Pronome reflexivo e Pronomes recíproco

13,246 views 10 slides Feb 03, 2015
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Pronome reflexivo e Pronomes recíproco


Slide Content

Pronome Reflexivo e Pronomes recíproco

A palavra se será pronome reflexivo quando indica que o sujeito prática a ação sobre si mesmo ou receba. Além do pronome se , serão pronomes reflexivos os pronomes: Te, Vos, Nos. Exemplos: A menina se machucou- se ao cair do brinquedo. As meninas machucaram- se. Nós nos machucamos. Eu me machuquei.

O pronome reflexivo acompanha o verbo e indica o sujeito pratica e recebe a ação. Veja: Elas se vestem muito bem. Nós nos levantamos muito tarde.

Os verbos são usados com o pronome reflexivo quando seu complemento não se refere a uma parte do corpo ou a um objeto pessoal como roupa ou calçado. Observe. Ele se cortou por acidente. Ele se vestiu rapidamente. Atenção: Não devemos usar pronome reflexivo e um objeto pessoal como complemento, na mesma frase. Vamos alternar entre uma das seguintes possibilidades: Ele se cortou. Ele cortou o dedo. Ele se calçou Ele calçou as sandálias.  Existem verbos que exigem o uso do pronome, em geral expressam sentimentos. Eu me sinto bem ao seu lado. Não nos preocupamos á toa.

  Os verbos:  acordar, beber, cair, comer, dormir, ficar, melhorar,morrer, parar, e tomar   NUNCA são usados com pronomes reflexivos. O garoto ficou quietinho vendo a tv. O cachorrinho morreu. Fabiana comeu todo o bolo. Hoje acordei bem cedo. O pronome reflexivo pode ser colocado antes ou depois do verbo. Quando colocado depois, deverá ser separado por um hífen (-). Exemplo: Ela vestiu- se rapidamente Ou Ela se vestiu rapidamente.  As formas tônicas “si e consigo” atuam também como reflexivas. Vejamos alguns casos que as representam : Ela parece ser bastante egoísta, pois quer tudo para si. Onde quer que esteja, sempre leva consigo lembranças do passado.

Vamos praticar? Complete os espaços em branco dos diálogos com os pronomes reflexivos abaixo, apenas quando seja necessário . - Que frio! Você conseguiu dormir bem, apesar disso? - Sim, eu dormi como uma pedra porque _ Me___ cobri com muito cobertores. - - Acho que Márcia não está __ se ___ sentindo muito bem. - É melhor que ela _ _ se ___ deite na cama enquanto aguarda o médico. - Ela já _ se____ deitou. Ela não podia ___ x__ ficar de pé.

- Você ainda não ___ x__ trocou de roupa? - Ainda não, primeiro vou _ me ___ banhar. - Que roupa eu __ x __ ponho para sair? - Ponha _ x____ aquela camisa azul e a calça bege. Elas ___ x__ ficam bem em você. - Ah, eu ___ x__ pus essa roupa da última vez que saímos. Agora eu quero _ me____ vestir diferente. - Sim, mas não _ x____ fique parado aí, vá _ _ se ___ banhar e pense no que vai usar enquanto _ se____ banha. Não perca tempo!   4) - A que horas você __ x___ acordou hoje? - Eu __ x___ acordei cedo, mas __ me___ levantei às nove. Hoje _ me___ lembrei de que não tinha de trabalhar e aproveitei para _ _ x___ tomar o café da manhã na cama.   5) - Carlos e Joana _ se____ conheceram em um cruzeiro, ___ se___ olharam, _ se_____ apaixonaram __ se___ declararam e em duas semanas _ se ___ casaram. Foi mesmo um caso de amor à primeira vista. - E hoje como eles vivem? Ainda parecem muito apaixonados. - Sim, eles __ se__ levam muito bem. Pelo que sei eles jamais __ se___ desentendem. Nós sempre ___ nos__ vemos. A gente __ se___ diverte muito juntos. Nós vamos __ nos____ encontrar com eles hoje para tomar uma cerveja. Você gostaria de vir? - Ah, eu adoraria, será que tenho tempo de __ me____ arrumar um pouco? - Claro, _ x___ fique à vontade

Pronomes recíprocos

A palavra  se  será pronome recíproco quando indicar ação trocada entre os elementos que compõem o sujeito. Além do pronome  se , serão pronomes recíprocos os pronomes me, te, nos, vos . Exemplo: Sandra e Carlos adoram -se Teté e eu nos amamos. Mas, apesar das diferenças de uso e de conceito entre os pronomes reflexivos e recíprocos, usamos a mesma tabela de pronomes para os dois. A ortografia dos pronomes e a mesma, o que mudará é somente a sua classificação. Como podemos observar na tabela acima, existem duas formas distintas para o mesmo pronome( exceto para nos e vos). A primeira forma (me, te, se) é a ‘’regular’’ e a segunda (m’, t’, s’) é usada antes de palavras começadas com vogal ou o H. Singular Plural 1° Pessoa Me, M’ Nos 2° Pessoa Te, T’ Vos 3° Pessoa masculino Se, S’ Se, S’ 3 ° Pessoa Feminino Se, S’ Se, S’

Observamos também que o pronome é invariável para as quatro conjunção da 3° pessoa ( masculino/ feminino), singular/plural) qual seja será: Se Exemplo: Ele/ Ela se olha no espelho. Eles/ Elas s e olham apaixonadamente. Atenção: frequentemente as frases construídas com tais pronomes são ambíguas. Somente o contexto para ajudar a suprimir a ambiguidade. Utilizemos o seguindo exemplo a cima. Se eu digo: (Eles se olham ) eu posso dizer que cada um se olha a si mesmo ( em um espelho, em uma foto,etc.) Neste caso trata-se de um pronome flexivo. Mas a mesma frase pode dizer que cada um olha o outro ( eu olho você e você me olha ao mesmo tempo) o que caracteriza o pronome recíproco. Em uma frase solta como essa não há como definir qual opção é a correta. Portanto atenção às construções com tais pronomes e ao contexto de cada frase.
Tags