Princípio da materialidade ou relevância

diegogbassi 17,632 views 10 slides Sep 27, 2012
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Princípio da materialidade ou relevância Contabilidade de Custos

2° TD DE CONTABILIDADE MATERIALIDADE OU RELEVÂNCIA PODE-SE APLICAR AOS PEQUENOS GASTOS A CONVENÇÃO CONTABIL DA MATERIALIDADE OU RELEVÂNCIA,PELA QUAL VALORES INEXPRESSIVOS PODEM SER REGISTRADOS DE FORMA MAIS SIMPLES, ADEQUADA ÀS NECESSIDADES DA ENTIDADE. SEM PREJUIZO DA QUALIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.

Custos e benefícios de produção

PRINCIPIO DE MATERIALIDADE FABRICA DE MOVEIS Risco de Mercado BASE DE CALCULOS BASE DE CALCULOS .: MATERIA PRIMA = 32 % MADEIRA .: MOD = 40 % FUNCIONARIOS .: DEPRECIAÇÃO = 20 % .: MANUTENÇÃO = 6 % .: OUTROS CUSTOS = 2 % (SEGUROS DIVERSOS, TELEFONE, MATERIAL HIGIENE E LIMPEZA E ÓLEOS LUBRIFICANTES) PRINCIPIO DA MATERIALIDADE

C ontabilifdade de custos Convenção Contábil Convenção Contábil Esta conveção contábil é de extrema importância para custos. Ela desobriga de um tratamento mais rigoroso para aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais. Alguns pequenos materiais de consumo industrial, pôr exemplo, precisam ir se tratando como custo na produção da sua efetiva utilização, mas, por se tratarem de valores irrisórios, costumeiramente são englobadose totalmente considerados como custo no periodo da sua aquisição, simplificando o procedimento por se evitar seu controle e baixa por diversos periodos.

Análise Contabel A CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE Cálculos Reaproveitamento do 1 º Ano .: Esta Convenção reza que, a fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, deve-se registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna. Por exemplo, sempre que os empregados do escritório se utilizam papeis e impresso da firma registra-se uma diminuição do ativo da empresa, diminuição esta que poderia, teoricamente ser lançada nos registros contábeis à medida de sua ocorrência. Entretanto, isto não é feito, pela irrelevância da operação, e a despesa só é apurada no fim do período por diferença de estoques.

Principio da materialidade O PRINCÍPIO DA MATERIALIDADE 2° TD DE CONTABILIDADE .: No entanto, a qualidade da informação não se obriga apenas ao princípio da materialidade, mas também da relevância, que embora possam ser iguais não tem exatamente o mesmo alcance, já que o  princípio da relevância  caracteriza-se pela natureza da qualidade da informação financeira capaz de influenciar o tomador da decisão/avaliação e o princípio da materialidade, como já vimos, depende da dimensão do valor da mesma em face do todo. Postula que toda informação financeira que seja susceptível de influenciar a decisão dos usuários deverá ser sempre avaliada considerando o custo-benefício quanto à produção de tais informações.

Principio da materialidade O PRINCÍPIO DA MATERIALIDADE 2° TD DE CONTABILIDADE .: Em todo o caso, as  demonstrações financeiras  que contenham erros, sejam materiais ou imateriais, mas que tenham sido criados com a intenção de alterar a percepção de uma determinada apresentação da posição financeira ou Fluxo de Caixa de uma sociedade e sua tendência, deverão ser corrigidos. Se descobertos no período, deverão ser corrigidos antes das demonstrações financeiras serem autorizadas para emissão, se em período posterior, então os erros deverão ser corrigidos na informação comparativa apresenta nas demonstrações desse período posterior.

Q ualitativos e em termos quantitativos MATERIALIDADE EM TERMOS QUALITATIVOS E EM TERMOS QUANTITATIVOS Materialidade em termos qualitativos e em termos quantitativos   A materialidade pode ser entendida pelas quantias envolvidas ( termos quantitativos ) ou pela natureza das asserções ( termos qualitativos ). As distorções normalmente associadas a termos quantitativos são as que geralmente se refletem no balanço e nas demonstrações de resultados e que podem alterar o juízo e decisão dos acionistas e diretores . Como pode ser, por exemplo, o caso de  ativos  ou  passivos  subavaliados ou sobreavaliados. Em termos qualitativos , a materialidade é tida, geralmente, por uma inadequada divulgação de informações que devam desenvolver, comentar e/ou completar as quantias expressas nas demonstrações financeiras e que sejam susceptíveis de influenciar a tomada de decisão dos usuários . Normalmente a materialidade em termos qualitativos reflete nos anexos as demonstrações financeiras. Como por exemplo, uma inadequada e insuficiente informação sobre os princípios e políticas contabilistas adotada para a elaboração das demonstrações financeiras.   Assim temos: Termos quantitativos → erros na expressão numérica. Termos qualitativos → suficiência de informação complementar

T ecnico em contabilidade 2012 – etec olímpia C ustos é igual a unha ... S empre cortando Diego Leonardo Reberte Aline Adevair Nilda
Tags