Processo de refinação do petróleo

2,329 views 12 slides Apr 10, 2014
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Petróleo,Crakeamento,Destilação.


Slide Content

Processo de Refinação do Petróleo O que é ? E como ocorre ?

O  petróleo , formado pela decomposição da matéria orgânica, é extraído da natureza e enviado para as refinarias, onde passa por uma destilação fracionada gerando vários subprodutos. Todos os derivados do petróleo contêm em sua composição átomos de carbono, mais precisamente hidrocarbonetos. O transporte é feito a partir de oleodutos, sendo guardado em tanques de armazenamento, de onde partirá para ser processado.

Destilação Nela, o petróleo é  aquecido  em 370 graus Celsius, o que faz com que o material assuma a forma gasosa . O resultado é uma mistura de vapor misturada com o que sobrou de petróleo na forma líquida. Ao voltar à forma líquida, o petróleo já tem boa parte de seus principais subprodutos separados . a mistura é destilada, onde a parte gasosa sobe e a líquida desce.

Demonstração : O Óleo combustível é um subproduto obtido a 500° Celsos (°C), nesta faixa de temperatura são destilados hidrocarbonetos que contem de 20 a 70 carbonos. Esta destilação só é possível devido ao princípio: Quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.  A partir desses produtos podemos concluir que o petróleo é uma rica fonte de carbono e energia.

Ao longo da torre, há vários "andares" com pratos , que colhem partes do vapor de petróleo que esfriam e viram líquido de novo enquanto sobem . O excesso transborda e escorre até um recipiente chamado panela, onde será bombeada, seguindo para fora da torre por meio de dutos. O vapor de cada subproduto do petróleo, como a gasolina e o diesel vira líquido numa certa temperatura, atingida em "andares" diferentes da torre. Assim, cada subproduto enche uma panela específica . Os derivados irão a seguir para um processo de purificação em tanques, sofrendo reações químicas para quebrar e recombinar suas moléculas até atingirem um nível satisfatório de pureza. Da refinaria, eles saem por oleodutos até as indústrias petroquímicas.

Curiosidade Para obter o máximo aproveitamento do petróleo , as refinarias privilegiam a criação de produtos nobres a partir de material pesado. para continuar extraindo compostos mais leves , como o GLP, a nafta e o diesel, os óleos combustível e lubrificantes passam por um processo chamado craqueamento .

Quando todos esses processos são finalizados, sobram as partes pesadas e sólidas do petróleo, como o coque verde, uma espécie de carvão. “Esse tipo de sobra pode ser utilizado na siderurgia como combustível e na indústria do cimento. Na sua composição, o coque verde apresenta muito carbono, enxofre e metais pesados”

Para que serve o Crackeamento consiste em aquecer o petróleo a alta temperatura (500°C), na presença de catalisadores, provocando ruptura da cadeia carbônica dos hidrocarbonetos, dando outros com menor cadeia carbônica, constituintes da gasolina.

Você sabia ? Quanto maior o numero de hidrogênio em uma molecula mais leve ela fica.
Tags