Educação no campo. Reconhecimento e inserção das especificidades da vida no campo é indicios de práticas demaocraticas de gestão escolar
Size: 1.03 MB
Language: pt
Added: Sep 30, 2025
Slides: 15 pages
Slide Content
O reconhecimento e inserção das especificidades da vida no campo é indícios de práticas democráticas de gestão escolar?
TEXTO TRABALHADO MARTINS, Fernando José. Gestão democrática da escola do campo. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação . Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2009/114.pdf . Acesso em: 22 jun. 2025.
SOBRE O AUTOR G radua ção em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Campo Mourão , Paraná; M estr ado em Educação pela Universidade Federal do Paraná ; D outor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Membro do G rupo de P esquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE); D ocente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu.
ASSUNTO TRATADO NO TEXTO Gestão Democrática da Escola do Campo
OBJETIVO GERAL Evidenciar os elementos específicos de uma gestão democrática das escolas do campo e sua contribuição para um sistema efetivamente democrático.
IDÉIA PRINCIPAL DEFENDIDA PELO AUTOR Uma Gestão Democrática nas escolas do campo é aquela engajada com a comunidade , sendo estas o locus colaborador de desenvolvimento sociocultural.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA QUE POSSIBILITAM ESSE ENGAJAMENTO “Semana Camponesa” em escolas do Movimento Sem Terra (MST ) “Semana da Comunidade “ realizada em uma escola localizada em São João do Triunfo,cidade do interior do Paraná.
CONCLUSÕES DO AUTOR Integrar de fato os sujeitos que compõem a realidade educacional à prática educativa. Essa é a essência de uma prática de gestão democrática, frente a especificidade da educação do campo e do movimento que a circunda. É sobre a função da escola e o desenvolvimento local e compreender a escola como colaboradora desse desenvolvimento.
O reconhecimento e inserção das especificidades da vida no campo é indícios de práticas democráticas de gestão escolar? R ELAÇÃO DAS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTO LIDO E A PROBLEMÁTICA DO SEMINÁRIO
Amplamente concordamos que sim, o reconhecimento das especificidades da vida no campo devem estar inseridas nas práticas democráticas de gestão escolar . Como vimos na pesquisa do autor em escola do MST e a escola no interior do Paraná . Outro exemplo que podemos citar é a escola do Quilombo São José da Povoação – Município de Curralinho/PA. Exemplificada por seu Gestor Morisalbert.
ESCOLA SÃO JOSÉ DA POVOAÇÃO Modelo ainda em processo de construção do ideal de gestão democrática da escola do campo, das águas e das florestas.
A COMUNIDADE INSERIDA EM MOVIMENTOS CULTURAIS EDUCACIONAIS DO QUILOMBO
Grupo GARQ. Dançarinos do Maculelê Movimento Cultural Quilombola
Frutas regionais Plantas Medicinais
“ Mais do que um movimento social, a Educação do Campo é um movimento da sociedade pela educação pública” Fernando José Martins