Trabalho de História Religião Da Grécia Antiga Escola Estadual de Ensino Médio de Amarantina Turma: 1° ano I Alunos: Luana, Ingrid, Thiago, Karolaine Maria, Nariely, Álvaro e Jéssica.
Foi um dos principais elementos de integração entre as pólis (cidades-estados), por terem várias divindades em comum. Não tinham um livro sagrado com normas fixas, seus princípios eram transmitidos oralmente. As principais características da religião na Grécia Antiga era o Politeísmo e o Antropomorfismo. Acreditava em vários Deuses. Deuses tinham a aparência de Humanos e também pensavam e se comportavam como eles.
Teologia Girava em torno do politeísmo . Havia uma hierarquia de divindades. Cada divindade geralmente mantinha um domínio sobre determinado aspecto da natureza ou sobre conceitos abstratos. Os deuses agiam como humanos, com quem partilhavam os mesmos vícios . Também interagiam com os seres humanos, por vezes mesmo tendo filhos com eles.
Vida após a Morte Acreditavam num submundo para onde os espíritos dos mortos iam após a morte . Se um funeral nunca fosse realizado em homenagem ao morto, acreditava-se que o espírito desta pessoa nunca conseguiria chegar ao submundo, e permaneceria assombrando o mundo, como um fantasma , para sempre. Principais áreas deste mundo inferior era conhecido como Hades , Tártaro , Elísio , Tebas , Ilhas dos Abençoados .
Mitologia Consistia em sua maior parte das histórias dos deuses e de como eles afetaram os humanos na Terra. Os mitos frequentemente giravam em torno de heróis e seus atos. Não existia uma cosmogonia fixa ou mito de criação, entre os gregos. Diferentes grupos religiosos acreditavam que o mundo havia sido criado de diferentes maneiras.
Festivais Diversos festivais religiosos eram realizados na Grécia Antiga. Muitos deles eram dedicados a uma divindade ou cidade-estado em particular. O festival de Liceia , celebrado na Arcádia , era dedicado ao Deus pastoral Pã. Os Jogos Olímpicos , realizados a cada quatro anos para celebrar os deuses Também o festival de fortuna, à deusa da sorte em outras representações romanas.
Moral Na cidade de Atenas era considerado um crime . Na Odisseia o orgulho de Odisseu é considerado húbris . Embora o orgulho e a vaidade não fossem considerados pecados em si, qualquer coisa feita em excesso não era considerada apropriada.
Cerimônias Eram executados principalmente sobre altares ; Oferendas votivas eram deixadas sobre este altar, como comidas, bebidas, bem como objetos preciosos. Sacrifícios animais também eram realizados neles. Libações , quase sempre de vinho, também eram oferecidas aos deuses, não apenas em seus santuários, mas também na vida cotidiana.
Sacrifício A evidência destas práticas é descrita com exaustão na literatura antiga, especialmente nos épicos de Homero. Na Odisseia , por exemplo, Eumeu sacrifica um porco com uma oração por seu mestre, Odisseu; na Ilíada todos os banquetes dos príncipes se inicia com um sacrifício e uma oração.
Diversos templos eram erguidos em homenagem aos deuses. Alguns dos mais imponentes e conhecidos eram o Templo de Zeus , em Olímpia , e o Partenon , dedicado à deusa Atena, localizado sobre a Acrópole , em Atenas . Templos
Domínio Romano Quando a República Romana conquistou a Grécia, em 146 a.C., levou consigo muito da religião e da cultura e incorporou estes aspectos à sua. Os deuses gregos passaram a ser equivalentes das antigas divindades romanas. Zeus com Júpiter , Hera com Juno , Poseidon com Netuno , Afrodite com Vênus , Ares com Marte , Ártemis com Diana , Atena com Minerva etc.