PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO 2.pptx

MarisaPereira34 0 views 75 slides Sep 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 75
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66
Slide 67
67
Slide 68
68
Slide 69
69
Slide 70
70
Slide 71
71
Slide 72
72
Slide 73
73
Slide 74
74
Slide 75
75

About This Presentation

Segurança no Trabalho


Slide Content

PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO AÇÃO DE FORMAÇÃO: Fernando & Filomena , Comercio de Carnes, Lda. Formadora: Andreia Pereira

Programa: Enquadramento legal; Obrigações do empregador; Obrigações do trabalhador; Segurança e saúde no trabalho (definição e objetivos ); Acidentes de trabalho; Doenças profissionais; Medidas preventivas; Riscos profissionais; Procedimento de atuação em caso de emergência.

Enquadramento legal Cobre todos os indivíduos em todos os locais de trabalho.

Enquadramento legal Obrigações do empregador Assegurar aos colaboradores condições de segurança, higiene e saúde. Vigilância da saúde Planificação da prevenção Informação e formação

Enquadramento legal Obrigações do trabalhador Zelar pela sua segurança e saúde, assim como pela das outras pessoas. Alertar para situações anómalas Cumprir os procedimentos de trabalho Cooperar para a melhoria da SHST

Promover o bem-estar, a segurança e a saúde do trabalhador. Eliminar acidentes de Trabalho. Prevenir doenças profissionais. Promover o bem-estar físico, psicológico e social. Segurança Higiene Saúde

O que é um acidente de trabalho? De acordo com a lei nº98/2009 de 4 de Setembro . É acidente de trabalho aquele se verifique no local e no tempo de trabalho e produza diretamente ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho a morte.

A falta de capacidade para o trabalho, em resultado de um acidente profissional pode ser:

Atuação em caso de acidente

Doenças profissionais Doença profissional é aquela que resulta das condições de trabalho e que consta da lista de doenças profissionais (Decreto Regulamentar nº76/2007 de 17 de Julho) e causa incapacidade para o exercício da profissão ou a morte do trabalhador.

Exemplos de causas: Posturas inadequadas; Movimentos repetitivos; Exposição a fatores de risco sem utilização de Equipamentos de Proteção Individual .

O que podemos fazer?

PREVENIR Prevenção diz respeito a um conjunto de medidas a tomar para que sejam evitadas possíveis ocorrências de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Um pequeno exemplo…

Segurança e saúde no trabalho A prevenção necessita de:

Piso molhado; Fumante em local inadequado; Tambor Impedindo a visibilidade do colaborador; Funcionária com cabelo solto e sem o uso do EPI; Ferramentas espalhadas pelo piso; Caixas armazenada de forma desorganizada; Colaborador sem capacete de Segurança; Piso danificado.

Equipamentos de proteção coletiva (EPC) São equipamentos utilizados para a proteção e segurança de um ou mais trabalhadores na execução de tarefas.

Equipamentos de proteção coletiva Proteção de partes moveis das máquinas ; Sinalização de segurança; Guarda-corpos e/ou corrimões; Vedação dos locais de trabalho.

EPC’s (equipamentos de proteção coletiva )

Equipamento de Proteção Individual EPI’s São considerados equipamentos de proteção individual todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador.

Equipamentos de Proteção Individual ( EPI’s ) devem ser utilizados consoante o tipo de trabalho. Não utilize os equipamentos de proteção individual que não se encontrem nas devidas condições de conservação.

RISCOS A QUE ESTÁ SUJEITO

RISCOS FÍSICOS:

Risco térmico: Utilizar vestuário adequado, conforme a temperatura no trabalho; Manter uma correta dieta alimentar para fortalecer o organismo; Não ingerir álcool; Ingerir bebidas quentes no inverno e bebidas frias não açucaradas no verão; Regular o ar condicionado de modo a manter o conforto. Ruído e vibrações : Assegurar o bom estado de funcionamento das máquinas/ferramentas e o seu estado de conservação; Diminuir a duração e intensidade da exposição cumprindo os tempos de pausa.

Iluminação É suficiente no seu local de trabalho?

RISCOS ELÉTRICOS Equipamentos elétricos mal conservados ou usados incorretamente podem provocar incêndios, choques elétricos ou eletrocussão , resultando em lesões ou morte que podem mudar a vida.

Que lesões podem ser causadas por um risco elétrico ? As principais lesões causadas por um risco elétrico são: Eletrocussão ; Queimaduras elétricas , que ocorrem quando a corrente elétrica entra e sai do corpo; Choque elétrico causado quando o contacto é feito com um fio ou equipamento sob tensão que não estejam ligados à terra; Lesões secundárias resultantes dos efeitos do choque, como ser lançado ao chão ou cair de uma escada.

RISCOS ELÉTRICOS Efetuar manutenção/revisões às máquinas e ao sistema elétrico e preencher os registos de manutenção. Proteger o isolamento dos cabos elétricos do esmagamento e do corte; Não deixar cabos em contato com arestas vivas; Não utilizar equipamentos elétricos em locais onde existe muita humidade, nem manusear estes equipamentos com as mãos molhadas.

Os funcionários devem ser incentivados a ficar atentos a quaisquer riscos, caso detetem equipamentos com defeito, devem informar o supervisor ou quem estiver no comando. O equipamento deve deixar imediatamente de ser utilizado e deve ser verificado por uma pessoa qualificada. Seguidamente, existem algumas precauções a ter em conta: Certificar-se de que os trabalhadores sabem como utilizar equipamentos elétricos com segurança. Assegurar-se de que existem tomadas suficientes disponíveis para que não fiquem sobrecarregadas. Desligar e tirar da tomada os aparelhos antes de proceder à sua limpeza. Todos os aparelhos devem ser desligados no final do dia. Ficar atento a cabos soltos que possam fazer tropeçar ou cair as pessoas. Certificar-se de que qualquer colaborador que trabalhe com eletricidade tenha recebido formação adequada. Manter os pisos e superfícies de trabalho secos para que equipamentos elétricos não entrem em contacto com água ou outros líquidos. Manter uma distância livre mínima de um metro em frente aos painéis elétricos . Os cabos elétricos não devem ser usados em áreas de tráfego intenso, em vãos de portas ou sob tapetes, pois podem ser danificados e causar acidentes.

RISCO INCÊNDIO/EXPLOSÃO

RISCO INCÊNDIO

INCÊNDIOS

RISCO ERGONÓMICO O que é ergonomia? ERGOS=TRABALHO NOMOS=LEI, REGRA

Conceitos gerais Podemos descrever a ergonomia , como: A procura de adaptar o trabalho e as suas condições aos trabalhadores, por forma a proporcionar-lhe um trabalho seguro e confortável. A ergonomia está relaciona com a compreensão das interações entre os trabalhadores e os outros elementos de um sistema. Isto significa que a ergonomia, necessariamente preocupa-se, não só com os fatores físicos do trabalhador, mas também com os fatores psicológicos.

Ergonómico A adoção de uma postura incorreta possibilita o aparecimento de uma incapacidade, de dores ou patologias. O que devemos fazer? Adotar posturas neutras Os segmentos corporais deverão estar naturalmente alinhados e corretamente apoiados.

Ergonómico (causas) Manipulação manual de cargas, Posturas incorretas ; Permanecer muito tempo de pé; Movimentos repetitivos.

SINTOMAS (do risco ergonómico) : CAUSA ERGONÓMICA POSSÍVEL: Pés e pernas dormentes. Estar de pé no mesmo local de trabalho durante longos períodos de tempo. Dor na coluna, em baixo. Tronco curvado. Dores nos ombros e braços. Braços levantados, juntos, afastados ou baixados. Dor no pescoço. Cabeça inclinada para a frente ou para trás. Dor no antebraço. Agarrar com muita força de forma estática. Dor no pulso. Movimentos repetitivos na mão ou dedos.

Movimentação Manual de Cargas Se a carga for demasiado pesada e/ou volumosa. Divida a carga. Peça ajuda a um colega.

Para elevar uma carga (Vídeo) 1 .Posicione corretamente os pés: Afaste os pés (aproximadamente com a largura dos ombros) Coloque um dos pés mais avançado em relação ao outro e exerça a força necessária para levantar a carga com as pernas; Nunca com as costas. 2 .Levante a carga de forma segura. Fletir os joelhos; Endireitar as costas; Colocar a carga tanto quanto possível junto ao corpo; Levantar e transportar a carga com os braços esticados.

Para baixar uma carga. Manter a carga junto ao corpo; Dobrar os joelhos; Pousar um dos lados e depois o outro. Para empurrar e puxar a carga. Empurre ou puxe a carga com recurso ao peso do corpo; Incline-se para a frente quando empurra; Incline-se para trás quando puxa. NOTA: use uma cinta! (não é EPI)

Para rodar o corpo com a carga. A carga mantêm-se parada; O tronco não roda; Os pés rodam o tronco e a carga. Deve evitar-se: Empurrar a carga utilizando apenas a força dos braços; Transportar cargas as costas; Rodar o tronco no transporte.

Uma postura correta evita dores musculares, que além de incómodas podem distrair a atenção dos colaboradores… Concordam?

O que deve fazer para garantir boas práticas? • Procedimentos para avaliação da carga a movimentar e do método mais correcto a implementar; • Manter limpas, desobstruídas e em bom estado de conservação as vias de circulação; • Pavimentos anti-derrapantes; • Eliminar desníveis e irregularidades nos pavimentos; • Sinalizar desníveis nos pavimentos e obstáculos nas vias de circulação; • Sistema de iluminação artificial adequado às exigências da actividade; • Organização e limpeza das zonas de armazenagem e de arquivo; • Ventilação dos locais de trabalho; • Utilização preferencial de equipamentos de movimentação mecânica de cargas; • Utilização de equipamentos de tracção para o transporte de volumes pesados; • Aquisição de suportes / plataformas para o alcance a planos elevados; • Organização e arrumação dos locais de trabalho e promoção do espaço necessário para a realização das tarefas de MMC; • Rotatividade dos trabalhadores e introdução de pausas em tarefas que envolvam elevada sobrecarga do sistema músculo-esquelético; • Equipamentos de trabalho que minimizem a adopção de posturas incorrectas e em esforço na movimentação manual de cargas; • Manutenção da integridade física dos componentes de trabalho; • Realização de breves exercícios de relaxamento e de descontracção muscular; • Utilização complementar de equipamentos de protecção individual (EPI); • Promover a avaliação periódica dos riscos profissionais.

Exercícios para aliviar a tensão:

RISCO QUÍMICO Poeiras, Fumos; Produtos químicos em geral; Vapores.

Produtos químicos perigosos são aqueles que apresentam efeitos nocivos para o homem ou para o meio ambiente, devido as suas propriedades.

Riscos químicos Agentes químicos

RISCOS MECÂNICOS Queda; Esmagamento/entalamento; Cortes/golpes; Projeção partículas; Atropelamento; Capotamento; Choque/queda materiais.

RISCO ORDEM E LIMPEZA

ORDEM E LIMPEZA Armazenar os matérias corretamente; Manter as vias de passagem definidas; Manter a limpeza de veículos.

RISCOS PSICOSSOCIAIS

Causas: Recursos insuficientes; Más relações com os colegas; Sobrecarga de trabalho, elevados níveis de pressão; Equipamentos desadequados à função/ falta de manutenção; Baixa participação na tomada de decisões; Ausência de controlo sobre o trabalho.

Consequências: Na organização: Aumento do absentismo; Diminuição da produtividade; Aumento de situações de conflito; Degradação da imagem empresarial: - Maior numero de acidentes de trabalho; -Menor qualidade dos serviços; -Maior rotação de trabalhadores; -Indemnizações e outros custos.

No trabalhador: Fisiológicas: doenças cardiacas ( hipertensao ) e digestivas, dificuldades respiradorias , fadiga, dores de cabeça e musculares. Psicológicas : depressão, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, oscilações emocionais, perdas de memoria, esgotamento. Comportamentais: isolamento, agressividade, consumo de substancias psicoativas, faltas ao trabalho, erros e falhas na execução de tarefas e suicídio.

PREVENÇÃO: Participação dos trabalhadores (reuniões, sugestões…) Rotatividade de trabalhadores; Alterações de horário de trabalho; Definição de objetivos e de responsabilidades; Alteração dos postos de trabalho; Formação/ informação adequada; Mediação de conflitos; Criação de eventos sociais; Acompanhamento psicológico.

RISCOS BIOLÓGICOS

Riscos biológicos: São considerados riscos biológicos qualquer microrganismo que represente ameaça á saúde de um trabalhador, podendo ser tanto pelo contato direto ou mesmo pelo indireto – desde que haja, realmente, o perigo de infeção ou outros problemas à integridade física. Exemplos:

Agentes biológicos: Contato direto : contato pessoa-pessoa (mãos); Contato indireto : contato através de equipamentos/materiais contaminados Ar condicionado ( Legionella pneumophila )

Agentes biológicos Ar condicionado ( legionella pneumophila ) Medidas de prevenção: Deve assegurar que o sistema de ar condicionado faz a adequada renovação e desumidificação do ar no interior das instalações e, que se mantém a temperatura (18’C 2 22’C) e humidade relativa (oscilar entre 50% e 70%) dentro de valores confortáveis, tanto de verão como de inverno. Devem ser efetuadas manutenções periódicas (2 vezes por ano) com um desinfetante e/ou bactericida aos filtros do sistema de ar condicionado. Esta intervenção deve ser realizada por técnicos habilitados. Os registos das manutenções efetuadas devem ser mantidas atualizadas .

AGENTES BIOLOGICOS LAVE AS MÃOS várias vezes ao dia com água e sabão; E, se for possível, higienize as mãos com álcool em gel. UTILIZAR MÁSCARA sempre que for necessário.

Como lavar as mãos corretamente ?

RESPOSTA A SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Caixa primeiros socorros É obrigatória nos locais de trabalho e veiculos de serviço. Máscara cirúrgica Álcool-gel , sabonete ou solução antissética (SABA) para desinfetar as mãos antes e depois do tratamento Compressas esterilizadas e não esterilizadas Compressas de gaze gorda (para queimaduras) Pensos rápidos de vários tamanhos Ligaduras elásticas (ou de baixa elasticidade) Toalhete ou solução antissética (exemplo: iodopovidona clorexidina , etc.) Solução de iodopovidona ( betadine ) para desinfecção da ferida Solução estéril para limpeza dos olhos (soro fisiológico em unidoses ) Tesoura (pontas rombas) Pinça Termómetro Seringa para lavagem Luvas descartáveis (de preferência de látex ou vinil) Pequenos sacos de plástico para guardar materiais usados e lixo Adesivo Manta de aquecimento de emergência (opcional)

PROCEDIMENTO DE ATUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA

PROCEDIMENTO DE ATUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA Verificar sinais vitais (respiração e pulsação) Aliviar peças de roupa na zona do tórax e abdómen; Colocar a vitima numa posição confortável ou em posição lateral de segurança (como na imagem).

INTOXICAÇÕES Coloque-se em segurança - se cheirar a gás saia imediatamente do local; Dê o alarme (avise os primeiros socorros); Caso seja possível, transporte o acidentado para um local arejado.

QUEIMADURAS Coloque-se em segurança; Dê o alarme (avise os primeiros socorros); Em queimaduras pouco extensas arrefeça a queimadura com agua corrente ou soro fisiológico; Nunca retire a roupa do acidentado queimado.

CONTATOS ELÉTRICOS Desligue imediatamente a fonte de alimentação; Caso não seja possível, afaste o acidentado com um elemento isolante; Dê o alarme (avise os primeiros socorros); Cubra as queimaduras com uma compressa ou pano limpo sem pelos.

DÚVIDAS… QUESTÕES… PERGUNTAS…

PERCA 1 MINUTO, MAS GANHE SEGURANÇA! O QUE EU VOU FAZER É SEGURO? É REALMENTE NECESSÁRIO CORRER RISCOS FAZENDO ESTE TRABALHO DESTA FORMA? HÁ MANEIRA MAIS SEGURA DE REALIZAR O TRABALHO QUE VOU FAZER? OS EPI’S QUE ESTOU A USAR SÃO OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA ATIVIDADE? MEUS EPI’S ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES DE USO? Os ACIDENTES e as DOENÇAS PROFISSIONAIS não acontecem por acaso… … a sua contribuição é fundamental para os evitar!

“Vale mais perder um minuto na vida, do que a vida num minuto”. “ Só existem dois dias no ano em que vocês não podem fazer nada pela vida: ontem e amanha! “
Tags