Produção de texto - AULA REDAÇÃO FUNDAMENTAL 2

Jhany2 62 views 22 slides Oct 23, 2024
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

SLIDE SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO


Slide Content

Produção de texto Profª Jhany Patricia

1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa Nesta primeira competência, o candidato deve escrever dentro da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, é avaliado se a redação do participante está de acordo com as regras de ortografia, como acentuação, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação e crase.

2. Compreender o tema e não fugir da proposta da redação Essa competência avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais. Dessa maneira, esse critério avalia as habilidades de leitura e escrita do participante, além da organização e delimitação de um assunto mais extenso. Para organizar o texto na estrutura dissertativa argumentativa, o candidato deve usar a seguinte estrutura: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.

3 – Organização das ideias O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo que apresenta clareza em suas ideias e argumentos, justificando sua posição em relação ao tema proposto. Desse modo, essa competência avalia a coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização das ideias. Além disso, essa competência também avalia sua argumentação, ao passo que o candidato deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e convincente. Seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e utilizando repertórios culturais para esta argumentação, o participante conseguirá escrever um bom desenvolvimento para a redação.

4 – Coesão e coerência Analisando a articulação do seu texto, a quarta competência avalia o candidato a respeito da organização textual, em que os parágrafos e frases devem estar conectadas entre si, garantindo uma sequência coerente e interdependência na redação. Para atingir a pontuação máxima, não se esqueça de usar conectivos para ligar uma oração à outra. Por isso, utilize preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, que estabelecem inter-relação entre as frases e parágrafos.

5 – Proposta de Intervenção Na última competência, o candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto. Para a proposta de intervenção ser considerada completa, é preciso ter cinco elementos, sendo eles: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, além de estar de acordo com os direitos humanos.

Conectivos Os conectivos, também chamados de conectores ou articuladores do discurso, são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Ao permitirem a articulação das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando a estruturação da introdução, do desenvolvimento e da conclusão. Assim, os conectivos contribuem decisivamente para a coesão textual, facilitando a transmissão e compreensão da mensagem.

"Palavras para utilizar no início da redação" Ao iniciar uma redação, é importante escolher palavras e construções que captem a atenção do leitor e estabeleçam o tom para o restante do texto. A escolha das palavras iniciais deve refletir o estilo e a intenção da sua redação.

Estatísticas e dados relacionados com o tema "Segundo recentes estudos, mais de [porcentagem] da população... ""De acordo com dados de uma pesquisa feita para... Afirmativas para contextualização "Em um mundo cada vez mais... "Diante dos desafios contemporâneos...“ Citações "Como disse [autor famoso], '...’ "Nas palavras de [nome do autor], ' "Interrogativas "Como seria se...“ “Qual seria o impacto de...”

Frases de introdução 1.    “Debate-se bastante, assertivamente, que…” Debate-se bastante, assertivamente, que o cidadão comum é alvo constante da violência urbana que vem crescendo no país. Nesse sentido, é compreensível que a sociedade venha a levantar a possibilidade da legalização do porte de armas. No entanto, tal medida apenas corrobora com o cenário alarmante de criminalidade e deve ser veementemente repudiado.

2.    “Com frequência, discute-se que…” Com frequência, discute-se a respeito da situação da mulher na sociedade brasileiro e é notório que esta ainda é submetida a duras tratativas mesmo diante da implementação de leis que visem ao seu bem-estar. Nesse sentido, é fulcral entender o dilema da perpetuação da violência contra elas numa perspectiva histórica e social.

“Analisando o cenário atual…” Analisando o cenário atual, observa-se que as doenças mentais passaram a se configurar como um grande entrave e que, infelizmente, permanecem marginalizadas pelos estigmas que lhes são atribuídos. Nesse sentido, é fulcral que se discuta a respeito dessa problemática com o fito de propor medidas capazes de minimizar seus impactos.

“É de conhecimento geral que…” É de conhecimento geral que o país apresenta grande desigualdade social e que o lazer e a cultura estão distantes de grande parte da população. Em vista disso, as salas de cinema ganharam cada vez mais apelo comercial e fizeram com que muitos se distanciassem da possibilidade de frequentá-las. Portanto, cabe analisar as causas desse dilema para propor medidas capazes de minimizá-lo.

“Atualmente, na sociedade brasileira, …” Atualmente, na sociedade brasileira, observa-se que o conceito de liberdade tem sido questionado, principalmente pelas discussões no campo político, extremamente polarizado. Nesse sentido, é notório que a população se sinta oprimida pela perspectiva de que suas manifestações são questionadas e geram polêmicas, principalmente em se tratando das redes sociais. Portanto, faz-se necessário debater acerca dessa problemática.

“De acordo com a Constituição Brasileira, instaurada em 1988, …” De acordo com a Constituição Brasileira, instaurada em 1988, todos os cidadãos têm liberdade de manifestação religiosa. No entanto, essa realidade está distante de uma concretude, já que são muitos os casos de intolerância religiosa. Resta, pois, analisar o problema a partir do desnudamento de suas causas para propor medidas capazes de reduzir o problema.

Uso das tecnologias em sala de aula
Tags