Prosa, Poesia.pptx

ROSIANERODRIGUESALVE1 122 views 16 slides Jun 23, 2023
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Prosa e Poesia


Slide Content

Poema – Onde os sentimentos são escritos

Apresentação da aula Tema da aula: Poema x Poesia – texto, arte e escrita. Etapa de ensino: 6º Ano Habilidade do Currículo Paulista: (EF69LP46) – Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.

Objetivos da aula Reconhecer as diferenças entre poema e poesia; Reconhecer traços característicos do gênero poema (ritmo, rima, versos e estrofes); Identificar a função social de um texto; Estabelecer expectativas sobre a interpretação dos textos a serem lidos.

Refletindo Para você, há diferença entre poema e poesia? © Pixabay

Poema Gênero textual estruturado por meio de versos (cada linha do poema); estrofes (conjunto de versos); as rimas (sons semelhantes) dão a musicalidade ao texto. Não são obrigatórias, porém muito comuns. O poema possui um eu lírico, ou seja, há um ser que expressa suas emoções, seus desejos, sonhos, entre outros. O eu lírico não é necessariamente o autor. Por exemplo, o poeta pode ser uma mulher, mas o eu lírico dá voz a um homem apaixonado. Poesia x poema Elaborado especialmente para o CMSP. © Pixabay

Elaborado especialmente para o CMSP. © Pixabay Poesia Arte que expressa as emoções por meio de variadas linguagens: música, dança, imagem e outros. Observe os textos verbais e os não verbais que aparecem nos slides a seguir e veja se neles há ou não poesia. Participe pelo chat. Poesia x poema

Um olhar sobre o texto “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores. Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! Como são belos os dias Do despontar da existência!” [...] ABREU, Casimiro de. Meus oito anos. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000472.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021. Grafite de Banksy em Belém-West Bank. ZaBander. CC BY-SA 4.0. Wikimedia Commons . Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:West_bank.png. Acesso em: 23 mar. 2021.

Um olhar sobre o texto https://www.youtube.com/watch?v=L2pqdHEa018 “Allegro”, de Vivaldi https://www.universalproductionmusic.com/pt-br/search?q=47191_2600&qtext=vivaldi&vtag=0&vwave=1&vdesc=1&ktype=1 Light Orchestra . Light Orchestra LED ballerinas with electro harp ! Licença Creative Commons. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L2pqdHEa018. Acesso em: 22 mar. 2021.

Temas na poesia e tipos de poemas Possíveis temas Amor Natureza Críticas sociais Solidão Tipos de poemas Poema lírico: Totalmente voltado para os sentimentos, emoções do eu lírico. Poema narrativo: Narra uma história por meio do poema. Poema dramático: Feitos para serem encenados. Poema concreto: Estruturado a partir de palavras que formam uma imagem. © Pixabay Elaborado especialmente para o CMSP.

Haikai O Haikai é uma modalidade poética de origem japonesa. O grande mestre de Haikai do século XVII – e fundador da poesia do haikai como é conhecida hoje – é Matsuo Bashô (1644 – 1694). No entanto, esse estilo de poesia influenciou também autores do mundo ocidental, inclusive no Brasil, com Paulo Leminski e Alice Ruiz. Aprender Sempre, 2021, Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 6 º Ano do EF II, vol. 1, p. 46. © Pixabay

Haikai Aprender Sempre, 2021, Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 6 º Ano do EF II, vol. 1, p. 46. 1. NAKASATO, O. F. Haikai. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rl/article/download/2273/2216. Acesso em: 22 ago. 2020. 2. BARTALINI, V. Natureza, Paisagem e Cidade, vol. 20, n. 33, p. 36 - 48, 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/posfau/article/download/80919/84561/. Acesso em: 22 ago. 2020. 3 e 4. MATSUO Bashô – dez haikais. Revista Prosa Verso e Arte, 2016. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-bashodez-haikais/. Acesso em: 22 ago. 2020. Texto 1 Quietude – o barulho do pássaro pisando as folhas secas. ( Ryúshi ) Texto 3 Borboletas e aves agitam voo: nuvem de flores. ( Matsuo Bashô ) Texto 2 Com a luz do relâmpago, barulho de pingos – orvalho nos bambus. ( Buson ) Texto 4 O sol de inverno: a cavalo congela a minha sombra. ( Matsuo Bashô )

a) O Haikai tem sempre o mesmo número de versos (linhas de um poema). Quantos versos você observou que eles têm? Mesmo com esta quantidade de versos, há clareza na informação? Justifique. R.: Há três versos. Mesmo com esta pequena quantidade, a informação é completa. O modo como o texto foi estruturado, nos permite visualizar a ideia compartilhada. Nas entrelinhas do texto Aprender Sempre, 2021, Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 6 º Ano do EF II, vol. 1, p. 46 - 47. b) Os Haikais partem, geralmente, de uma observação da natureza. Que elementos da natureza aparecem nos textos lidos? R.: Pássaros, folhas secas, relâmpago, bambu, borboletas, aves, flores, sol e cavalo.

c ) Se você tivesse que classificar cada Haikai em uma estação do ano, quais seriam? R.: O Haikai 1 fala sobre as folhas secas, o que nos faz inferir que se trata da estação do outono. O Haikai 2 fala da chuva e da luz e, por isso, pode ser associado ao verão. O Haikai 3 tem como imagens as flores e as borboletas, próprias da primavera. Por fim, o Haikai 4 fala sobre o inverno e suas sombras geladas. Nas entrelinhas do texto Aprender Sempre, 2021, Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 6 º Ano do EF II, vol. 1, p. 47.

Vimos a diferença entre poema e poesia; Contemplamos como a poesia está inserida na arte por meio de diferentes linguagens; Analisamos a estrutura e o conteúdo de um Haikai. Na aula de hoje

O poeta agora é você! Até a próxima! Não se esqueça de revisar o conteúdo e compartilhar com seus colegas. Até a próxima aula! Abraço apertado! Imagem: PowerPoint
Tags