Da diferença dos comportamentos à diferenciação na intervenção MÓDULO 6
A diferença é normal e que o respeito por essa diferença é fundamental. Apesar da diferença ser aquilo que caracteriza o mundo em que vivemos e de cada um de nós ser diferente de todos os outros, não há pessoas iguais e todos temos tendência a reagir de forma “estranha” a essa mesma diferença.
O SONHO DA IGUALDADE SÓ CRESCE NO TERRENO DO RESPEITO PELAS DIFERENÇAS
Diferença Deficiência Preconceito (pré-conceito) D iscriminação positiva e negativa.
A pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse.
A pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse. A pessoa consegue estar em locais e serviços onde há pessoas sem deficiência, porém é tratada separadamente, sem ter relacionamento com as pessoas sem deficiência.
A pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse. A pessoa tem oportunidade de participar em locais e atividades exclusivos para a pessoa com deficiência, sem outras pessoas sem deficiência. A pessoa consegue estar em locais e serviços onde há pessoas sem deficiência, porém é tratada separadamente, sem ter relacionamento com as pessoas sem deficiência.
A pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse. A pessoa tem oportunidade de participar em locais e atividades exclusivos para a pessoa com deficiência, sem outras pessoas sem deficiência. A pessoa consegue estar em locais e serviços onde há pessoas sem deficiência, porém é tratada separadamente, sem ter relacionamento com as pessoas sem deficiência. Os locais tem acessibilidade e os serviços são inclusivos, onde a pessoa com deficiência está nos mesmos lugares e participa das mesmas atividades que pessoas sem deficiência
2.2. Trajetória social e escolar anterior 2.2.1. Igualdade no acesso vs. igualdade no sucesso 2.2.2. Fenómenos de exclusão e de integração diferenciadora 2.3. Dificuldades na aprendizagem 2.4. Alunos com necessidades educativas especiais