Introdução ao conceito de Psicologia e Psicologioa Organizacional
Size: 1.88 MB
Language: pt
Added: Jun 08, 2015
Slides: 6 pages
Slide Content
Psicologia das Relações Humanas
O que é Psicologia? A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. (DAVIDOFF, 2001)
Onde o Psicólogo pode atuar? São diversas as areas de atuação do Psicólogo, são algumas delas: Psicologia Experimental Psicologia da Personalidade Psicologia Clínica Psicologia Social Psicologia Organizacional Psicologia da Educação Psicologia Hospitalar Psicologia Esportiva Psicologia Forense Neuropsicologia
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL O que faz ? A Psicologia Organizacional tem papel importante nas organizações, pois é responsável pela avaliação do fator humano dentro de várias áreas nas empresas. Os profissionais da área de Psicologia Organizacional podem atuar em diversas frentes, tais como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), no planejamento de gestão de pessoas, na seleção de profissionais, em planos de ascensão profissional e na orientação de carreira. Em termos de bem-estar, os psicólogos podem atuar na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados. Além disso, a participação em projetos estratégicos dos diversos setores da organização é essencial para identificar e reduzir possíveis impactos negativos na vida das pessoas, bem como para potencializar efeitos positivos.
Piscologia Organizacional A Atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho nos principais Subsistemas de RH: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Tarefas, Qualidade de Vida no Trabalho, Coaching, Clima Organizacional.
. A Psicologia Organizacional se faz importante porque está presente em todos os segmentos organizacionais, em todas as empresas nas quais se aplica a necessidade de considerar o Fator Humano de seus colaboradores como papel fundamental da produtividade e com benefícios mútuos. Além disso, essa é a Especialidade da Psicologia que mais emprega estudantes (para vagas de estágio) e profissionais (para vagas efetivas). Vemos uma grande abertura do mercado que está receptivo às pessoas mais qualificadas, que reúnem conhecimento, habilidades e atitudes para atuar na Gestão de Pessoas nos mais diversos Subsistemas de RH.