PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL.pptx

profesfrancleite 353 views 9 slides Oct 29, 2023
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Primeiro reinado e período regencial.


Slide Content

PRIMEIRO REINADO O Primeiro Reinado corresponde ao período de 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831, em que o Brasil foi governado por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Em outras palavras, esta época tem início com a Independência do Brasil e termina com a abdicação de Dom Pedro I. O Primeiro Reinado foi marcado por disputas entre a elite agrária e o Imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina. Porém, foi o momento que o Brasil construiu sua base como Estado e nação. O QUE FOI ?

O Primeiro Reinado se caracteriza pelo período da formação do Estado brasileiro. O regime de governo era numa monarquia constitucional cujo chefe de Estado era Dom Pedro I. Na economia, os principais produtos exportados são o açúcar, tabaco e algodão, além do intenso comércio de pessoas escravizadas. CARACTERÍSTICAS DO PRIMEIRO REINADO

ACONTECIMENTOS DO PRIMEIRO REINADO OS PRIMEIROS DOIS ANOS DO BRASIL COMO NAÇÃO INDEPENDENTE TIVERAM COMO PRINCIPAL DEBATE (ALÉM DA PROCURA PELO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL) A  ELABORAÇÃO DE UMA CONSTITUIÇÃO  PARA O PAÍS. ESSE DOCUMENTO SERIA ELABORADO POR UMA [ASSEMBLEIA] CONSTITUINTE QUE HAVIA SIDO ESCOLHIDA EM ELEIÇÕES REALIZADAS APÓS A INDEPENDÊNCIA.

A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL – CONSTITUIÇÃO IMPERIAL

A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que se iniciou em Pernambuco e logo alcançou outras províncias vizinhas, os revoltosos se levantaram contra o governo central por causa do autoritarismo de Dom Pedro I ao fechar a Assembleia Constituinte de 1823 e impor uma Constituição a confederação pretendia implantar o regime republicano.

A GUERRA DA CISPLATINA A GUERRA DA CISPLATINA ACONTECEU ENTRE O BRASIL E AS PROVÍNCIAS UNIDAS DO RIO DA PRATA, ATUAL ARGENTINA, ESSE FOI O PRIMEIRO CONFLITO DO BRASIL COMO NAÇÃO INDEPENDENTE E FOI CAUSADO PELA DISPUTA ENTRE AS DUAS NAÇÕES PELO CONTROLE DA CISPLATINA, PROVÍNCIA NO EXTREMO SUL DO BRASIL. A GUERRA DUROU DE 1825 A 1828 E TEVE DUAS GRANDES CONSEQUÊNCIAS PARA O BRASIL: A PERDA DO TERRITÓRIO DA CISPLATINA, QUE SE TORNOU UMA NAÇÃO INDEPENDENTE, E A PERDA DE POPULARIDADE DO IMPERADOR D. PEDRO I.

FIM DO PRIMEIRO REINADO Com apoio político reduzido, Dom Pedro I não viu outra opção senão renunciar, na noite de 7 de abril de 1831, o rei entregou ao major Miguel de Frias a carta contendo a oficialização de sua renúncia, no mesmo documento, o rei deixava seu filho Dom Pedro II como príncipe sucessor do trono brasileiro. Aos cinco anos de idade, Dom Pedro II teve seus poderes transferidos para um governo regencial, que duraria a até o alcance de sua maioridade.

PERÍODO REGENCIAL O Período Regencial (1831- 1840) foi a época em que o Brasil foi governado por regências, pois o herdeiro do trono era menor de idade, este período é caracterizado por momentos de grande conturbação no Brasil com várias revoltas civis termina com o Golpe da Maioridade que levou ao trono D. Pedro II aos catorze anos de idade.

REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL Cabanagem : rebelião que aconteceu no Grão-Pará entre 1835 e 1840 em razão da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade e por disputas políticas locais. Balaiada : rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais. Sabinada : foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838. Revolta dos Malês : foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835. Revolta dos Farrapos : foi uma revolta motivada por insatisfações da elite local com o governo por questões políticas e econômicas. Estendeu-se de 1835 a 1845. AO LONGO DO PERÍODO REGENCIAL, AS PRINCIPAIS REVOLTAS QUE ACONTECERAM FORAM :
Tags