo. Porto Alegre: L&PM,1980.)
O poema é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de variadas maneiras, por ser possível formá-lo utilizando versos e estrofes de tamanho e números diferentes . .
Sentido Literal X Sentido Figurado
Banco de dados
14 BIS
A cobra vai fumar
Depressão na pista
O cão chupando manga
Sentido literal : nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente , nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido , aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo .
Sentido figurado: quando o sentido da palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto , sugerindo idéias diferentes do sentido literal, dizemos que a palavra está no sentido figurado. O sentido figurado também é chamado conotativo .
Observe essas duas definições: Poemas são Pássaros – Mário Quintana Poema é obra, texto em verso - Dicionário
Agora escreva uma definição científica e uma poética para CORAÇÃO Científica A intenção de comu n icação do cientista é explicar o órgão vital ao corpo humano Poética A intenção comunicativa do poeta é criar outros significados para uma palavra que já existe e tem seu significado.
Dona cômoda Dona Cômoda tem três gavetas. E um ar confortável de senhora rica. Nas gavetas guarda coisas de outros tempos, só para si. Foi sempre assim, dona Cômoda: gorda, fechada, egoísta.
Ritmo e musicalidade Rima: é a repetição de sons no final de palavras. O que dá musicalidade ao poema
DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À-TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ (Otávio Roth ) Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela . Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado. Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã, grito de Tarzan. Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço. Papagaio que conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa. Vagalume aceso na mão, dias quentes de verão, descer de corrimão. Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo. Anãozinho de jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.
Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá . Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores . Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá . Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.