Psicologia pastoral parte 1. david

DaviddeSilva9 139 views 11 slides Mar 08, 2021
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Psicologia Pastoral
Aula curso de Teologia CETAD
Feira de Santana Bahia


Slide Content

Psicologia Pastoral Parte 1

PSICOLOGIA ~Definição: Do grego “ Psykhê ”(alma) + “logos” (estudo) significa o “ estudo da alma”. Disciplina que investiga as atividades mentais e do comportamento em função do meio Ciência do comportamento humano.

PSICOLOGIA P s i c o l og ia é a ciên c ia d o s f en ô m e nos p s í q ui c o s e d o c ompor t am e n t o . E nt e n d e - se po r c omp o r t a me nt o u m a e s trut u r a vi v en c ial i nt e r n a qu e s e man i f e st a n a c o n du t a.

Alguns ramos da Psicologia Psicologia Educacional ou Escolar; Psicologia Dinâmica; Psicologia do Trabalho; Psicologia Espiritual (investiga a experiência religiosa) Psicologia Pastoral.

Psicologia Pastoral Definição: A p s i c o l o gia pa s t o r al , n a su a essê n cia e na su a t a r e f a, é ci ê nc ia auxili ar d a t eo lo g ia p a s t o r al e, c om o e s t a, se r v e d i r e t a me nt e à assi s t ê n c i a esp i ritual e p r á ti c a . A p s i c o l o gia pa s t o r al p od e d e f i n i r - s e, nout r as p al a v r as, c o mo ci ê n cia p s i c o l ó gi c a enqua n t o o f e r e c e o s c onhec i me nt o s p s i c o l óg i c os n e c e ssá r i o s à assi s t ên c ia esp i ritua l . C om o a ass i s t ên c ia esp i ritual t em p o r obj e t o a a l ma hu m ana, o pa s t o r d e a l mas a gi r á c om t a n t o mais sucess o , qua n t o m a is c onhec e r a a l ma .

Desenvolvimento Histórico da psicologia pastoral Podemos esquematizar o desenvolvimento histórico da psicologia pastoral em quatro grandes períodos: 1- Primeiro Período: A psicologia pré - científica = Conhecimento primitivo e vulgar sobre o comportamento humano. 2- Segundo Período: A Psicologia Experimental = Método de observação e coleta, que seleciona coisas ou atos que se deseja estudar. 3- Terceiro Período- Era das Escolas Psicológicas = Marcado por opiniões nitidamente diferentes quanto ao que deveria ser a psicologia 4- Quarto Período: Psicologia Contemporânea = Atualmente, ainda podemos dizer que a Psicologia é uma ciência complexa, que engloba várias ideias, inúmeras correntes e escolas.

Principais Teorias da Psicologia Pastoral Psicanálise de C. G. Jung; Terapia Centrada no Paciente, de Carl Rogers: E a Logoterapia , de V. Frankl .

OBJETIVOS DA PSICOLOGIA PASTORAL Proporcionar um diálogo franco entre membros e pastores; Buscar o bem-estar do indivíduo e famílias que frequentam as reuniões de culto; Disponibilizar aos membros da igreja ajuda pastoral nas mais variadas situações da vida; Tornar o pastor um conselheiro que inspire confiança; Tornar a igreja um ambiente terapêutico; Preparar o Pastor psicologicamente para o atendimento ás pessoas em situações de crises, pânico, tristezas, perdas, desespero, luto, etc. “Não há lugar mais terapêutico do que relações humanas sadias”.

OBJETIVOS DA PSICOLOGIA PASTORAL Segundo Clinebell “ A psicologia Pastoral é a utilização de uma variedade de métodos de cura para ajudar as pessoas a lidar com seus problemas e crises de uma forma mais conducente e a experimentar a cura, a partir do quebrantamento.

O Pastor e a P sicologia Pastoral Como vai a sua saúde física e mental? Como vai a família? Como vai sua vida financeira? Como vai a vida sexual? Como vai a sua liderança pastoral? Como vai as finanças da igreja? Seu salário (prebenda) está em dia? Tem tempo diário para o devocional? Prepara as mensagens para a igreja?

O Pastor e a Psicologia Pastoral Suas vestimentas demonstram cuidado, asseio, higiene pessoal? É um bom representante da igreja? Seu carro é limpo? Possui casa própria? Sua esposa Ajuda no seu ministério? Seus filhos são cristãos? Sua casa é um ambiente cristão? Pratica algum esporte ou exercício físico? Tem se preparado para a velhice? Depois do ministério o que será de você e sua família?
Tags