Princípios Básicos do Espiritismo

19,367 views 13 slides Aug 07, 2015
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Princípios Básicos do Espiritismo

Tríplice aspecto da Doutrina Espírita A Doutrina Espírita, assentada em tríplice aspecto, científico, filosófico e religioso, está estabelecida em princípios básicos fundamentais que constituem o seu alicerce.

Ciência de observação pelas relações que estabelece entre nós e os Espíritos. Filosofia pelos princípios morais em que se assentam seus fundamentos. Religião pela aplicação desses princípios morais em prol da renovação dos homens e consequentemente da humanidade. Moral Moral Conhecimento Tríplice aspecto da Doutrina Espírita

Princípios Básicos Os princípios básicos foram revelados pelos Espíritos, firmados na Codificação por Allan Kardec. Resultam da observação e constatação dos fatos que deram a conhecer a existência do mundo espiritual e suas leis, as quais regem as relações com o Mundo Material. Ao assimilar o conteúdo decorrente da crença nesses fundamentos, o Espírito melhora-se social, intelectual e moralmente, renovando sentimentos e ações.

Princípios Básicos Doutrina Espírita está estabelecida sobre os seguintes princípios básicos:

Princípios Básicos A existência Deus “É a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Tem na existência de Deus o princípio maior, que está na própria base desta Doutrina.

Princípios Básicos A existência e sobrevivência do Espírito - Imortalidade Não há morte . A morte física não significa o término de nossa vida, que simplesmente continua no mundo espiritual ( erraticidade ). O espírito desencarna, isto é, liberta-se da veste carnal, mas continua vivendo, em espírito, no outro plano da Terra. Dessa forma, a alma é imortal. O espírito é eterno

Princípios Básicos A Reencarnação Significa o retornar do espírito ao corpo tantas vezes quantas se tornem necessárias para o autoburilamento , libertando-se das paixões e adquirindo experiências superiores, sublimando as expressões do instinto ao tempo em que desenvolve a inteligência e penetra nas potencialidades transcendentes da intuição. A Reencarnação é fruto da misericórdia divina que nos concede as vidas sucessivas, para nosso aperfeiçoamento moral e intelectual.

Princípios Básicos Comunicabilidade dos Espíritos Faz-se pela Mediunidade. Intercâmbio entre os dois mundos, a comunicabilidade ou mediunidade, revelou ao homem a existência do Mundo Espiritual, donde todos procedemos e para onde, após o fenômeno morte, todos retornamos. Médium é um cooperador do mundo espiritual.

Princípios Básicos Pluralidade dos mundos habitados Jesus disse : “ Na casa de meu Pai, há muitas moradas ”. Revela uma classificação dos mundos em que a Terra ocupa o segundo degrau na evolução, como mundo de expiação e provas, destinada a espíritos ainda iniciantes no uso da razão e do sentimento. Nos dá o sentido para entender o Universo e o infinito. A terra, diante da justiça e sabedoria de DEUS, não poderia ser a única a ser habitada.

Na existência de um Deus único, eterno, incriado , potência geradora de todo Universo e adorado sob vários nomes. Na crença de entidades espirituais, em plano superior de evolução, que são os Orixás, anjos e mestres, chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual. Na crença de guias espirituais, mensageiros dos Orixás, anjos e mestres, ainda em evolução e que se acham em planos médios, acima do físico. Na existência do espírito como essência das essências, que é a forma mais sutil da energia e que sobrevive à matéria, a caminho da evolução, buscando o aperfeiçoamento. Na crença da reencarnação e da lei Cósmica de Causa e Efeitos. Na prática da mediunidade sob as mais variadas formas, como maneira de aliviar o carma pela prática da caridade. Na crença de que o ser humano vive em um campo de vibrações que condiciona a sua vida para o bem, como também para o mal, conforme a lei do livre-arbítrio e o ambiente que o cerca. No conceito de que o ser humano é a síntese do Universo, dentro de um paradigma Holístico. Na vida inteligente vivendo em todo Cosmos. No direito de liberdade de todos os seres viventes . A Umbanda fundamenta-se

Conclusão A crença nesses princípios leva o homem a um estado de constante aperfeiçoamento, a expressar-se através de sentimentos, pensamentos e ações cada vez mais cristãos. A ação desses fundamentos naqueles que os assimilam, configura o objetivo da Doutrina Espírita que é a renovação moral da humanidade através da renovação moral do homem que a constitui .

Bases Evangélicas: João,Cap.14: 1 a 4; Bases doutrinárias: Livro dos Espíritos, perguntas 55 a57, 181 a 222- 234 a 236; Evangelho Segundo o Espiritismo:cap.III,item 3; Obras Subsidiárias: Novas Mensagens-pag .57- Marte, cap.78; Religião dos Espíritos- pag. 219; ALLAN KARDEC - O Livro dos Espíritos – Livro;   A Gênese - Cap. I e II- FEB -2ª ed. Brasília/DF 1984; FRANCO, DIVALDO P./JOANNA DE ÂNGELIS - Estudos Espíritas - cap. 1, 8 e 18 FEB -4ª ed. Brasília/DF,1987 ; PIRES, J. HERCULANO - O Espírito e o Tempo, III Parte- Doutrina Espírita cap. IV Religião em Espírito e Verdade - EDICEL.- 7ª ed. Raquelcain - raquelcain .wordpress.com Bibliografia
Tags