Aula de Geografia do 9º Ano sobre: Rússia - Natureza e espaço socioeconômico.
Size: 1.16 MB
Language: pt
Added: Jun 04, 2017
Slides: 16 pages
Slide Content
Da Rússia à Rússia: Natureza e espaço socioeconômico CAPÍTULO 9
Aspectos físico-naturais da Rússia A Rússia, ou Federação Russa: Território dividido em dois continentes: Europa e Ásia. Fisicamente separados pelos Montes Urais. Abrangem uma área de 17 milhões de Km² Composto por: Regiões administrativas, repúblicas e distritos autônomos.
Rússia - posição geográfica
Rússia – Relevo e hidrografia
Rússia - Clima
Sibéria
Moscou
Do Império Russo à Federação Russa Processo de formação, expansão e consolidação do Império Russo: Séculos XV e XVI . Czares Ivan III e Ivan IV . Ivan IV consolidou o czarismo: Expansão do império por meio de guerras e conflitos. Do século XV ao XVIII o Império Russo se expandiu na Ásia. Expansão com base na ideologia pan-eslava : Desejo de unificação de todos os povos eslavos.
A Revolução Bolchevique e a Criação da URSS Revolução Industrial: Transformações econômicas que provocaram problemas sociais. Séc. XVIII e XIX . Camponeses e Operários eram submetidos a condições miseráveis de vida. Carência nas áreas de saúde e educação. Participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918): Agrava a situação dos russos. Dentro dos movimentos de oposição é fundado o Partido Operário Social-Democrata Russo ( POSDR ). Divisão do partido em duas frentes políticas: os mencheviques e os bolcheviques. O czar Nicolau II abdica do trono em 1917.
Os bolcheviques realizaram em outubro de 1917 a Revolução Socialista Russa e saíram da guerra, sob a liderança de Vladmir Lenin. Partido Bolchevique no poder é adotado uma economia centralizada e planificada. Fundamentação nas ideias de Karl Marx e Friedrich Engels. No Governo de Josef Stalin a URSS obtém liderança no senário geopolítico mundial.
URSS no contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria Durante e após a II Guerra Mundial, a URSS continua sua expansão territorial, adotando uma postura imperialista. Na Europa: Anexou parte da Finlândia, a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Exerceu influência em parte da Alemanha, da Polônia, da Romênia e da Tchecoslováquia. Ao final da II Guerra Mundial, a URSS tinha se tornado uma grande potência militar. Possuía um vasto território dividido em quinze repúblicas federadas, unidas por um governo central e ditatorial, sediado em Moscou. Os anos que se seguiram foram marcados pela Guerra Fria (1945-1991)
Planos quinquenais e o fim da União Soviética A rica estrutura geológica da URSS, possibilitou a exploração de vários recursos minerais e energéticos que deram suporte à industrialização do país. Planos de ajuda e organização econômica nos diversos setores. Durante as primeiras décadas da Guerra Fria a URSS desenvolveu tecnologia em setores como: aeroespacial, militar, nuclear e informática Primeira viagem espacial com tripulação humana; Ampliação do arsenal nuclear; Sistema de Inteligência e segurança, a KGB. Formação de uma junta militar socialista (Pacto de Varsóvia).
Ajuda política e econômica a Cuba, envolvimento em conflitos pelo mundo, influência militar nas guerras das Coreias, do Afeganistão, do Vietnã e do Irã-Iraque Essas ações elevaram os gastos do governo. A qualidade de vida diminuiu. A URSS começa a perder influência econômica sobre o Leste Europeu e apresentar sinais de desgastes entre 1970 e 1980. 1985: chega ao poder Mickhail Gorbachev: mudanças inovadoras e radicais. Perestroika: planos de restruturação econômica (abertura da economia. Glasnost: abertura ou transparência política. Movimentos separatistas e nacionalistas no Leste Europeu. Fim da URSS em 1991, finalizando a Guerra Fria.
Aspectos demográficos e econômicos da Rússia Registra um processo de envelhecimento populacional. Redução das taxas de natalidade e de mortalidade. População - Migração e ritmo de crescimento Grande diversidade é tnica e na composição da população russa. Predominam os russos, seguidos de ucranianos, bielorrussos, uzbeques, cazaques, turcomenos, azerbaijanos, entre outros. Heterogeneidade cultural: diversas línguas e dialetos. A expansão russa gerou um processo conhecido como russificação. Com a revolução socialista houve um intenso processo de migração de russos para regiões vizinhas.
Situação econômica A crise de 2008 (Estados Unidos) também atingiu a Rússia. Desde 2009, a economia russa vem dando sinais de recessão. Metade das receitas públicas do país é proveniente do petróleo. A moeda russa, o rublo, sofreu uma desvalorização de 41% em 2014. Produtos agropecuários: Cereais, beterraba, legumes, frutas e carnes. Demais produtos: petróleo, gás natural, metais, automóveis e produtos químicos. O PIB russo em 2014 foi de 1,85 trilhão de dólares (10ª economia do mundo), o Brasil produziu 2,35 trilhão de dólares no mesmo ano (7ª economia do mundo), EUA lidera o ranking com 17,41 trilhão de dólares.
Movimentos separatistas na Chechênia e na Ucrânia Separatismo Checheno: A Chechênia é uma divisão administrativa russa. Instável desde sua conquista, quando houve a resistência de persas e otomanos. Em 1991 os chechenos declaram independência, com posterior invasão do governo russo em 1994. Atualmente, a região continua como parte da república russa. Separatismo ucraniano: Conflitos políticos internos, agravados pela disputa da Criméia, anexada pela Rússia em 2014.