Projeção e vistas.pptx

AtiellyRamos 97 views 32 slides Oct 07, 2022
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

Projeção e vistas em desenho técnico


Slide Content

Projeção ortográfica A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeiragrandeza . Para entender como é feita a projeção ortográfica é preciso conhecer três elementos: Modelo Observador P l a n o d e p r o je ção

Modelo É o objeto a ser representado. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geométrica, um sólido geométrico, uma peça de máquina, etc.

de frente de c i m a de l ado Observador É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha omodelo. Para representar o modelo em projeção ortográfica, o observador deve analisá-lo cuidadosamente em diferentesposições.

P l a n o d e p r o je ç ão É a superfície onde se projeta a imagem do modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano deprojeção.

Em desenho técnico são necessários dois planos para representar as projeções de modelos: um plano vertical e um planohorizontal que se cortam perpendicularmente. P e r p e nd icul a r = or t o g o n al (â n g u lo r e t o = 90º) E s se s do i s p l a n o s d i v i d e m o e s p a ç o e m qu at r o r e giõ es , chamadas diedros . SP V S SPVI SPHA SPVP semi-plano vertical superior semi-plano vertical inferior semi-plano horizontal anterior semi-plano horizontal posterior

Diedros d i e d r o A região limitada por dois semi-planos perpendiculares é chamada de o u qu a d r a n t e . O s d i e d ro s s ã o nu m e r ado s n o s e n t i d o a n t i - h o r á r i o , i s t o é , n o s e n ti d o contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio. Esse método de representação foi criado por Gaspar Monge, sendo conhecido como métodomongeano .

No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1 o diedro . O símbolo a b aixo d e v e a p ar e c e r d e n tro d a l e g e nd a, n o c a n t o i n fe r i o r d i r e i to d a folha de papel. 1 º d i ed r o Entretanto, alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, representam seus desenhos no 3 o diedro . 3 º d ie d r o Para simplificar o entendimento da projeção ortográfica, passaremos a representar apenas o 1 o diedro.

P r o je ção or t o g r á fi ca d o po nt o Imagine um plano vertical e um ponto A não pertencente a esse plano, observados na direção indicada pela seta, como mostraa figura aseguir. s e r á u m Traçando uma linha perpendicular do ponto A até oplano, encontramos o ponto A1 , que é a projeção do ponto A . U m po n t o n ã o po s s u i d i m e n s ã o , por t a n t o e l e s e mp r e ponto, não importando a posição do observador.

Projeção ortográfica do segmento dereta I m agi n e u m s e g men t o d e r e t a A B , p a r a l e l o a u m p l a n o v e r t i c a l e observado na direção indicada pela seta, como mostra a figura aseguir. Traçando duas projetantes a partir das extremidades do segmento, os pontos A e B ficarão determinados no plano vertical pelos pontos A1 e B1 . Unindo estes pontos, temos o segmento A1B1 , que representa a projeção do segmento AB . A projeção ortográfica de um segmento paralelo ao plano possui a mesma medida do segmento tomado como modelo. Neste caso, o modelo está representado em verdadeira grandeza , ou seja, sem deformação.

Segmento de reta oblíquo em relação ao plano deprojeção Imagine um plano vertical e um segmento de reta AB , oblíquo (ângulo) em relação a esse plano. Traçando as projetantes a partir das extremidades A e B , determinamosos pontos A1 e B1 no plano vertical. Unindo esses pontos, obtemos o segmento A1B1 , que r e p r e s e nt a a p r o j e ç ão or t og r áf i c a d o s e g m e nt o A B . O segmento A1B1 é menor que o segmento AB(modelo) . A projeção de um segmento oblíquo a um plano de projeção sempre produz um segmento menor que o modelo. Neste caso, a projeção ortográfica não representa a verdadeira grandeza do segmento usado comomodelo.

Segmento de reta perpendicular em relação ao plano deprojeção Quando o segmento AB é perpendicular ao or t og r áf i c a d o s e g m e nt o é r e p r e s e nt a d a p o r um plano vertical, a projeção ún i co po nt o . Uma reta possui uma dimensão (comprimento), portanto sua projeção d e p e nd e d a po s i ç ã o d o o b s e r v a d o r .

Projeção ortográfica de uma figura plana F i g u r a p l a n a p a r a l e l a ao p l a n o d e p r o je ç ão Quando a figura plana é paralela ao plano,sua projeção ortográfica é representada em verdadeira grandeza . Figura plana oblíqua ao plano deprojeção Quando a figura plana é oblíqua ao planode projeção, sua projeção ortográfica não é r e p r e s e n t a d a e m v e r d a d e i r a g r a n d e z a. Figura plana perpendicular ao planode projeção Quando a projeção ortográfica da figura plana é representada por uma reta .

Qual projeção é a correta? É necessária mais de uma projeção para representar completamente um modelo tridimensional.

Planos de projeção utilizados na representação de modelos3D 1º Diedro 3D

Plano vertical →Vistafrontal P l a n o ho r i z on t a l → V i s t a S upe r ior P l a n o l a t e r a l → V i s ta l a t e r a l A projeção do modelo no plano vertical dá origem à vista frontal ; A projeção do modelo no plano horizontal dá origem à vista superior ; Aprojeção do modelo no plano lateral dá origem à vista lateral esquerda .

Como apresentar isso numa folha de papel?

Reba t imen t o dos plan o s de p r oje ç ão Para rebater o i m agi n amos que p la n o h or i z o n t al, e le s o f r e u m a r o t a ç ão d e 9 0º p a r a b ai x o . Para rebater o plano de projeção lateral imaginamos que ele sofre uma rotação de 90º para a direita.

P lan o s d e p r o jeção r eba t id o s E m d e s e nh o t é c n i c o , a p e n as os c o n t or n os d as projeções são mostrados. As linhas auxiliares também são apagadas. Projeção A , representada no plano vertical , chama-se vista frontal ; Projeção B , representada no plano horizontal , chama-se vistasuperior ; Projeção C , que se encontra no plano lateral , chama-se vista lateral esquerda .

E x e m p l o:

L i nh a t r a c e ja d a e s t r e i t a De acordo com o formato do modelo, é necessário usaroutro tipo de linha para representá-lo. Quando o elemento não é visível ao observador, ele deveser representado utilizando uma linha tracejada estreita (arestas invisíveis).

E x e m p l o:

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A vista frontal permite representar todas as arestas visíveis em verdadeira grandeza.

A face A do modelo é formada por um retângulo oblíquo ao plano horizontal. Por essa razão, a projeção de A não aparece representada em verdadeira grandeza na vista superior. Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

A face A também ocupa uma posição oblíqua em relação ao plano de projeção lateral. Assim, a vista lateral também não reproduz A em verdadeira grandeza. O rebaixo e o chanfro estão localizados na mesma altura em relação à base do modelo. A projeção da aresta do chanfro coincide com a projeção da aresta do rebaixo. Neste caso, apenas uma aresta é representada. Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Exercício: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:

Solução: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:

Exercício: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:

Solução: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:

Trabalho: Represente as vistas frontal, superior e lateral da figura:
Tags