Psicologia Humanista, abordando as teorias de Carl Rogers e Maslow
Size: 1.31 MB
Language: pt
Added: May 31, 2017
Slides: 34 pages
Slide Content
Centro Universitário Unirg Psicologia 2º Período Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Professora: Márcia Helena Padilha Alunos: Andressa Dantas da Silva Daniela Ponciano Oliveira Dennis Martins Adriano
DINÂMICA
Psicologia Humanista - Carl Rogers - Abraham Maslow
A psicologia humanista teve sua origem na metade do século XX, e sua importância aumentou significativamente nas décadas 60 e 70.
Momento de Constituição: Antecedentes Históricos Psicologia Humanista: semelhanças com o movimento humanista . O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XIV com o Renascimento e difundido pela Europa, marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
O homem passa ser o centro de interesse (antropocentrismo ). Valorização do ser humano, As emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas ;
P sicologia humanista A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70; Como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente, defendido pela Psicanálise.
A psicologia humanista ensina que o ser humano possui no seu interior um potencial de autorrealização. De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico;
Na Psicologia Humanista a possibilidade de mudança depende da vontade individual. Resgata subjetividade, emoções próprias e particulares de cada um. Maior ênfase a consciência , homem como ser uno e em evolução ; Homem dotado de possibilidades de se desenvolver , realizar e tende naturalmente para o equilíbrio e a auto- organização .
Carl Rogers Carl Ransom Rogers (1902-1987) foi o mais influente psicólogo na história americana, desenvolveu a Psicologia Humanista; Carl Rogers, nasceu em Oak Park, Illinois , nos Estado Unidos, no dia 8 de janeiro de 1902. Carl Rogers 1902-1987
Nasceu de uma família cristã, onde os valores tradicionais, religiosos, princípios da educação moral e o respeito ás questões ética eram amplamente cultivados. Casou-se em 1924 com Hellen Elliot (amiga de infância) Teve dois filhos: David e Natalie Roger com sua filha Natalie, em 1981
Em 1919 ingressou na Universidade de Wisconsin cursando Agricultura, neste mesmo período transferiu seu curso para História Logo após, com intuito de dedicar-se para carreira Eclesiástica Rogers, passou a frequentar o Seminário Teológico Unido, em Nova Iorque, onde recebeu uma liberal visão filosófica da religião. Transferindo-se para o Teachers College da Columbia University , foi introduzido na psicologia. Obteve seus títulos de Mestre em 1928 e Doutor em 1931.
Rogers foi, por duas vezes, eleito presidente da Associação Americana de Psicologia e recebeu desta mesma associação os prêmios de Melhor Contribuição Científica e o de Melhor Profissional. Rogers morreu em 1987, aos 85 anos de idade.
Fundamentação Teórica Rogers prioriza o indivíduo enquanto pessoa, valorizando a auto- realização, seu crescimento pessoal.
Auto- realização Carl Rogers acreditava que todos os seres humanos são motivados por um processo voltado para o crescimento, que ele denominava tendência para a realização, Embora essa ânsia pela auto realização seja inata, pode ser incentivada ou reprimida por experiências da infância e por aprendizagem.
Terapia Centrada no Cliente Um cliente é alguém que deseja um serviço e que pensa não poder realizá-lo sozinho. A tarefa do terapeuta não é curar , mas prover aceitação, compreensão e observações ocasionais. O cliente precisa saber que o terapeuta é autêntico, preocupa-se, ouve e o compreende de fato.
A Estrutura da Personalidade O organismo é o foco de toda experiência; O Self é a visão que a pessoa tem de si própria, baseada nas experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras, e é onde contém a tendência para a realização. Self ideal seria aquilo que você gostaria de ser, como você se imagina ser.
Congruência Roger define congruência como o grau de exatidão entre a experiência e a tomada de consciência. Um alto grau de congruência significa que uma pessoa é ajustada, madura, aceita toda a variedade de experiências sem ameaça ou ansiedade.
Incongruência Ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. Por exemplo: Pessoas que dizem estar passando por um período maravilhoso mas que se mostram entediadas, isoladas ou facilmente doentes, estão revelando incongruência
Campo Experiencial Self Comunicação Consciência Congruência: coerência do sujeito em termos de seus pensamentos, sentimentos, percepções e ações.
Abraham Maslow Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Abraham Maslow (1908-1970) nasceu no Brooklyn , Estados Unidos, no dia 01 de abril de 1908. Descendente de russos e judeus, viveu uma infância bastante infeliz e miserável, para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas.
Estudou Direito no City College of New York, mas interessou-se pela psicologia, curso que faria na Universidade de Wisconsin , onde também fez mestrado e doutorado. Abraham Maslow faleceu na Califórnia, Estados Unidos, no dia 08 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco.
Fundamentação Teórica Abraham Maslow , acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora , sendo este o nível mais alto da existência humana. Auto-realização : todo indivíduo é dotado de propensão de auto-realização . Envolve o uso de todas as qualidades e habilidades, desenvolvimento e aplicação plena do potencial individual. Auto- atualização : elemento central da teoria - exploração de talentos , capacidades e potencialidades . Escolher opção para crescimento
Apenas sujeito auto- realizados podem expressar amor pleno sem conceber objeto a partir de suas necessidades Sociedade e cultura podem apenas ajudar o homem a concretizar o que já existe em sí .
Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava . Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto-realização , pelas sucessivas necessidades satisfeitas.
Neuroses: privação de necessidades básicas Motivação de deficiência : mudar o que está insatisfatório ou frustrante Motivação do Ser: motivação para crescimento
"... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais". Maslow
Contribuições para a Aprendizagem Do ponto de vista da educação a Psicologia Humanista, valoriza o educando como um todo, considerando seus pensamentos e ações e não apenas seu intelecto Na educação, deve-se centrar seu processo nas necessidades do aluno . A aprendizagem é um processo de aprimoramento do indivíduo e não apenas do conhecimento.
Todo aluno tem potencialidade para aprender e a tendência a realizar essa potencialidade ; A aprendizagem significativa ocorre quando o conteúdo da aprendizagem é percebido como relevante para o aluno, a partir de seus próprios objetivos; Aluno que realiza sua potencialidade para aprender, torna-se aberto à experiência e reciprocidade.
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”. ( ROGERS , COELHO e JOSÉ, 1993)
Considerações Finais
Referências Abordagem Centrada na Pessoa - ACP - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/abordagens/centrada-na-pessoa/abordagem-centrada-na-pessoa-acp#ixzz1cgWr09Xv. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011 . Ballone GJ - Carl Rogers , in. PsiqWeb , internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/ , pesquisado em 05 de Novembro de 2011. Carl Rogers - Biografia - Psicologado Artigos http:// artigos.psicologado.com/abordagens/centrada-na-pessoa/carl-rogers-biografia#ixzz1cgXjoES . Pesquisado em 03 de Novembro de 2011. Carl Rogers – Vida e Obra. Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calr-rogers/biografia-calr-rogers-1. php . Pesquisado em 03 de Novembro de 2011. Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa (7ª ed.). Lisboa: Moraes Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1675391-teoria-self-carl-rogers-conceitos/#ixzz1euqqRPut. Imagens retiradas e disponível no http://aprendiendoavivirsiempre.blogspot.com/2009/05/la-psicologia-humanista.html, http://lurra-bilbao.com/psicologia-humanista.html e http://www.taringa.net/posts/info/10233401/Psicologia-Humanista-_-Equot_La-Tercera-FuerzaEquot_.html. Pesquisado em 03 de Novembro de 2011
Agradecemos à atenção de todos e nos colocamos para maiores esclarecimento . Andressa Dantas da Silva Daniela Ponciano Oliveira Dennis Martins Adriano