Princípios metodológicos e escolas geográficas

willianwallace923 22,817 views 10 slides May 10, 2014
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Princípios metodológicos e escolas geográficas

A história da Geografia A Geografia teve origem na Grécia Antiga com o nome de História Natural ou Filosofia Natural. Os gregos empreenderam estudos no campo da geodésia (ciência que estuda as formas e as dimensões da Terra), além de pesquisas voltadas para a classificação dos climas, os rios e as estações do ano. Na Idade Média, as respostas em relação ao mundo passaram a ser dadas pela Igreja Católica e a Geografia perdeu importância e quase despareceu.

A história da Geografia A partir do século XVI, por meio da colonização europeia , grandes expedições foram realizadas, participando delas geógrafos para estudar e catalogar as paisagens das regiões conquistadas. Somente no século XIX, a Geografia foi aceita oficialmente como disciplina nas escolas, o que possibilitou a divisão do estudo geográfico em uma tendência matemática, através da Cartografia e da Astronomia , e uma tendência humana, através dos estudos sobre os povos e os seus costumes.

Dicotomia da Geografia Geomorfologia. Climatologia. Hidrologia. Biogeografia. Pedologia Geografia da população. Geografia agrária. Geografia urbana. Geografia das Indústrias. Geografia Física Geografia Humana

Objetivos da ciência geográfica A Geografia busca conhecer e explicar as múltiplas dimensões envolvendo a sociedade e a natureza. Compreender e estudar essa realidade espacial, natural e humana como um grupo dinâmico é um dos objetivos da Geografia. Ela possibilita uma visão mais crítica do mundo, observando que o espaço é transformado por elementos naturais e humanos.

Escolas da Geografia Determinismo O Determinismo Geográfico foi a primeira escola da Geografia, que nasceu na Alemanha, defendida pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel . Clima = Desenvolvimento. Homem como produto do Meio. Teoria da Evolução de Darwin = Teoria do Espaço Vital.

Escolas da Geografia Possibilismo Para combater o Determinismo Geográfico, surge na França, no século XIX, com Paul Vidal de La Blache , o Possibilismo . O Possibilismo surge afirmando que o meio deveria ser dominado pela cultura e não pelas semelhanças naturais. A natureza foi considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse. Homem = Agente Geográfico.

Escolas da Geografia Método Regional A Geografia Regional surge com o filósofo Kant e o geógrafo Ritter , opondo-se ao Determinismo e ao Possibilismo . O Método Regional focaliza o estudo de áreas no planeta e suas principias características. O método Regional assume maior importância a partir dos anos 40, nos EUA, com o geógrafo Richard Hartshorne , devido ao interesse americano de melhor conhecer as diversas regiões do planeta.

Escolas da Geografia Nova Geografia A Geografia Quantitativista ou Teorética , dá início ao surgimento da Nova Geografia. A Nova Geografia surge na década de 50, com um papel ideológico, justificar a expansão capitalista e explicar as desigualdades e propor uma perspectiva de desenvolvimento. Uso da estatística para explicar os fenômenos geográficos.

Escolas da Geografia Geografia Crítica A Geografia Crítica , também chamada Geografia Marxista , é o novo ramos dessa ciência que rompe com a Geografia Tradicional, criando uma conjuntura social, econômica e política do mundo. No Brasil, a Geografia Crítica surge no final da década de 70, como uma ciência que não só contestasse o pensamento dominante, mas que também participasse de um processo de transformação da sociedade.
Tags