marcioandreazza
59,342 views
15 slides
Nov 29, 2011
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 1.48 MB
Language: pt
Added: Nov 29, 2011
Slides: 15 pages
Slide Content
ESCOLA PÓLO MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO PROJETO: “JARDIM E ARTE NA ESCOLA PROFESSORA: FRANCISCA MARIA GONÇALVES
1 - IDENTIFICAÇÃO E COLABORADORES Escola Pólo Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Teixeira Enomoto Rua Bahia Nº: 5635. ADMINISTRADORES: Diretor - Helenilson Joel Kreitlow Vice-diretora - Silene B. Coutinho Coladini SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Eulalia Rossmann Breger Maria Aparecida Teixeira COORDENADORA DO PROJETO Maria Aparecida Teixeira
COLABORADORES. Professores: Márcio de Souza Reis Lidia Rossmann Ivonia Ardissão Boldrini da Vitória Maria do Socorro de Oliveira Silene B. Coutinho Coladini Maria Aparecida Teixeira A judante de Serviços Gerais: Joaquim Livramento Alunos: 6º ao 9º ano.
- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 2.1TÍTULO “JARDIM E ARTE NA ESCOLA” IDEALIZADORA DO PROJETO Professora: Francisca Maria Gonçalves FINALIDADE Embelezar o pátio da escola fazendo com que os alunos coloquem em prática o conteúdo da disciplina de Técnicas Agrícola. CLIENTELA Alunos do 6º ao 9º ano da escola. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO Dependências da Escola Maria Aparecida Teixeira Enomoto. TEMPO DE DURAÇÃO Junho de 2010 a abril de 2011.
– JUSTIFICATIVA Com esse trabalho que tem como título “Jardim e Arte na Escola” foi construído jardins onde aproveitamos uma grande quantidade de garrafas pet arrecadadas pelos alunos, garrafas essas que se não fossem reutilizadas, com certeza iriam poluir o ambiente em que vivemos durante centenas de anos. Outra preocupação é com a preparação do solo e com a aplicação dos adubos, pois estamos colocando principalmente adubo orgânico procurando manter o solo bem preparado para o plantio de árvores e flores, deixando o ambiente escolar arborizado, e em breve florido, melhorando assim a qualidade de vida dos alunos e da comunidade, já que estamos cuidando do ambiente escolar e protegendo a natureza. Contamos com o apoio dos pais que estão preocupados em deixar o solo bem preparado enviando adubo orgânico para o bem estar das plantas e do jardim escolar. Com a preparação dos canteiros, os alunos fazem a utilização das formas geométricas e sistema de medidas, com os mais variados formatos para que não atrapalhe as brincadeiras na hora do recreio e deixando os espaços livres para as demais atividades escolares. Este projeto nasceu com sonho da escola que os alunos queriam, em uma avaliação da Instituição, onde os alunos sonhavam com uma escola florida. Aproveitando o que eles queriam, procurei trabalhar a disciplina de Técnicas Agrícolas interdisciplinar como Matemática e Arte.
– OBJETIVOS - OBJETIVOS GERAIS Trabalhar a questão ambiental de forma transversal, envolvendo as disciplinas de Matemática, Técnicas Agrícolas e Arte com os alunos do 6º ao 9º ano, sensibilizando-os para a importância da reutilização do lixo seco, evitando assim a poluição do ambiente local, procurando contribuir para um ambiente mais saudável que deixaremos de herança as futuras gerações. Desenvolver ações complementares e atitudes que possibilitem aos educadores, alunos, funcionários e a comunidade geral onde está inserido, a garantia da participação de todos na construção e implantação de melhoria do ambiente escolar como a preparação dos canteiros, preparação do terreno e plantação das mudas.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS - Envolver alunos, professores, funcionários, pais com as questões ambientais; - Incentivar a participação cidadã na defesa do meio ambiente local, global por toda parte da comunidade escolar, com enfoque na melhoria da qualidade de vida; - Desenvolver jardins com árvores e flores de forma a aproximar o aluno da convivência ambiental e saudável, alegrando e colorindo o ambiente escolar e explorando a criatividade dos alunos; - Reaproveitar as garrafas pet e evitando a contaminação do ambiente; - Trabalhar interdisciplinaridade; - Valorizar a criatividade dos alunos; - Tornar a aula mais atraente para os alunos; - Propiciar a socialização e o trabalho em equipe; - Desenvolver atitudes ecológicas nas crianças e adolescentes; - Sensibilizar os alunos para a problemática ambiental no entorno da escola; - Melhorar o ambiente escolar; - Usar de maneira criativa o lixo pet; - Preparar os alunos para reutilização das garrafas pet.
– ÁREA DE COBERTURA DO PROJETO O projeto será aplicado em primeiro lugar no ambiente escolar e depois na comunidade e nos demais interessados. – METODOLOGIA 1º passo – Utilizar as aulas de Técnicas Agrícola. 2º passo – Preparar as garrafas com água colorida. 3º passo – Fazer a vala para enterrar as garrafas. 4º passo – Colocar terra e adubo orgânico no canteiro. 5º passo – A turma escolher o que plantar. 6º passo – Fazer cronograma de quem vai molhar os canteiros.
– RECURSOS 7.1 - Recursos Humanos: Alunos do 6º ao 9º anos, professora. 7.2 – Recursos Materiais: Garrafa pet, enxadão, enxada, carriola, balde, pá, terra, adubo, água e xadrez colorido. 7.3 – Recursos Financeiros: -------------- com xadrez colorido. --------------esterco orgânico. -------------palha de café.
RESULTADOS E METAS - Capacitação dos envolvidos através de debates e reuniões. - Trabalho em sala de aula sobre o tema. - Realização da parte prática (construção do jardim).
AVALIAÇÃO O acompanhamento e a avaliação serão realizados durante o desenvolvimento das atividades e implantação do projeto. Os resultados serão medidos através das metas alcançadas.