Rússia: natureza e espaço socioeconômico

5,637 views 16 slides Jun 04, 2017
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Aula de Geografia do 9º Ano sobre: Rússia - Natureza e espaço socioeconômico.


Slide Content

Da Rússia à Rússia: Natureza e espaço socioeconômico CAPÍTULO 9

Aspectos físico-naturais da Rússia A Rússia, ou Federação Russa: Território dividido em dois continentes: Europa e Ásia. Fisicamente separados pelos Montes Urais. Abrangem uma área de 17 milhões de Km² Composto por: Regiões administrativas, repúblicas e distritos autônomos.

Rússia - posição geográfica

Rússia – Relevo e hidrografia

Rússia - Clima

Sibéria

Moscou

Do Império Russo à Federação Russa Processo de formação, expansão e consolidação do Império Russo: Séculos XV e XVI . Czares Ivan III e Ivan IV . Ivan IV consolidou o czarismo: Expansão do império por meio de guerras e conflitos. Do século XV ao XVIII o Império Russo se expandiu na Ásia. Expansão com base na ideologia pan-eslava : Desejo de unificação de todos os povos eslavos.

A Revolução Bolchevique e a Criação da URSS Revolução Industrial: Transformações econômicas que provocaram problemas sociais. Séc. XVIII e XIX . Camponeses e Operários eram submetidos a condições miseráveis de vida. Carência nas áreas de saúde e educação. Participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918): Agrava a situação dos russos. Dentro dos movimentos de oposição é fundado o Partido Operário Social-Democrata Russo ( POSDR ). Divisão do partido em duas frentes políticas: os mencheviques e os bolcheviques. O czar Nicolau II abdica do trono em 1917.

Os bolcheviques realizaram em outubro de 1917 a Revolução Socialista Russa e saíram da guerra, sob a liderança de Vladmir Lenin. Partido Bolchevique no poder é adotado uma economia centralizada e planificada. Fundamentação nas ideias de Karl Marx e Friedrich Engels. No Governo de Josef Stalin a URSS obtém liderança no senário geopolítico mundial.

URSS no contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria Durante e após a II Guerra Mundial, a URSS continua sua expansão territorial, adotando uma postura imperialista. Na Europa: Anexou parte da Finlândia, a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Exerceu influência em parte da Alemanha, da Polônia, da Romênia e da Tchecoslováquia. Ao final da II Guerra Mundial, a URSS tinha se tornado uma grande potência militar. Possuía um vasto território dividido em quinze repúblicas federadas, unidas por um governo central e ditatorial, sediado em Moscou. Os anos que se seguiram foram marcados pela Guerra Fria (1945-1991)

Planos quinquenais e o fim da União Soviética A rica estrutura geológica da URSS, possibilitou a exploração de vários recursos minerais e energéticos que deram suporte à industrialização do país. Planos de ajuda e organização econômica nos diversos setores. Durante as primeiras décadas da Guerra Fria a URSS desenvolveu tecnologia em setores como: aeroespacial, militar, nuclear e informática Primeira viagem espacial com tripulação humana; Ampliação do arsenal nuclear; Sistema de Inteligência e segurança, a KGB. Formação de uma junta militar socialista (Pacto de Varsóvia).

Ajuda política e econômica a Cuba, envolvimento em conflitos pelo mundo, influência militar nas guerras das Coreias, do Afeganistão, do Vietnã e do Irã-Iraque Essas ações elevaram os gastos do governo. A qualidade de vida diminuiu. A URSS começa a perder influência econômica sobre o Leste Europeu e apresentar sinais de desgastes entre 1970 e 1980. 1985: chega ao poder Mickhail Gorbachev: mudanças inovadoras e radicais. Perestroika: planos de restruturação econômica (abertura da economia. Glasnost: abertura ou transparência política. Movimentos separatistas e nacionalistas no Leste Europeu. Fim da URSS em 1991, finalizando a Guerra Fria.

Aspectos demográficos e econômicos da Rússia Registra um processo de envelhecimento populacional. Redução das taxas de natalidade e de mortalidade. População - Migração e ritmo de crescimento Grande diversidade é tnica e na composição da população russa. Predominam os russos, seguidos de ucranianos, bielorrussos, uzbeques, cazaques, turcomenos, azerbaijanos, entre outros. Heterogeneidade cultural: diversas línguas e dialetos. A expansão russa gerou um processo conhecido como russificação. Com a revolução socialista houve um intenso processo de migração de russos para regiões vizinhas.

Situação econômica A crise de 2008 (Estados Unidos) também atingiu a Rússia. Desde 2009, a economia russa vem dando sinais de recessão. Metade das receitas públicas do país é proveniente do petróleo. A moeda russa, o rublo, sofreu uma desvalorização de 41% em 2014. Produtos agropecuários: Cereais, beterraba, legumes, frutas e carnes. Demais produtos: petróleo, gás natural, metais, automóveis e produtos químicos. O PIB russo em 2014 foi de 1,85 trilhão de dólares (10ª economia do mundo), o Brasil produziu 2,35 trilhão de dólares no mesmo ano (7ª economia do mundo), EUA lidera o ranking com 17,41 trilhão de dólares.

Movimentos separatistas na Chechênia e na Ucrânia Separatismo Checheno: A Chechênia é uma divisão administrativa russa. Instável desde sua conquista, quando houve a resistência de persas e otomanos. Em 1991 os chechenos declaram independência, com posterior invasão do governo russo em 1994. Atualmente, a região continua como parte da república russa. Separatismo ucraniano: Conflitos políticos internos, agravados pela disputa da Criméia, anexada pela Rússia em 2014.