Identificar as partes do fundo oceânico e sua formação.
Size: 2.62 MB
Language: pt
Added: Aug 05, 2017
Slides: 18 pages
Slide Content
Alunos: Alessandro Santos (01); Caio Cardozo Vieira; Lucas Tomaz (); Pedro Antônio (00); Sergio (00) Disciplina: Geografia Professora: Conceição Fontolan Turma: 1ºAno B Data: 03/08/2017 Relevos Oceânicos
O QUE SÃO RELEVOS OCEÂNICOS? Aquilo que altera uma superfície plana através de uma depressão ou de uma elevação recebe o nome de relevo. A noção de relevo oceânico, leito oceânico ou relevo submarino refere-se especificamente às formas e aos acidentes que se encontram no fundo dos oceanos. Estas estruturas foram criadas a partir da mobilização de diferentes tipos de sedimentos e à deslocação das placas tectónicas .
ESQUEMA DO RELEVO OCEÂNICO
TIPOS DE RELEVO Plataforma continental Talude continental Planície abissal Fossas submarinas Cordilheiras oceânicas
PLATAFORMA CONTINENTAL É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha de costa até a profundiade de aproximadamente 200 m. É plana, com uma inclinação muito suave
TALUDE CONTINENTAL Também chamado de vertente continental, é a região de inclinação acentuada (1 m de declive para cada 40 m de extensão) que vem após a plataforma continental e se estende até a planície abissal.
PLANÍCIE ABISSAL É a região extensa e profunda, mais ou menos plana e horizontal, que, nas margens continentais do tipo Atlântico, começa na base do sopé continental e estende-se até as cordilheiras oceânicas. Está geralmente a 4.000 m de profundidade.
FOSSAS SUBMARINAS São as zonas mais profundas dos oceanos. Têm forma alongada, estreita e com laterais de alta declividade. Formam-se onde se encontram duas placas tectônicas (zona de subducção ) Exemplo:A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, descoberta em 1960, é a mais profunda que se conhece, com 10.920 metros.
FOSSA DAS MARIANAS
CORDILHEIRAS OCEÂNICAS Ao contrário das fossas oceânicas, as cordilheiras são zonas alongadas, contínuas, fraturadas e escarpadas que se elevam a partir da planície abissal. São formadas predominantemente por processos vulcânicos e tectônicos relacionados à movimentação das placas tectônicas, com superposição de depósitos sedimentares de oceanos profundos .
COMO SE FORMA UM RELEVO OCEÂNICO? Essa formação geológica manifesta-se graças à elevada pressão interna exercida pelo fluxo de magma que se movimenta em correntes cíclicas, o que chamamos de células de convecção. Nesse caso, a força é realizada para o deslocamento das placas no sentido de separá-las, de forma a propiciar uma abertura para que o magma do manto ou da astenosfera possa emergir e deixar, por meio de sua solidificação, algumas de suas marcas, que são as cordilheiras montanhosas que se constroem.
QUESTÕES (ENEM- BR - 2008) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos , mais conhecidos como xistos pirobetuminosos . As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado. A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos A) O ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo. B) O técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos. C) Econômicos : é baixo o custo da mineração e da produção de xisto. D) Políticos : a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países. E) Estratégicos : a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.
QUESTÕES (PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009 ) I. A maior parte do petróleo brasileiro é obtido na plataforma continental do país. II. O Brasil é auto-suficiente no refino de petróleo, embora ainda não o seja em termos de produção . III. A Petrobrás detém o monopólio para a exploração e o refino do petróleo no país. IV. A recém-iniciada exploração de petróleo na camada do Pré Sal só foi possível por seus baixos custos, inferiores aos custos da exploração em áreas continentais, como a região de Mossoró, no Rio Grande do Norte. As afirmativas corretas são, apenas: A) I e II B) I e III C) I e IV D) II e IV E) II, III e IV
QUESTÕES ( UFPB- PB - 2010) Observe o perfil do relevo submarino. A recente descoberta de uma grande acumulação de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro, denominada megacampo Tupi, dá início a uma nova era na história do petróleo no Brasil, podendo colocar as reservas petrolíferas do país entre as dez maiores do mundo. Considerando essa recente descoberta e a figura apresentada, é correto afirmar que o megacampo Tupi localiza-se no (na ) A) Plataforma Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta continental na camada do pré -sal. B) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade inferior a 200 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares na camada do pós-sal . C) Planície Abissal da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pré -sal. D) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pós-sal . E) Talude Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares da camada do pré -sal.
QUESTÕES Identifique a alternativa que relaciona corretamente os compartimentos do relevo oceânico e seus respectivos patamares representados na figura. A) A área representada pelo número 1 corresponde às Bacias Oceânicas e o número 4 ao Talude, ambos pertencentes ao segundo patamar. B) A área representada pelo número 1 corresponde à Plataforma Continental e o número 2 ao Talude. Ambos pertencentes ao primeiro patamar. C ) A área representada pelo número 4 corresponde a uma Fossa Marinha e o número 3 a urna Dorsal Oceánica . Ambos pertencentes ao primeiro patamar. D) A área representada pelo número 1 corresponde a urna Dorsal Oceánica , pertencente ao primeiro patamar e o número 2 ao Talude, que compõe o segundo patamar. E) A área representada pelo número 2 corresponde à Plataforma Continental e o número 3 a uma Bacia Oceânica, ambas pertencentes ao primeiro patamar.
QUESTÕES INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 16, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas. O__foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério __. É um dos principais responsáveis pela __, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera. A) carvão mineral - norte - chuva ácida B) petróleo - sul - poluição dos oceanos C) petróleo - sul - chuva ácida D) carvão mineral - sul - poluição dos oceanos E) petróleo - norte - chuva ácida