Psicologia função simbólica e desenvolvimento da linguagem

psicomania 19,702 views 10 slides Mar 25, 2011
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Escola Secundária de Rocha Peixoto Grupo II Função Simbólica e Desenvolvimento da linguagem na criança Psicologia A Psicologia A Curso Tecnológico de Desporto Ano Lectivo 2010/2011

Introdução “Nascer Homem não é condição única e suficiente para o desenvolvimento das capacidades superiores e especificamente humanas”.

A nossa imagem do mundo é criada a partir do desenvolvimento das formas simbólicas. Esta imagem é o produto da conversão do conteúdo perceptivo da realidade, da própria apreensão da realidade, em conteúdo simbólico. Como sabemos, a função simbólica substitui os objectos reais por símbolos, signos, palavras e representações que evocam na sua ausência . Função Simbólica

F unção simbólica da linguagem

Este armazenamento está relacionado com a função simbólica da linguagem, pois a aquisição da linguagem só é possível a partir da representação simbólica, a qual é posterior ao amadurecimento visual . Esta representação surge a partir da imagem visual criada pela percepção óptica, que é a unidade espacial “do símbolo” .Por outro lado, a criança aprende a linguagem uma vez que está familiarizada com o mundo, com os objectos , dependendo do desenvolvimento das zonas de associação do cérebro. Tanto a evolução da criança quanto sua visão de mundo interferem na aquisição e desenvolvimento da linguagem .

Desenvolvimento da linguagem Capacidade simbólica por intermédio da qual a mente representa a realidade, mesmo na sua ausência. O seu desenvolvimento inclui um período pré-linguístico e um período linguístico. É indissociável do pensamento e, por conseguinte, de todos os aspectos humanos superiores.

A linguagem funciona ao mesmo tempo como instrumento que possibilita a comunicação com o exterior, com o outro, e como condição que viabiliza o pensamento e a consciência reflexiva. Os pensamentos que o espírito humano produz e a capacidade de representar a realidade por meio de símbolos, não existem sem terem por base a linguagem. A realidade do pensamento manifesta-se, assim, através da linguagem. Não há pensamento verdadeiramente humano sem linguagem.

Meses/anos Evoluções Recém-nascido Desenvolve em poucos meses a capacidade de simbolizar. Os bebés reconhecem desde o nascimento a sua língua materna. 4 meses Identificam o seu próprio nome e distinguem-no de um outro que contenha o mesmo número de sílabas. 8 meses Reconhecem e reagem a certas palavras, mesmo quando estas se encontram inseridas em frases. 12 meses Alguns bebés começam a dizer as suas primeiras palavras. 18 a 24 meses O vocabulário enriquece-se bruscamente, surgindo, nesta altura, as primeiras frases curtas. 3 anos Compreendem um número infindável de frases da língua materna.

Fim
Tags