PORTFÓLIO : UMA BREVE APRESENTAÇÃO Camila Vasconcelos
A primeira regra da leitura é falar menos e ouvir mais e uma outra regra é que a leitura precisa estar voltada para os interesses do aluno. Como o portfólio atende a essas regras?
O QUE É UM PORTFÓLIO? É uma “coleção de experiências que comunica interesses e evidencia talentos. Deve refletir conhecimentos, mudanças e avanços do indivíduo.”
O QUE PODE CONTER ? Podem contar histórias; Podem demonstrar interesses, contribuições; Podem ser estudos (leituras, fichamentos, sínteses sobre um assunto, etc..); Podem conter listas (de livros lidos ou para ler por exemplo); Podem conter comparações, avaliações; Podem ter cartas, pensamentos, poesias, fotos, ilustrações entre outros...
Pode ter como apêndice uma caixa onde se possam reunir objetos que possuam um significado para a pessoa que o está organizando. ATENÇÃO: O portfólio é “compartilhado com todos que se interessem, contribuindo socialmente para o aprendizado de todos que convivem no mesmo contexto.”
ALGUNS OBJETIVOS: Oportunidade de documentar sua história Troca de experiências Elaboração de metas e o cumprimento das mesmas Canteiro de ideias Estimular a criatividade Meio de autoavaliação e reflexão
TIPOS DE PORTFÓLIO Podem ser de vários tipos e formatos, podem ser também sobre temas específicos ou variados, a escolha do modelo a ser seguido é feita pela pessoa que o elaborará
CONCLUSÃO O portfólio é um meio de estímulo ao aprendizado, onde o aluno tem a liberdade para criar um material próprio, uma coleção organizada que o ajudará posteriormente em algum aspecto de sua vida. Incentivando-o a organizar seus pensamentos e ideias, criando assim uma rede de aprendizado.
REFERÊNCIAS CARVALHO, Ana M. S. de. Portifólio na educação. Revista de letras . N 23, v ½, jan/dez 2001 . ________. Trabalhando com leitura e portfólios . (material desenvolvido para o curso Tecendo o amanhã da leitura).