Projeção ortográfica A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeiragrandeza . Para entender como é feita a projeção ortográfica é preciso conhecer três elementos: Modelo Observador P l a n o d e p r o je ção
Modelo É o objeto a ser representado. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geométrica, um sólido geométrico, uma peça de máquina, etc.
de frente de c i m a de l ado Observador É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha omodelo. Para representar o modelo em projeção ortográfica, o observador deve analisá-lo cuidadosamente em diferentesposições.
P l a n o d e p r o je ç ão É a superfície onde se projeta a imagem do modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano deprojeção.
Em desenho técnico são necessários dois planos para representar as projeções de modelos: um plano vertical e um planohorizontal que se cortam perpendicularmente. P e r p e nd icul a r = or t o g o n al (â n g u lo r e t o = 90º) E s se s do i s p l a n o s d i v i d e m o e s p a ç o e m qu at r o r e giõ es , chamadas diedros . SP V S SPVI SPHA SPVP semi-plano vertical superior semi-plano vertical inferior semi-plano horizontal anterior semi-plano horizontal posterior
Diedros d i e d r o A região limitada por dois semi-planos perpendiculares é chamada de o u qu a d r a n t e . O s d i e d ro s s ã o nu m e r ado s n o s e n t i d o a n t i - h o r á r i o , i s t o é , n o s e n ti d o contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio. Esse método de representação foi criado por Gaspar Monge, sendo conhecido como métodomongeano .
No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1 o diedro . O símbolo a b aixo d e v e a p ar e c e r d e n tro d a l e g e nd a, n o c a n t o i n fe r i o r d i r e i to d a folha de papel. 1 º d i ed r o Entretanto, alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, representam seus desenhos no 3 o diedro . 3 º d ie d r o Para simplificar o entendimento da projeção ortográfica, passaremos a representar apenas o 1 o diedro.
P r o je ção or t o g r á fi ca d o po nt o Imagine um plano vertical e um ponto A não pertencente a esse plano, observados na direção indicada pela seta, como mostraa figura aseguir. s e r á u m Traçando uma linha perpendicular do ponto A até oplano, encontramos o ponto A1 , que é a projeção do ponto A . U m po n t o n ã o po s s u i d i m e n s ã o , por t a n t o e l e s e mp r e ponto, não importando a posição do observador.
Projeção ortográfica do segmento dereta I m agi n e u m s e g men t o d e r e t a A B , p a r a l e l o a u m p l a n o v e r t i c a l e observado na direção indicada pela seta, como mostra a figura aseguir. Traçando duas projetantes a partir das extremidades do segmento, os pontos A e B ficarão determinados no plano vertical pelos pontos A1 e B1 . Unindo estes pontos, temos o segmento A1B1 , que representa a projeção do segmento AB . A projeção ortográfica de um segmento paralelo ao plano possui a mesma medida do segmento tomado como modelo. Neste caso, o modelo está representado em verdadeira grandeza , ou seja, sem deformação.
Segmento de reta oblíquo em relação ao plano deprojeção Imagine um plano vertical e um segmento de reta AB , oblíquo (ângulo) em relação a esse plano. Traçando as projetantes a partir das extremidades A e B , determinamosos pontos A1 e B1 no plano vertical. Unindo esses pontos, obtemos o segmento A1B1 , que r e p r e s e nt a a p r o j e ç ão or t og r áf i c a d o s e g m e nt o A B . O segmento A1B1 é menor que o segmento AB(modelo) . A projeção de um segmento oblíquo a um plano de projeção sempre produz um segmento menor que o modelo. Neste caso, a projeção ortográfica não representa a verdadeira grandeza do segmento usado comomodelo.
Segmento de reta perpendicular em relação ao plano deprojeção Quando o segmento AB é perpendicular ao or t og r áf i c a d o s e g m e nt o é r e p r e s e nt a d a p o r um plano vertical, a projeção ún i co po nt o . Uma reta possui uma dimensão (comprimento), portanto sua projeção d e p e nd e d a po s i ç ã o d o o b s e r v a d o r .
Projeção ortográfica de uma figura plana F i g u r a p l a n a p a r a l e l a ao p l a n o d e p r o je ç ão Quando a figura plana é paralela ao plano,sua projeção ortográfica é representada em verdadeira grandeza . Figura plana oblíqua ao plano deprojeção Quando a figura plana é oblíqua ao planode projeção, sua projeção ortográfica não é r e p r e s e n t a d a e m v e r d a d e i r a g r a n d e z a. Figura plana perpendicular ao planode projeção Quando a projeção ortográfica da figura plana é representada por uma reta .
Qual projeção é a correta? É necessária mais de uma projeção para representar completamente um modelo tridimensional.
Planos de projeção utilizados na representação de modelos3D 1º Diedro 3D
Plano vertical →Vistafrontal P l a n o ho r i z on t a l → V i s t a S upe r ior P l a n o l a t e r a l → V i s ta l a t e r a l A projeção do modelo no plano vertical dá origem à vista frontal ; A projeção do modelo no plano horizontal dá origem à vista superior ; Aprojeção do modelo no plano lateral dá origem à vista lateral esquerda .
Como apresentar isso numa folha de papel?
Reba t imen t o dos plan o s de p r oje ç ão Para rebater o i m agi n amos que p la n o h or i z o n t al, e le s o f r e u m a r o t a ç ão d e 9 0º p a r a b ai x o . Para rebater o plano de projeção lateral imaginamos que ele sofre uma rotação de 90º para a direita.
P lan o s d e p r o jeção r eba t id o s E m d e s e nh o t é c n i c o , a p e n as os c o n t or n os d as projeções são mostrados. As linhas auxiliares também são apagadas. Projeção A , representada no plano vertical , chama-se vista frontal ; Projeção B , representada no plano horizontal , chama-se vistasuperior ; Projeção C , que se encontra no plano lateral , chama-se vista lateral esquerda .
E x e m p l o:
L i nh a t r a c e ja d a e s t r e i t a De acordo com o formato do modelo, é necessário usaroutro tipo de linha para representá-lo. Quando o elemento não é visível ao observador, ele deveser representado utilizando uma linha tracejada estreita (arestas invisíveis).
E x e m p l o:
Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A vista frontal permite representar todas as arestas visíveis em verdadeira grandeza.
A face A do modelo é formada por um retângulo oblíquo ao plano horizontal. Por essa razão, a projeção de A não aparece representada em verdadeira grandeza na vista superior. Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos
A face A também ocupa uma posição oblíqua em relação ao plano de projeção lateral. Assim, a vista lateral também não reproduz A em verdadeira grandeza. O rebaixo e o chanfro estão localizados na mesma altura em relação à base do modelo. A projeção da aresta do chanfro coincide com a projeção da aresta do rebaixo. Neste caso, apenas uma aresta é representada. Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos
Exercício: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:
Solução: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:
Exercício: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:
Solução: Represente, à mão livre, as vistas frontal, superior e lateral das figuras abaixo:
Trabalho: Represente as vistas frontal, superior e lateral da figura: