PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS - SÉTIMOS ANOS.pptx
alinepilad
9 views
8 slides
Sep 11, 2025
Slide 1 of 8
1
2
3
4
5
6
7
8
About This Presentation
Processo de formação de palavras, simplificado, para turmas de sextos e sétimos anos do ensino fundamental.
Size: 355.23 KB
Language: pt
Added: Sep 11, 2025
Slides: 8 pages
Slide Content
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Gramática
Estrutura das palavras Uma palavra é formada por unidades mínimas que possuem significado. A essas chamamos de elementos mórficos ou morfemas . A palavra menininhos, por exemplo, é formada por quatro morfemas: Base da palavra indica o grau gênero número MENIN INH O S
Cada parte dessas tem um nome, que conheceremos a seguir: RADICAL : é a parte da palavra que contém o significado principal Exemplo: Pastel pastel eiro pastel aria; Menin o menin a menin inhos AFIXO : liga-se ao radical de uma palavra para alterar-lhe a categoria gramatical e dar-lhe uma nova significação. Divide-se em PREFIXO (antes) ou SUFIXO (depois). Veja: ANTE braço cruel DADE IN feliz MENTE DESINÊNCIA : Em Português, as desinências são de dois tipos: nominal (indica o gênero e o número) e verbal (indica a pessoa, o número, o tempo e o modo) menin OS (gênero masculino e plural) canta REMOS (primeira pessoa do plural - nós; futuro do presente do indicativo)
AGORA, VAMOS AOS PROCESSOS…
COMPOSIÇÃO Quando dois ou mais radicais se juntam para formar uma nova palavra. Há dois tipos de composição: COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO segunda-feira; guarda-chuva; girassol; pé-de-moleque COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO aguardente (água + ardente); planalto (plano + alto)
DERIVAÇÃO É o processo pelo qual se formam outras palavras a partir de uma já existente, por meio de acréscimos de afixos, por reduções da palavra ou por mudanças da classe gramatical. Vejamos cada caso: DERIVAÇÃO PREFIXAL (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo. Exemplo: IN feliz; DESl eal DERIVAÇÃO SUFIXAL (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo. Exemplo: felici DADE ; leal DADE
DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL: acrescentam-se um prefixo e um sufixo ao radical não simultaneamente (dessa forma, caso retirados, a palavra não perde o sentido). Exemplo: IN feliz MENTE (existe “infeliz” e existe “felizmente”) DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: a palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se principalmente verbos. Exemplos: EN trist ECER (não existe “entriste” ou “tristecer”)
Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos. Exemplos: O debate começou(do verbo debater); Ele deu um grito exagerado (do verbo gritar) Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas tão somente na classe gramatical. Exemplos: O jantar estava ótimo. (“jantar” é originalmente verbo, mas virou substantivo no contexto da frase)