Psicologia cognitiva e o conceito de estresse e de coping. Falamos do conceito associado a eventos traumáticos e a reação de cada sujeito ao mesmo. Alguns autores divergem em relação ao onceito de estresse. Apresenta-se o onceito de Burnout. O Coping como possível de ser apoiado pelo profissio...
Psicologia cognitiva e o conceito de estresse e de coping. Falamos do conceito associado a eventos traumáticos e a reação de cada sujeito ao mesmo. Alguns autores divergem em relação ao onceito de estresse. Apresenta-se o onceito de Burnout. O Coping como possível de ser apoiado pelo profissional.
Size: 1.67 MB
Language: pt
Added: Mar 07, 2023
Slides: 21 pages
Slide Content
Psicologia cognitiva A saúde e a psicologia cognitiva: estresse e coping
A memória Sábado vimos que: Depressão Covid Alzheimer afetam a memória.......
Estresse Selye (1936) apud Mello Filho e Burd (2010) conceituou o estresse realizando pesquisa com animais submetidos a estressores como dor, frio e fome, sendo que respondiam com padrões repetitivos de comportamento. O pesquisador pode identificar o que chamou de síndrome de adaptação, ou seja, os animais respondiam primeiro com alarme, resistência e esgotamento. Selye se prestou a identificar os efeitos orgânicos dos agentes estressores que culminavam em um Síndrome Geral de Adaptação (SGA).
Estresse A palavra “stress” é de origem latina e passou a ser usada em inglês para se referir a desconforto e opressão (LIPP, 1996). No campo da biologia e medicina entendemos estresse como uma reação do organismo a um evento positivo ou negativo que altera seu funcionamento.
Estresse: causas LIPP (1996) complementa o conceito de estresse dizendo que o mesmo possui causas externas ou internas, isso mesmo, tanto o mundo que nos cerca como nossos pensamentos e emoções podem nos causar estresse.
Estresse: interpretação O estresse é uma reação psicobiológica que ativa o sistema imunológico e endócrino afetando nosso corpo, mente e nossas interações sociais. O estresse é fruto de uma reação de adaptação do sujeito com seu corpo e personalidade inserido num mundo em determinado momento histórico e contexto cultural, econômico, e político. Que baru lho estressante !!! Não consigo fazer nada! Que barulhos estimulante !!! Que barulho ? Não suporto rúído , quero fugir ….
Estudos estresse Burd e Mello Filho (2004) esclarecem que os estudos behavioristas no campo da psicossomática se debruçaram sobre o problema da conexão entre determinantes psicológicos e ambientais do adoecimento, ou seja, o estresse. Atualmente de acordo com os mesmos autores, este tem sido o maior objeto de estudo da psicossomática: o estresse. A psicanálise trouxe muitas influências para o estudo da psicossomática, Freud identificou que os sintomas das histéricas eram provenientes de conflitos emocionais inconscientes.
Modelo cognitivo do estresse Lazarus e Folken foram os estudiosos deste modelo cognitivo de estresse, o qual é o mais respeitado atualmente e que superou a visão de Selye (STRAUB, 2014). Trata-de de um modelo que considera o evento estressor, a percepção do sujeito como estressor e finalmente: a circunstância. A circunstância pode alterar até mesmo a percepção interna do sujeito sobre o evento estressor. Lazarus entendeu que a situação estressora depende de uma avaliação cognitiva que implica em analisar: se o evento ameaça o bem estar da pessoa; se a pessoa consegue enfrentar o evento; e se os recursos que possuem estão funcionando (STRAUB, 2014).
Modelo transacional ou relacional A sequência proposta pelo autor sobre esta avaliação do evento é a seguinte: 1º Avaliação primária (isso vai me gerar problemas?); 2º Resultado: Irrelevante ou Benígno ou ameçado ; 3ª Avaliação secundária: como enfrentar? 4ª Ação em sim de enfrentamento; 5ª Reavaliação (deu certo?). Ex : Você pode por exemplo entender uma puxada de gravata do chefe como uma ameaça, risco de se perder o emprego. Ou uma brincadeira se a relação é outra.
Existe assim uma conexão entre linguagem e expressão de si no mundo a partir do corpo, ou seja, a doença é uma forma de simbolização, quando a fala é impedida (RODRIGUES, FRANÇA, 2010). Rodrigues e França (2010) apresentam um esquema explicativo: Estresse e somatização
Esquema explicativo
Enfrentamento segundo marilda lipp Para uma intervenção secundária quando o estresse já está instalado, os mesmos procedimentos podem ser realizados, com uma atenção especial para o sono, exercícios de respiração para diminuir a ansiedade e uma aprendizagem muito importante: Aprender a dizer não (e sim) (LIPP, 1996).
burnout A síndrome de estresse ocupacional mais conhecida é a Síndrome de Burnout, a palavra de origem inglesa quer dizer “queimou”. É o que dizemos quando estamos “pifados”, como um aparelho que não suporta mais a tensão elétrica. Panico e depressão Afeta memória, atenção, sono, peso, etc....
coping Lazarus e Folkman apud Burd e Mello Filho (2010) conceituaram o enfrentamento, em inglês coping, como o esforço comportamental e cognitivo para se reagir ao estresse. O organismo de cada um se organiza juntando recursos para avaliar e enfrentar situações estressoras.
Enfrentar!!! Do ponto de vista sócio-construtivista ao longo da vida vamos construindo mapas neurais de funcionamento de acordo com nossas vivências, estes mapas interagem com o meio se reformulando e criando novos discursos e os mesmos se alteram na relação intersubjetiva com o mundo. Mudança das narrativas ... constriucionismo ( mary Jane Spink ) Para Selye apud Burd e Mello Filho (2010), a resposta aos eventos estressores se constitui por um conjunto de reações físicas, psíquicas e comportamentais, a chamada síndrome geral de adaptação. de acordo com Selye , os traços hereditários influenciam no tipo de reação ao estresse bem como agentes externos como o clima, nosso estilo de vida, etc.
Modos de entender enfrentamento De acordo com Burd e Mello Filho (2010) muitos autores estudam estratégias básicas de enfrentamento sendo muitas as formas de abordá-las e classificá-las. Modelos cognitivos como os mapas representativos propostos por Selye priorizando uma construção mental do mundo e das estratégias de enfrentamento. Modelos comportamentais focam na interação das pessoas com os estímulos, gerando cadeias de respostas condicionadas. Modelos sócio-construcionistas , ou das representações sociais, trarão os discursos de uma cultura e sociedade, para compreender a identidade da pessoa submetida ao evento estressor.
E mais modelos de coping Modelos psicanalíticos permitiram compreender que situações vividas em tenra idade e que não tiveram espaço na consciência ou não foram solucionadas podem aparecer em forma de sintomas (sendo um estressor interno). O modelo transacional amparado nas ideias de Lazarus e Folkman se baseia na compreensão do coping como uma relação sujeito-ambiente, com função de administrar a situação estressora, que parte da avaliação, e culmina na mobilização do esforço para suportar as consequências relacionais.
Estratégias de enfrentamento São inúmeras as estratégias de enfrentamento e elas dizem respeito a muitas variáveis já apontadas. Uma pessoa que enfrenta um evento estressor pontual, como uma entrevista de emprego, terá enfrentamento diferente daquele que enfrenta um evento recorrente, como uma doença crônica. E ainda é preciso saber quem é esta pessoa, onde ela vive, no que crê, e onde quer chegar. Por isso as estratégias são diversas.
Jalowiec e Powers Lista de estratégias:
A taL : resiliência O conceito de resiliência se opõe ao de vulnerabilidade pessoal (não social), pode ser entendida como a capacidade da pessoa para adaptar-se a eventos negativos evitando danos maiores e está intimamente ligado ao conceito de coping , que seria a forma de lidar com os estressores. Straub (2013) defende que a resiliência é originalmente uma condição genética de condição adaptativa. Outros autores porém entendem que não se trata de uma capacidade inata, podendo a mesma ser desenvolvida durante a vida, salientam ainda que não é estática, podendo mudar de acordo com as experiências.
END Matéria da prova: TCC de Beck TCC- Esquemas de Young Diferenças neuro e psi Sofrimentos psíquicos Estresse e enfrentamento