PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE TEORIAS ADMINISTRATIVAS

andrezadamatta 95 views 9 slides Jul 09, 2024
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

O que você prioriza num ambiente de trabalho?
Divisão de tarefas? Poder participar das decisões? Hierarquia definida?
Com esse slide, você pode aprender como cada teoria criada há anos atrás, se aplica nos dias de hoje no meio corporativo e também no dia a dia.


Slide Content

Principais teorias administrativas Um pequeno resumo sobre cada teoria e suas características

TEORIA CIENTÍFICA Por Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Considerado o pai da administração científica, Frederick Taylor revolucionou o modelo de produção que conhecemos hoje e sua teoria ficou conhecida como taylorismo. Os principais objetivos de sua teoria são: otimizar tarefas nas empresas, aperfeiçoar o trabalho e elevar a produção industrial em menor tempo possível. Suas características são: aumento da produção e rendimento com o mínimo tempo e esforço, divisão das tarefas de trabalho, treinamento e aperfeiçoamento do funcionário, racionalização do trabalho e redução de gastos obsoletos.

TEORIA CLÁSSICA Por Henry Fayol (1841-1825) Jules Henry Fayol foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador francês, criador da Teoria Clássica da Administração. Os principais objetivos de sua teoria são: eficiência e produtividade, diminuir desperdícios e capacitar gestores a tomarem decisões mais assertivas e coerentes. Essa teoria se baseia em 14 princípios básicos: 1)Divisão do trabalho 2)Autoridade e responsabilidade 3)Disciplina 4)Unidade de comando 5)Unidade de direção 6)Subordinação dos interesses 7)Remuneração justa 8)Centralização 9)Hierarquia 10)Ordem 11)Equidade 12)Estabilidade da equipe 13)Iniciativa 14)Trabalho em equipe

TEORIA DA BUROCRACIA Por Max Weber (1864-1920) Escrita pelo sociólogo alemão Max Weber, essa teoria possui como ênfase : formalização e padronização de procedimentos, especialização das atividades e centralização de poder na alta administração. E suas características são: caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade nos relacionamentos, hierarquia, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da gerência e profissionalização.

Teoria das relações humanas Por Helton Mayo (1930) A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo por volta da década de 1930 nos EUA. Ênfase: Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então; Desenvolvimento das ciências humanas, notadamente, da psicologia. Características: motivação, comunicação, liderança, trabalho em equipe as características pessoais da cada um influenciam no ambiente de trabalho.

Teoria estruturalista Por Amitai Etzioni (1929) Desenvolvida por Amitai Etzioni com a ênfase na estrutura, pessoas e ambiente em que estão inseridas. Características: Um pouco de cada teoria. Tem foco na organização e sociedade(organizações complexas), abordagem múltipla e não restritiva e sistema aberto, a organização se relaciona com o ambiente externo.

Teoria de sistemas Por Ludwing Von Bertalanffy (1950) Surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy a cerca de 1940 e propõe uma teoria interdisciplinar. Ênfase: Sistema aberto. Ambiente e tecnologia. Características: Globalismo ou totalidade, natureza orgânica dos sistemas, muda-se uma parte do sistema, muda-se todo o sistema-resposta a estímulos ; O todo é maior que a soma das partes; As partes de um sistema são interdependentes/integradas; É interdisciplinar.

Teoria das contingências Teve início da década de 1970 pelos pensadores: Burns e Stalker, Lawrence e Lorsch e com Joan Woodward. Ênfase: Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, tudo é relativo, tudo depende. Características: sistema aberto; sistema que depende do meio ambiente; depende da tecnologia; binómio entre organização e ambiente.

TEORIA NEOCLÁSSICA Por Peter Drucker (1954) A Teoria Neoclássica nada mais é do que um retorno as origens da Teoria Clássica, com a devida atualização. Ênfase: Enfatizar a importância das pessoas nas organizações, ser aplicável a diversos tipos de organizações, buscar eficiência, adotar uma abordagem integradora e focar na administração geral. Características: Ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais da administração; Ênfase nos objetivos e nos resultados; Aproveitamento de diversos conceitos; Ênfase na departamentalização.