AS CINCO COMPETÊNCIAS COBRADAS NA REDAÇÃO DO ENEM 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
5. Respeito aos direitos humanos Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrenta-lo.
INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO >> O que eu acho sobre o tema? DESENVOLVIMENTO >> Por que eu acho isso? (ideias) CONCLUSÃO >> Retomada dos objetivos do texto e dos parágrafos. ESQUELETO DA REDAÇÃO
1- INTRODUÇÃO Contextualização >> Mais abrangente que o tema, mas conectado a ele. Tema >> Mostrar como o contexto está ligado ao tema. Tese >> O que você pretende defender ao longo do seu texto.
2- DESENVOLVIMENTO Afirmação – Frase afirmativa contendo o que você pretende abordar. Exemplo: “Os agrotóxicos têm como um de seus prejuízos a relação com a saúde brasileira” Explicação e Exemplificação – Explique a informação e utilize exemplos que auxiliem a sua argumentação. (Explicar como os agrotóxicos interferem na saúde e dar exemplos) >> Livros, filmes, dados estatísticos, músicas Conclusão – Como os exemplos e explicações estão ligados ao que foi abordado anteriormente. (Deve mostrar como a explicação e os exemplos mostraram que agrotóxicos fazem mal à saúde) .
3- CONCLUSÃO Para conclusão >> “portanto, dessa forma, sendo assim” Retomada do objetivo – Retomar o que foi posto na introdução e no desenvolvimento. Proposta de intervenção Ação Agente Modo Detalhamento Efeito