questões esparta elaboradas para exercitar.pptx

CeniraGomes 8 views 16 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Questões relacionadas ao assunto Esparta, para fins de conhecimento sobre o assunto.


Slide Content

1)Classe social dos servos de Esparta que sofria com a constante violência da aristocracia espartana: a) periecos b) esparciatas c) hilotas d) metecos e) eupátridas

2)A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C. São eles: a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico. b) greco-romano, dórico, homérico, clássico. c) dórico, ateniense, clássico e helenístico. d) helenístico, homérico, ateniense e clássico. e) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico

3)Os esparciatas eram a aristocracia espartana, sendo aqueles que detinham as terras, a riqueza e o poderio político. Os membros dessa classe referiam a si mesmos como homoioi , termo do grego que significa: a) soberanos b) superiores c) dominadores d) iguais e) escolhidos

4)Na sociedade espartana, o que era a agogê : a) um imposto cobrado dos hilotas. b) um conselho de cinco anciãos esparciatas. c) um festival religioso para Ares. d) o sistema de educação espartano. e) nenhuma das alternativas acima.

5)Para os espartanos, sua organização política e social foi um feito estabelecido por um legislador chamado: a) Pausânias b) Leônidas c) Licurgo d) Péricles e) Sólon

6)( Fgv 2015) É a partir do século VIII a.C. que começamos a entrever, em diferentes regiões do Mediterrâneo, o progressivo surgimento das cidades-Estados ou pólis. Elas formaram a organização social e política dominante das comunidades organizadas ao longo do Mediterrâneo nos séculos seguintes. (Norberto Luiz Guarinello , História Antiga, 2013, p. 77. Adaptado) Nas pólis, é correto assinalar a crescente importância da mulher e da família nos espaços públicos. b) reconhecer a presença de espaços públicos, caso da ágora. c) destacar uma característica: a inexistência de espaços rurais. d) identificar a acumulação de capital pela ação do Estado. e) apontar para a sua essência: a organização urbana estruturada para a guerra.

7)( Fgv 2014)São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga: a) desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica. b) desenvolvimento das póleis e expansão pelo Mediterrâneo. c) rivalidades entre Esparta e Atenas e Guerra do Peloponeso. d) enfraquecimento das póleis e expansão macedônica. e) guerras entre gregos e persas e o fim da democracia ateniense.

8)A importância da sociedade grega na Antiguidade é tratada como uma das principais fontes de estudos acerca do passado humano. Assim sendo, o filme “300” de Zack Sinyder , baseado na HQ “Os 300 de Esparta” de Frank Miller, faz uma representação de como era articulada as ideias militaristas em Esparta. Portanto, acerca da educação espartana, podemos destacar: A) A prioridade da educação espartana era a formação militar de seus soldados, que deveriam ser a honra e a glória de seu povo. Devido a essa ideia, os espartanos nos primeiros anos de sua educação já iniciavam os treinamentos militares e não valorizavam questões da vida ética e moral para sua formação como guerreiro. B) A educação espartana valorizava acima de tudo as questões morais e poéticas na formação de seus soldados. Até os vinte anos de idade, os jovens espartanos estudavam música, teatro e poesia. Os treinamentos militares só tinham início após os vinte e um anos de idade. C) Em Esparta, a educação era igual para os meninos e meninas. Ambos eram educados para serem bons administradores e bons filósofos, pois o ideal para o cidadão espartano era a formação de uma pessoa letrada e politizada. D) A prática da eugenia era utilizada como um ritual religioso pelos espartanos. Ao nascer, a criança era examinada com o objetivo de saber se seu corpo era saudável ou não. Por isso, havia uma seleção de espécies logo após o nascimento, em que os considerados mais “fracos” não sobreviviam.

9)Com a preocupação de manter a ordem social, os esparciatas mantiveram rígido controle sobre as atividades culturais da cidade.  O governo estimulou o  laconismo, a xenofobia e a xenelasia. ( Piletti , Nelson / Arruda, José Jobson de A. Toda a História: História Geral e História do Brasil. Ed. Ática – São Paulo, 2006.p, 46.) Sobre a educação da mulher espartana, podemos afirmar que: A) Conduzia a mulher a entender exclusivamente de política e de filosofia, pois isso seria importante na elaboração de boas leis para Esparta e para melhorar a política da cidade. B) A educação da mulher era baseada em um regime totalitário em que o governo substituía a educação dos pais pela educação voltada para a prática militarista. C) A mulher espartana, além de treinar no quartel, era vista como um objeto de reprodução que necessitava de um corpo saudável para gerar filhos fortes que se tornariam futuros soldados espartanos. D) De acordo com os estudiosos, a mulher espartana não podia realizar atividades físicas nos quartéis e eram totalmente submissas ao homem, tendo a única e exclusiva missão de gerar filhos saudáveis e cuidar dos serviços domésticos.

10)(Mackenzie) "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Troia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são: a) A República - Platão. b) Édipo Rei - Sófocles. c) A Ilíada - Homero. d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo. e) A História da Guerra do Peloponeso - Tucídides.

11)(Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico: a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista. b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social. c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis. d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais. e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais

12)“A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma.” ( Toynbee , Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO). Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam: a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega. b) um recurso de expansão das colônias gregas. c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si. d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego. e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

13)(Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: a) a concepção de democracia com a participação do voto universal. b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos. c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas as suas dimensões. d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão. e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades acrópoles.

14)Qual das alternativas abaixo expressa corretamente uma influência da Grécia Antiga nas sociedades ocidentais contemporâneas? A - O sistema de castas sociais rígidas e hereditárias, que ainda vigora na maior parte dos países ocidentais. B - A organização social centrada no absolutismo monárquico, herdada diretamente dos reis gregos antigos. C - A valorização da democracia direta, como praticada em Atenas, que inspirou modelos políticos modernos. D - A proibição da filosofia como forma de pensamento crítico, característica comum entre os gregos clássicos. E - A adoção universal da religião politeísta grega pelas instituições religiosas do Ocidente.

15) Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta. Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a) a) competição para a escolha de representantes. b) campanha pela revitalização das oligarquias. c) estabelecimento de mandatos temporários. d) declínio da sociedade civil organizada. e) participação no exercício do poder
Tags