O que é? Um prisma é todo sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono.
Classificação A nomenclatura do prisma é gerada de acordo com a sua base, assim se temos hexágonos nas bases, teremos um prisma hexagonal. O prisma tambem pode ser classificado em reto e oblíquo. Nome do prisma Prisma Quadrangular Prisma Pentagonal Prisma Heptagonal Prisma Triangular Esquema Base Quadrado Pentágono Heptágono Triângulo
Quanto a inclinação das arestas: Específicos: Prisma Reto Prisma Obliquo Arestas laterais são perpendiculares Arestas laterais não são perpendiculares Paralelepípedo reto Paralelepípedo retângulo Prisma reto cujas bases são paralelogramos. Paralelepípedo reto com bases retangulares.
Cálculos Área lateral: Al = n faces . Área do retângulo da lateral Área total: At = Al+2Ab Volume: V = Bh Diagonal do cubo: d=a.√3 Diagonal do parelelepípedo reto retangular: d² = a² + b² + c²
Elementos Prisma é constituido de bases, vértices e arestas , tendo uma série de rectângulos, formados pelas arestas ligadas aos lados da face directriz. Por exemplo, o prisma triangular compõe-se de dois triângulos e três rectângulos; tem nove arestas e seus vértices de ordem três.
Outro exemplo seria o prisma decagonal composto de dois decágonos e dez rectângulos; tem trinta arestas e vinte vértices de ordem três. Os antiprismas têm uma construção parecida, duas faces paralelas e a uni-las uma série de triângulos.
Aplicações Embora as aplicações práticas de um prisma não sejam tão frequentes quanto as das lentes em objetos de uso cotidiano, eles têm grande aplicações em instrumentos ópticos como binóculos, telescópios, câmeras e periscópios . Fotos: