Propriedades das substâncias iónicas, covalentes e metálicas

4,174 views 9 slides Nov 17, 2017
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Propriedades das substâncias iónicas, covalentes e metálicas


Slide Content

propriedades das substâncias iónicas, covalentes e metálicas

Propriedades das Substâncias iónicas Substância iónica - é aquela que surge da ligação química entre átomos de um metal e de um não-metal, onde o metal cede electrões transformando-se em um ião positivo e, o não-metal ganha electrões transformando-se em ião negativo, seguinda da atracção entre os iões positivo e negativo. Quais são as características dauma substância iónica?

Todo o composto iónico é sólido. Tem estrutura cristalina, isto é, os iões distribuem-se alternadamente de forma regular constituíndo estruturas chamadas de retículo cristalino ou rede iónica. T e m elevado ponto de fusão e de ebulição. No estado sólido não conduzem corrente eléctrica.

Em solução aquosa conduzem a corrente eléctrica. No estado fundido conduzem a corrente eléctrica.

Propriedades das Substâncias covalentes Substância covalente – é formada por átomos de elementos não-metálicos de mesmo ou de elementos químicos diferentes, através do compartilhamento de electrões. As substâncias covalentes: São constituídas por átomos ou moléculas. Não apresentam um estado físico uniforme.

São relativamente moles. As forças de atração entre os átomos ou as moléculas são relativamente fracas. Não conduzem a corrente eléctrica tanto no estado fundido como em solução aquosa, excepto a grafite.

Propriedades das Substâncias metálicas Substância metálica – é formada por átomos de elementos metálicos através da perda de electrões e movimentos destes de átomo para catião e vice-versa, constituíndo-se assim o cristal metálico. Quais s ão as propriedades das substâncias metálicas?

Estado físico – em condições normais todos os metais são sólidos, com excepção do Mercúrio, que é líquido. Cor – em geral os metais são brancos-acinzentados, variando a tonalidade de uns para outros. Brilho – os metais apresentam um brilho característico, chamado brilho metálico

Condutibilidade calorífica - os metais são de um modo geral bons condutores de calor. Os melhores condutores de calor são a Prata, o Cobre e o Alumínio. Condutibilidade eléctrica – regra geral, os metais são bons condutores de electricidade. Os melhores condutores de electricidade são: a Prata, o Cobre e o Alumínio. Maleabilidade e ductibilidade – todos os metais são maleáveis e dúcteis, isto é, podem ser reduzidos a lâminas e fios finos.
Tags