Relevo e Hidrografia da América 8º ano Profª Juliana Cabral
O relevo do continente americano O continente americano apresenta 3 modelagens: Altas Montanhas e planaltos elevados ao Oeste Planícies e depressões ao centro Planaltos a leste
O relevo do OESTE Predominantemente montanhoso Estrutura geológica formada por dobramentos modernos Forte atuação de agentes internos Mais extenso conjunto de cadeias montanhosas do mundo Cadeias montanhosas recentes América do Norte >> Montanhas Rochosas México >> Serra Madre Ocidental e Oriental América do Sul >> Cordilheira dos Andes
Montanhas que ultrapassam os 4000 m de altitude Picos cobertos de neve O ponto culminante da América está na Cordilheiras dos Andes >>Aconcágua >> entre a Argentina e o Chile >> 6959 m Região de área de contato de Placas tectônicas Frequente atividade sísmica e, com menor regularidade, atividade vulcânica Relevo montanhoso + clima frio de montanha = dificulta a presença humana Baixa densidade demográfica: menor que 1 hab /km²
Placas tectônicas e atividades sísmicas
CORDILHEIRA DOS ANDES
O relevo CENTRAL Dominam planícies e depressões, de formação sedimentar recente. Exemplos: A planície central da América do Norte Planícies e depressões da Amazônia Planície do Pantanal Depressão do Chaco Relevo plano e baixo >> a maioria dessas planície formada por rios navegáveis e aproveitadas para atividades agropecuária No Canadá >> a planície central em sua porção sul é uma região de grande cultivo principalmente de trigo Nos Estados Unidos >> práticas e atividade agrícola com destaque para trigo milho e algodão Na América do sul >> regiões menos povoadas >> geralmente com destaque para a pecuária e plantio de soja, principalmente no Brasil
Agricultura na região central dos EUA
O relevo do LESTE Predomínio de planaltos antigos >> muito desgastados pela erosão >> principalmente pelo vento (EÓLICA) e pelas chuvas (PLUVIAL) Altitudes mais baixas Grande concentração populacional >> principalmente nos Estados Unidos e no Brasil Foi a primeira região do continente a receber povoamento no período colonial Elevada urbanização e polos industriais Planaltos ricos em minerais metálicos >> com destaque para o minério de ferro
PERFIL TOPOGRÁFICO DA AMÉRICA DO NORTE E DO SUL
HIDROGRAFIA AMERICANA O continente americano é muito rico em rios, como escoamento em 4 Vertentes hidrográficas: do Ártico do Atlântico do Pacífico do Golfo do México Vertente hidrográfica >> é a direção onde os rios de uma bacia hidrográfica correm e desembocam. Essa direção está associada à declividade predominante do terreno.
Vertente do ÁRTICO Rios do centro-norte do Canadá que escoam para o Oceano Glacial Ártico Não é uma vertente muito densa em rios >> o clima frio e polar da região os mantém congelados quase o ano todo O principal Rio é o Rio Mackenzie , no noroeste do Canadá >> navegável por aproximadamente 5 meses ao ano e fonte de alimento para a pequena população da região >> ponto turístico.
Vertente do ATLÂNTICO Vertente do ATLÂNTICO NORTE As margens do Rio São Lourenço >> principal rio da vertente do Atlântico Norte >> localizadas as e industrializadas dos Estados Unidos e no Canadá Por ser navegável, principalmente depois das obras de alargamento e abertura de canais serem realizadas, a produção industrial é por ele transportada para o Oceano Atlântico, além de possibilitar o comércio entre as cidades em que passa. Por esse rio escoam produtos agrícolas, mercadorias do setor industrial e minérios. Nos Estados Unidos e no Canadá, muitas cidades se formaram ao longo desse rio, e algumas se tornaram importantes centros de comércio e de serviço, como Montreal, no Canadá. Esse Rio também liga o oceano Atlântico à Região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos e no Canadá, maior região lacustre do mundo.
Vertente do ATLÂNTICO SUL O Brasil é o país mais bem servido de rios na América do Sul. A bacia do Rio Amazonas é a maior do mundo Parte dessa bacia tem suas nascentes na Cordilheira dos Andes e Planalto das guianas do Planalto brasileiro. Ela drena Floresta Amazônica e por irrigar extensas áreas de planície e muito utilizada para navegação.
A bacia do Rio São Francisco é muito importante para o nordeste brasileiro. Seu Rio principal é o São Francisco que é navegável em alguns trechos e fornece por meio de usinas de energia elétrica e água para a população da região muito utilizada no abastecimento público e para irrigação de cultivos agrícolas. Esse Rio atravessa uma parte do Sertão semiárido do nordeste brasileiro. Está ameaçado de assoreamento pela retirada das matas ciliares.
A bacia Platina ou do Rio da Prata está entre as maiores do mundo. O Rio da Prata tem curta extensão mas recebe águas de rios volumosos como Paraná Paraguai e Uruguai Os rios Paraná e Uruguai são grandes fornecedores de energia hidrelétrica e o Rio Paraguai é importante para a navegação da região do Pantanal mato-grossense. Outros dias importantes da América do sul com vertente para o Atlântico são o Orinoco, na Venezuela, e os rios Salado , Colorado e Negro, na Argentina.
Aquífero Guarani Aquífero Guarani >> um dos maiores mananciais de Água Doce subterrânea fronteiriço do mundo. Se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro. Tem importante papel como fonte de água potável.
Vertente do GOLFO DO MÉXICO Bacia do Rio Mississipi >> Importante para os Estados Unidos, da qual também fazem parte os rios Missouri, Ohio e Arkansas, seus principais afluentes. O Rio Mississipi foi fundamental no processo de formação territorial do país porque foi por onde os exploradores ingleses se deslocaram rumo ao interior. É considerada a 3ª maior bacia hidrográfica do mundo superada apenas pela bacia do Rio Amazonas e pela bacia do Congo. Outro rio de destaque que deságua no Golfo do México é o Rio Grande, que separa os territórios dos Estados Unidos e do México.
Vertente do PACÍFICO Os principais rios dessa vertente são localizados na América do Norte: Rio Yucon , no Alasca. Rios Colorado e Colúmbia, nos Estados Unidos >> com nascentes na região das Montanhas Rochosas São rios de pequena extensão e encachoeirados, muito utilizados como fonte para energia hidrelétrica.