KarolineSTavares
45,324 views
9 slides
Dec 17, 2011
Slide 1 of 9
1
2
3
4
5
6
7
8
9
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 3.93 MB
Language: pt
Added: Dec 17, 2011
Slides: 9 pages
Slide Content
Realismo no Brasil
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A literatura realista surge no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis,em 1881. O Brasil,durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo,sofreu varias mudanças na história econômica,política e social.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denuncia dos problemas sociais como,por exemplo: miséria,pobreza,exploração,corrupção entre outros. Com uma linguagem clara,os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão.
O realismo manifestou-se principalmente na pintura,onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. O pintor Gustave Couber,chocou o publico pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais.
O Realismo no Brasil pode ser dividido entre as produções em prosa e poesia,nas quais se destacam os autores: Aluísio Azevedo Raul Pompéia Machado de Assis Vejamos alguns trechos:
“ Ele pôs-se logo a devorar ,sofregamente,olhando inquieto para os lados,como se temesse que alguém lhe roubasse a comida da boca.” “Então principiou a verdadeira devastação.E a cada objeto que ela varria para o pátio,gritava sempre: Upa!Toma,diabo!” “ –Sai daí,safado! Toca lá no quer que seja, que te arranco a pele do rabo!” “Apareceram os tabuleiros de carne fresca e outros de tripas e fatos de boi ;” ( O Cortiço) ,,