Programação Orientada a objetos em Java e C#

marcosmarcos390314 44 views 32 slides Aug 30, 2025
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

Programação Orientada a objetos, conceitos do que programação


Slide Content

Programação Orientada a Objetos Aula 00 – Apresentação da Disciplina

Você tem a liberdade de: Compartilhar: copiar, distribuir e transmitir esta obra. Remixar: criar obras derivadas. Sob as seguintes condições: Atribuição: você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra). Uso não comercial: você não pode usar esta obra para fins comerciais. Compartilhamento pela mesma licença: se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob uma licença similar à presente.

Objetivos da Aula Compreender o conceito de Programação Orientada a Objetos (POO). Entender a motivação histórica para o uso desse paradigma. Conhecer os principais pilares da POO. Diferenciar programação procedural de programação orientada a objetos. Conceituar e diferenciar classe, objeto, atributo e método.

O que é programação orientada a objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação baseado no conceito de objetos , que representam entidades do mundo real ou abstratas. Esses objetos possuem atributos (características) e métodos (comportamentos). Ela foi criada para lidar melhor com a complexidade crescente dos softwares, permitindo modularidade , reuso e manutenção mais eficiente.

O que é programação orientada a objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) utilizam Conceitos: Classe e Objeto Atributos e Métodos Mas...........

Relembrando Estrutura de Dados O que aprendemos Estruturas básicas: Vetores e Matrizes Listas (simples, duplas, circulares) Pilhas ( Stack ) Filas ( Queue , Fila Circular, Fila de Prioridade)

Relembrando Estrutura de Dados O que aprendemos Estruturas básicas: Árvores (binária, balanceada, AVL, B- tree etc.) Grafos (representação e percursos)

Relembrando Estrutura de Dados O que aprendemos Algoritmos associados: Ordenação ( Bubble , Quick , Merge, Heap etc.) Busca (sequencial, binária, em árvores e grafos)

Relembrando Estrutura de Dados O que aprendemos Algoritmos associados: Complexidade de algoritmos ( Big-O ) : medir eficiência. Aplicações práticas: bancos de dados, sistemas operacionais, inteligência artificial etc. .

O que é programação orientada a objetos Foco principal: como modelar o mundo real em software , criando objetos que interagem entre si. Conceitos fundamentais: Classe e Objeto Atributos (características) Métodos (comportamentos)

O que é programação orientada a objetos Exemplo do mundo real: Um Carro tem atributos como cor, modelo, ano, e métodos como acelerar(), frear() e ligar(). Um Cachorro tem atributos como ....

POO X AED Estrutura de Dados = como organizar e manipular os dados internamente . POO = como estruturar e modelar o sistema usando objetos que representam o mundo real . Ou seja: Estrutura de Dados → pensa na eficiência . POO → pensa na modelagem e organização do código .

POO X AED A diferença entre POO (Programação Orientada a Objetos) e Estrutura de Dados é bem marcante — apesar de ambas fazerem parte do mundo da programação, elas tratam de coisas diferentes. O que é : É um paradigma de programação — ou seja, um estilo/maneira de organizar o código — baseado no uso de objetos que possuem atributos (dados) e métodos (funções).

Programação Orientada a Objetos Facilitar a organização, reutilização e manutenção do código. Princípios principais : Encapsulamento — esconder detalhes internos e expor apenas o necessário. Herança — uma classe “filha” pode herdar características de uma “classe pai”. Polimorfismo — um mesmo método pode ter comportamentos diferentes dependendo do contexto. Abstração — simplificar conceitos complexos criando representações claras.

Estrutura de Dados É o modo de organizar e armazenar dados na memória para que possam ser usados de forma eficiente. Objetivo : Melhorar o desempenho do programa, garantindo rapidez e economia de memória .

Resumo da diferença Aspecto POO (Paradigma) Estrutura de Dados (Conceito) Foco Organizar o código Organizar os dados Finalidade Melhorar a manutenção e legibilidade Melhorar a eficiência no uso de dados Abrangência Paradigma de programação Conceito aplicado em qualquer paradigma Relação Usa estruturas de dados para implementar objetos Pode ser usada sem POO (ex.: programação procedural)

Programação Orientada a Objetos Na programação orientada a objetos (ou POO, para encurtar), os programas são coleções de objetos » Cada objeto é uma entidade que representa uma parte do programa Os objetos comunicam-se trocando mensagens O programa funciona a partir da “conversa” entre os objetos

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Jogo

Programação Orientada a Objetos Jogo Cena CONSTRUIR

Programação Orientada a Objetos Jogo Cena CONSTRUIR Personagem (Sobrevivente) Personagem (Killer) ESCONDER DETECTAR

Programação Orientada a Objetos Objetos encapsulam comportamento e dados O comportamento do objeto é determinado pelo seu conjunto de métodos Os dados do objeto são variáveis controladas por ele chamadas atributos

Histórico e Motivação Antes da POO, predominava a Programação Estruturada , que organizava o código em funções e procedimentos. Com o aumento da complexidade dos sistemas, tornou-se difícil manter e expandir grandes projetos, pois alterações em uma parte do código afetavam várias outras.

Histórico e Motivação Nos anos 1960–1970 surgiram as primeiras linguagens orientadas a objetos, como Simula e Smalltalk . Na década de 1980, a POO ganhou força com linguagens como C++ e, nos anos 1990, com Java , tornando-se um padrão na indústria.

Comparação — Programação Estruturada vs Orientada a Objetos Característica Programação Estruturada Programação Orientada a Objetos Organização do código Funções e procedimentos Classes e objetos Foco principal Passos e lógica Entidades e interações Reuso Menos flexível Alto, via herança e composição Facilidade de manutenção Baixa em projetos grandes Alta

Dúvidas?

Em Java class Carro { String modelo; String cor; int ano; void ligar() { System.out.println ("O carro está ligado."); } void acelerar() { System.out.println ("O carro está acelerando."); } } public class Main { public static void main ( String [] args ) { Carro meuCarro = new Carro(); meuCarro.modelo = "Fusca"; meuCarro.cor = "Azul"; meuCarro.ano = 1970; meuCarro.ligar (); meuCarro.acelerar (); } } . using System; class Carro { public string Modelo; public string Cor; public int Ano; public void Ligar() { Console.WriteLine ("O carro está ligado."); } public void Acelerar() { Console.WriteLine ("O carro está acelerando."); } } class Program { static void Main ( string [] args ) { Carro meuCarro = new Carro(); meuCarro.Modelo = "Fusca"; meuCarro.Cor = "Azul"; meuCarro.Ano = 1970; meuCarro.Ligar (); meuCarro.Acelerar (); } }

Exercício Prático Tarefa: Crie uma classe Pessoa com: Atributos: nome e idade. Método: .
Tags