PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - fatos e acontecimentos

DanielCavalcante72 7 views 17 slides Oct 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

slide primeira guerra mundial


Slide Content

ALGUNS POETAS DESSA ÉPOCA

Edward Thomas (1878-1917) Ivor Gurney (1890 – 1937) Philip Edward Thomas foi um escritor, ensaísta, biógrafo e poeta inglês. Apesar de poucos de seus poemas liderem diretamente com suas Experiências no front, e de ter sido um escritor prolífico desde muito antes da deflagração do conflito, ele é comumente considerado um poeta de guerra. Thomas se alistou no exército britânico em 1915, e morreu pouco depois de chegar à França, na Batalha de Arras. Thomas foi um dos dezesseis poetas da Primeira Guerra Mundial homenageados em uma placa no “Canto dos Poetas” da Abadia de Westminster. Foi descrito pelo poeta laureado britânico Ted Hughes como “O pai de todos nós”. Seu poema de guerra mais famoso é “ In Memoriam ” Ivor Bertie Gurney foi um poeta e compositor inglês. Ele se alistou para lutar na Grande Guerra em fevereiro de 1915, e no front começou a escrever poesia com seriedade. Enquanto escrevia seu primeiro livro de poemas, Severn and Somme , em 1917, ele foi ferido. Após sua recuperação, ele voltou para o front e continuou trabalhando em seu livro, que foi publicado em novembro daquele ano. Antes disso, porém, ele foi vítima de um ataque de gás em setembro, e foi enviado ao Hospital de Guerra de Edinburgo . Alguns de seus mais famosos poemas incluem  Photographs ,  Lying Awake in the Ward, On Rest   e   Strange Hells , esse último O Tenente-Coronel John McCrae foi um poeta, artista, escritor e médico canadense, e serviu também como cirurgião durante a Segunda Batalha de Ypres . Ele se tornou célebre por escrever  In Flanders Fields , um dos mais famosos poemas de guerra da história. O poema é um memorial em forma de trenodia, escrito no fundo de uma ambulância de campo estacionada próxima a uma estação avançada de enfermagem próxima à Ypres , após o enterro de um grande amigo de McCrae , Alexis Helmer, morto na Segunda Batalha de Ypres . John McCrae (1872-1918)

A guerra deixou cerca de 23 milhões de militares feridos e num total de cerca de 40 milhões de baixas militares e civis, resultando aproximadamente 15 a 22 milhões de mortes.

O fim da primeira guerra mundial A Primeira Guerra Mundial chegou ao fim em  11 de novembro de 1918 , com a assinatura do Armistício de Compiégne pela Alemanha. No entanto, a conclusão formal da guerra e as duras condições impostas à Alemanha foram estabelecidas pelo  Tratado de Versalhes , assinado em 28 de junho de 1919.  Eventos que levaram ao armistício Colapso das Potências Centrais:  Em 1918, a situação militar da Alemanha tornou-se insustentável. Aliados como a Bulgária, o Império Otomano e a Áustria-Hungria já haviam se rendido. Entrada dos Estados Unidos:  A entrada dos EUA na guerra, em 1917, forneceu um impulso decisivo para as Forças Aliadas, fornecendo recursos e tropas que desequilibraram o conflito.

Revolução Alemã:  A situação crítica na frente de batalha e a fome generalizada na Alemanha levaram à eclosão de uma revolução interna. O imperador (Kaiser) Guilherme II foi forçado a abdicar, e um novo governo provisório foi formado, a República de Weimar. Assinatura do Armistício:  O novo governo alemão, sem condições de continuar a guerra, assinou a rendição em um vagão de trem em Compiègne , França, no dia 11 de novembro de 1918. A cessação das hostilidades ocorreu às 11h da manhã, no que ficou conhecido como "o 11º dia do 11º mês, na 11ª hora".  O Tratado de Versalhes e suas consequências Acordo de paz:  Embora o armistício tenha encerrado os combates, o Tratado de Versalhes foi o acordo de paz final. Ele foi negociado na Conferência de Paz de Paris e impôs termos severos à Alemanha.

Condições impostas:  A Alemanha foi considerada a principal responsável pela guerra e obrigada a: Fazer pesadas indenizações monetárias às nações vencedoras. Ceder territórios, incluindo colônias na África. Ter seu exército drasticamente reduzido. Consequências para o futuro:  Os termos considerados humilhantes e a crise econômica pós-guerra desestabilizaram a República de Weimar. Essa instabilidade e o ressentimento alemão foram fatores importantes para a ascensão de Adolf Hitler e o início da Segunda Guerra Mundial, pouco mais de duas décadas depois. O conflito não trouxe paz duradoura, mas semeou as condições para a Segunda Guerra Mundial. A experiência da guerra, com sua carnificina sem precedentes, não apenas redefiniu o mapa da Europa, mas também semeou as tensões que ao longo de duas décadas, culminariam numa tragédia ainda maior.

Equipe: Michelle Maria Batista Silva Mércia Maria Batista da Rocha Maria José
Tags