Histórico O Gnutella surgiu em março de 2000, criado por Justin Frankel e Tom Pepper , da Nullsoft (vendida para a AOL – America Online), também criadores do Winamp . Inicialmente tinha por objetivo compartilhar receitas culinárias, como experimento.
Serviços ponto-a-ponto Também chamado de P2P ( Peer-to-Peer ) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
Características É baseado em TCP; Cria uma camada de aplicativo sobre a Internet e muda constantemente sua infra-estrutura ; Não é baseada em circuitos e sim em mensagens ; O Gnutella não faz unicast , mas broadcast ( útil para buscas, mas não para respostas) para realizar uma comunicação ; Para evitar que essas mensagens fiquem eternamente na rede, elas recebem um UUID de 128 bits ou um TTL; Quando o tráfego é maior do que a banda permite, os pacotes excedentes não são armazenados, fazendo com que haja perdas.
Protocolo Gnutella Com o protocolo Gnutella , baseado em aplicações P2P, as pessoas podem disponibilizar arquivos em seus discos rígidos a outras pessoas para download. O software cliente compatível com Gnutella permite que os usuários se conectem a serviços Gnutella pela Internet, localizem e acessem recursos compartilhados por outros pares ( peers ) Gnutella .
Protocolo Gnutella Quando um usuário está conectado a um serviço Gnutella , as aplicações cliente buscarão outros nós Gnutella aos quais se conectarem. Tais nós lidam com consultas para localização de recursos e respostas a tais solicitações. Eles também regem mensagens de controle, que ajudam o serviço a descobrir outros nós.
Softwares clientes Alguns deles são: BearShare , Gnucleus , Morpheus , WinMX , XoloX e LimeWire ( retirado do ar em 2010 sob a acusação de violação de direitos autorais e ação criminosa por parte dos desenvolvedores do programa e de seus usuários).
Software cliente - LimeWare
Pacotes O protocolo Gnutella define cinco tipos diferentes de pacotes : P ing - para descoberta de dispositivos; P ong – como resposta a um ping ; Q uery - para localização de arquivos; Q uery hit - como resposta a uma consulta; P ush - como solicitação de download.