Aula sobre regionalização e a regionalização do espaço brasileiro com alguns exemplos (IBGE, Regionalização Geoeconômica de Pedro Pinchas Geiger, Quatro Brasis de Milton Santos e os três Brasis de Roberto Lobato Corrêa)
Size: 1.36 MB
Language: pt
Added: May 09, 2012
Slides: 18 pages
Slide Content
Abner de Paula Regionalização do espaço brasileiro
Regionalizar pra quê? Regionalizar é organizar o espaço em regiões . A partir determinadas características observadas no espaço é possível regionalizá-lo. Para se regionalizar o espaço é necessário estabelecer um critério: região natural, socioeconômica, vocação econômica, etc.
Regionalizar pra quê? A regionalização pode ter cunho didático, para melhor compreender o espaço e analisá-lo. É uma importante ferramenta administrativa para o Estado gerir seu território. A partir do estabelecimento de regiões, estratégias administrativas podem ser tomadas a distribuição de recursos ou de obras públicas ou ainda, na utilização do espaço.
São Paulo – Regiões Regionalização do estado de São Paulo
Planisfério - regiões Regionalização do Espaço Mundial
Regionalização do espaço brasileiro Diferentes modelos de regionalização foram criados oficialmente no Brasil e a divisão regional atual, proposta em 1970, foi elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A finalidade básica dessas divisões é viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos sobre os mais variados temas, como população residente, produção econômica e saúde.
Histórico da regionalização do território brasileiro
Regionalização oficial - ibge A divisão oficial do Brasil em regiões baseia-se principalmente nas características humanas e econômicas do território nacional. A divisão regional elaborada pelo IBGE divide o país em cinco macrorregiões . Os limites de todas elas acompanham as fronteiras político-administrativas dos estados que formam o país.
Macrorregiões - ibge Os limites estaduais são respeitados e predominantemente considera-se levantamentos estatísticos na classificação, além dos aspectos naturais.
Regiões geoeconômicas do brasil Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
Divisão em regiões geoeconômicas Os limites não são respeitados e a formação sócio-histórica da população é um fator extremamente relevante.
Prof. Roberto lobato corrêa e os três brasis Processos sociais e econômicos pós década de 1950 geraram uma nova regionalização caracterizada por 3 grandes regiões, organizadas pela DTT (divisão territorial do trabalho). Centro-Sul (MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS, MS, GO e DF) Nordeste (PI, CE, RN, PB, PE, SE, AL e BA) Amazônia (PA, AP, AM, RR, AC, RO, MT, TO e MA)
Roberto Lobato Corrêa – 1989. Respeita limites territoriais e considera a divisão territorial do trabalho
Os quatro brasis – milton santos O geógrafo Milton Santos e Maria Laura Silveira propõem a regionalização do espaço brasileiro de acordo com a difusão diferenciada do meio técnico-científico-informacional e nas heranças do passado, compartimentado o Brasil em quatro regiões: Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-oeste e Região Concentrada.
Regionalização de Milton santos Diferenciação de quatro regiões e a determinação do meio técnico-científico-informacional .