Reino Monera Trabalho realizado por: Ana Comerzan , nº1 Daniela Batista, nº8 Joana Novais, nº11 Marta Sousa,nº21 Biologia e Geologia,11ºano
Introdução Este trabalho insere-se na disciplina de Biologia e Geologia, na parte da Biologia, no tema Sistemática dos seres vivos . Reagrupados sob a designação única de bactérias, os procariontes são, numericamente, a forma dominante de vida na Terra, constituindo um grupo extremamente diversificado. Cientistas afirmam que as bactérias que existem na terra há muito tempo podem ter sido os ancestrais de todas as formas existentes de vida no planeta. As bactérias são tão independentes que são capazes de viver isoladamente. O R eino Monera é composto por bactérias e algas azuis, que cientificamente são conhecidas como cianobactérias.
Historia Em 1969, Robert Whittaker , publicou o sistema de cinco reinos para a classificação dos seres vivos. O sistema de Whittaker colocou quase todos os seres unicelulares ou no grupo procarionte Monera ou no grupo eucarionte Protista. Whittaker , entretanto, não acreditava que todos os seus reinos fossem monofiléticos. Devido às pequenas dimensões que apresentam, um melhor conhecimento da sua estrutura só foi possível através do microscópio electrónico. Robert Whittaker , foi um biólogo , botânico e ecologista norte-americano. .
Os procariontes apresentam vários tipos morfológicos, sendo os mais vulgares: Cocos , têm uma forma esférica. Podem estar: isolados : micrococos; associados : pares (diplococos); fileiras (estreptococos); cachos ( estrafilococos ); Bacilos : forma de bastonete; Espirilos : filamentos longos, espiralados, rígidos; Espiroquetas : filamentos longos, espiralados, flexíveis; Vibriões : forma de vírgula;
As bactérias são microorganismos unicelulares e procariontes. Podem apresentar, na parte externa, uma cápsula protectora , e algumas formas possuem um ou vários flagelos que têm uma constituição mais simples do que os flagelos de eucariontes. Possuem ribossomas à volta do nucleoide e não tem organelos . A célula procariótica é única tanto na organização do seu genoma, constituído somente por uma molécula de DNA , como na constituição relativamente simples do seu citoplasma.
Cianobactérias As bactérias cianobactérias constituem o maior grupo de bactérias fotossintéticas. As cianobactérias diferem em alguns aspetos de bactérias fotossintéticas: apresentam lamelas internas que contêm pigmentos fotossintéticos ; os pigmentos fotossintéticos são a clorofila a ( também encontrada nas plantas) e as fitobilinas , que podem ser de cor azul ou vermelha. São microrganismos com características celulares procariontes (bactérias sem membrana nuclear), porém com um sistema fotossintético semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintéticas . São conhecidas por algas azuis ou cianobactérias.
De acordo com registros fósseis, as cianobactérias surgiram na Terra há mais de 3,5 bilhões de anos, sendo que a sua grande proliferação ocorreu à cerca de 2 bilhões de anos. Possivelmente, foram as responsáveis pela acumulação de Oxigénio na atmosfera primitiva, o que possibilitou o aparecimento da camada de Ozono que retém parte da radiação ultravioleta, permitindo a evolução de organismos mais sensíveis a essa mesma radiação.
ao nível do metabolismo O processo mais frequente de multiplicação que apresentam é a reprodução assexuada por divisão binária; Em termos potencial para um crescimento explosivo, as bactérias são imbatíveis entre os organismos vivos. Muitas têm um tempo de geração entre uma e três horas, havendo algumas que se dividem de vinte em vinte minutos. autotróficas; heterotrófias ;
Características das bactérias: São unicelulares, procariontes, que podem viver isolados ou em conjuntos de duas ou mais células. Não possuem organelos e o seu DNA não está, em regra, associado a proteínas. Apresentam autotrofismo (por fotossíntese ou quimiossíntese) ou heterotrofismo (por absorção). Desempenham atividade importante a nível dos ciclos de matéria. Na sua maioria, reproduzem-se assexuadamente por divisão binária. Habitam o solo, superfície das águas e tecidos de outros organismos (vivos ou em decomposição). Pequeno número de espécies habitam ambientes de condições extremas. Grande parte habita ambientes em condições extremas: halófilas (Mar Morto), termoacidófilas (60 a 80ºC, sulfobactérias) e metanogénicas (pântanos, interior do tubo digestivo de insectos e herbívoros).
Importância dos procariontes na decomposição de matéria orgânica morta. Ou seja, as bactérias juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica. em processos industriais, as baterias são amplamente utilizadas para a fabricação de iogurte ou vinagre, por exemplo. no ciclo do nitrogênio , em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.
Bibliografia http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php http://www.slideshare.net/profatatiana/reino-monera http://www.brasilescola.com/biologia/monera.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bacterias/reino-monera.p http://www.infopedia.pt/$reino-moner a : http://bioquimica.forumeiros.com/t275-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php http://www.cbvweb.com.br/Prova/reinomonera.pdf http://www.slideshare.net/ValentinaQueiroz/reino-monera-12086359 http://www.cbvweb.com.br/Prova/reinomonera.pdf Silva, A. D.; et al . 2012. Terra, Universo de Vida –Biologia 11º ano. Porto Editora