Regionalização do espaço brasileiro

abnerdepaula 32,243 views 18 slides May 09, 2012
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Aula sobre regionalização e a regionalização do espaço brasileiro com alguns exemplos (IBGE, Regionalização Geoeconômica de Pedro Pinchas Geiger, Quatro Brasis de Milton Santos e os três Brasis de Roberto Lobato Corrêa)


Slide Content

Abner de Paula Regionalização do espaço brasileiro

Regionalizar pra quê? Regionalizar é organizar o espaço em regiões . A partir determinadas características observadas no espaço é possível regionalizá-lo. Para se regionalizar o espaço é necessário estabelecer um critério: região natural, socioeconômica, vocação econômica, etc.

Regionalizar pra quê? A regionalização pode ter cunho didático, para melhor compreender o espaço e analisá-lo. É uma importante ferramenta administrativa para o Estado gerir seu território. A partir do estabelecimento de regiões, estratégias administrativas podem ser tomadas a distribuição de recursos ou de obras públicas ou ainda, na utilização do espaço.

São Paulo – Regiões Regionalização do estado de São Paulo

Planisfério - regiões Regionalização do Espaço Mundial

Regionalização do espaço brasileiro Diferentes modelos de regionalização foram criados oficialmente no Brasil e a divisão regional atual, proposta em 1970, foi elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A finalidade básica dessas divisões é viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos sobre os mais variados temas, como população residente, produção econômica e saúde.

Histórico da regionalização do território brasileiro

Regionalização oficial - ibge A divisão oficial do Brasil em regiões baseia-se principalmente nas características humanas e econômicas do território nacional. A divisão regional elaborada pelo IBGE divide o país em cinco macrorregiões . Os limites de todas elas acompanham as fronteiras político-administrativas dos estados que formam o país.

Macrorregiões - ibge Os limites estaduais são respeitados e predominantemente considera-se levantamentos estatísticos na classificação, além dos aspectos naturais.

Regiões geoeconômicas do brasil Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

Divisão em regiões geoeconômicas Os limites não são respeitados e a formação sócio-histórica da população é um fator extremamente relevante.

Prof. Roberto lobato corrêa e os três brasis Processos sociais e econômicos pós década de 1950 geraram uma nova regionalização caracterizada por 3 grandes regiões, organizadas pela DTT (divisão territorial do trabalho). Centro-Sul (MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS, MS, GO e DF) Nordeste (PI, CE, RN, PB, PE, SE, AL e BA) Amazônia (PA, AP, AM, RR, AC, RO, MT, TO e MA)

Roberto Lobato Corrêa – 1989. Respeita limites territoriais e considera a divisão territorial do trabalho

Os quatro brasis – milton santos O geógrafo Milton Santos e Maria Laura Silveira propõem a regionalização do espaço brasileiro de acordo com a difusão diferenciada do meio técnico-científico-informacional e nas heranças do passado, compartimentado o Brasil em quatro regiões: Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-oeste e Região Concentrada.

Regionalização de Milton santos Diferenciação de quatro regiões e a determinação do meio técnico-científico-informacional .

Obrigado! Abner de Paula
Tags