Projeto Pessoal de Leitura 5º ano,2 º Período

anamendescosta 229 views 8 slides May 04, 2024
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Breve projeto do 2 período do 5 ano, da disciplina de Português, sobre o livro " Os Indomáveis" .


Slide Content

Projeto Português 2º Período 2023 / 2024 Pedro Moura nº 17, 5º F

FICHA TÉCNICA DO LIVRO Título: OS INDOMÁVEIS F.C. – O Mundo é uma bola Autor: Álvaro Magalhães Editora: Porto Editora Edição: 1ª Edição – Outubro 2016 Ilustração: Gio Fornieles / Illustopia.com Design: Margarida Sarabando 2

Biografia do Autor: Álvaro Magalhães 3 Álvaro Magalhães nasceu em 1951 na cidade do Porto, onde sempre viveu. Nos anos de 1980, começou por publicar poesias e poemas. Em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças: Histórias com Muitas Letras. Desde então, já ganhou imensos títulos e prémios através de contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. O autor explica que o que mais gosta de fazer é escrever livros para crianças, onde refere que o faz lembrar da sua infância com a seguinte frase “uma espécie de “estado de infância”, onde reina a delicadeza de perceção da vida.” Na sua biografia, Álvaro Magalhães diz que apesar de já ter escrito muitos livros, parece-lhe que ainda está a começar. E refere ainda que “todos os dias escrevo e todos os dias tenho novas ideias para novas histórias. Só tenho medo de não ter tempo para as poder contar todas.” ( consul . em 27/11/2024)

Breve resumo do livro 4 Duas crianças, com pais divorciados recentemente, mudam de casa para a do avô materno, viúvo, perto de Lisboa. Durante as férias da Páscoa, passavam os dias a jogar playstation, até que um dia ouviram alguém a jogar à bola e foram ver quem era. Conheceram 3 meninos e no dia seguinte, o avô deles inscreveu-os num clube de futebol, o Miratejo. Num jogo de teste, um dos irmãos foi para guarda-redes e o outro ficou como substituto. Após um jogo complicado, o irmão que estava no banco, teve hipótese de jogar pela primeira vez e fez um sucesso, mas em frente à baliza foi derrubado e saiu lesionado. Infelizmente não foram selecionados para a equipa. Continuaram com o seu sonho de jogar futebol e assistiram muitos jogos, até que no final de um jogo, um dos irmãos convidou uns amigos a fazerem uma equipa e participarem num Torneio da Primavera. Combinaram treinar num terreno baldio, até que o dono apareceu e resolveu dar-lhes umas dicas de futebol, pois já tinha sido treinador. Tinham finalmente uma equipa e um treinador. Resolveram criar a equipa de futebol. Reuniram na confeitaria do avô dos irmãos, escolheram a camisola que iam usar, conseguiram patrocínios dos pais dos amigos e decidiram que o avô seria o presidente do clube. Após uma votação entre amigos, chamaram-se de “Os Indomáveis”. Para conseguirem dinheiro para financiar as suas ideias e sabendo que os jogadores da Seleção Portuguesa iam esta num hotel ali perto, conseguiram falar com o Cristiano Ronaldo, que assinou uma bola de futebol e uma camisola. Leiloaram as mesmas na internet e conseguiram o dinheiro que precisavam para a inscrição no torneio e para comprar equipamentos.

Breve resumo do livro (continuação) 5 O treinador Gervásio, dono do terreno, ao qual chamavam Maracanã, resolveu fazer-lhes uma surpresa e aplainar o terreno. Um dos jogadores teve uma lesão grave e tiveram de procurar outro jogador. Encontraram o Chang, que anteriormente conheceram no Miratejo, e que surpreendeu todos. Foram aceites no torneio e prepararam o primeiro jogo. O primeiro jogo foi contra os Lusitanos de Évora e tiveram a sua primeira lição como equipa. Acabaram a primeira parte a perder por 3. No intervalo o mister Gervásio conseguiu transmitir segurança, que os fez entrar na segunda parte e dar a volta ao jogo, terminando a ganhar por 4 a 3. No segundo jogo, resolveram estudar a outra equipa, a “Escola Satélite”. Com a estratégia montada, entram em campo e acabam por vencer por 4 a 3, num jogo emotivo até ao fim. No último jogo contra o Miratejo, o mister adoeceu e não pode comparecer. Isso fez com que a equipa se uni-se e numa reviravolta física, psicológica e com o árbitro a favor da outra equipa, levaram o jogo a penaltis. Foram campeões! Na confeitaria do avô do Mário e do Ricardo, festejaram como nunca e foram felizes para sempre.

Opinião Crítica e Recomendações 6 Eu gostei deste livro, porque para quem gosta de futebol, e principalmente para quem treina num clube de futebol, como eu, faz-nos ter mais vontade de ler. Fez-me ter mais curiosidade sobre o que vem a seguir, sobre as possíveis jogadas e aventuras que eles vão ter. Faz-me viver todas estas aventuras e imaginar que estou “dentro” do livro. Eu escolhi este livro pois gosto de futebol , e os meus amigos disseram-me que era muito interessante, e que dava muita vontade de ler cada vez mais. Eu recomendo este livro porque faz-nos insistir e nunca desistir, mesmo quando estamos a perder.

Referências Bibliográficas 7 https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro_Magalh%C3%A3es https://www.portoeditora.pt/autor/alvaro-magalhaes/353 https://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/alv_mag.html ( consult. em 27 -01 - 2024 )

Obrigado 27/01/2024 8
Tags