Origem do Renacimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.
A Criação de Adão
Caraterísticas do Renascimento As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna no início do século XV. O movimento renascentista teve início na Itália, mas logo se espalhou por outros países da Europa como Alemanha, Flandres e norte dos Alpes.
Escola de Atenas
Criação do Renascimento Giotto di Bondone (c.1267-1337), mais conhecido simplesmente por Giotto , pintor e arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi aluno do mestre Cimabue . É conhecido como fundador da arte renascentista. O impressionante realismo e o poder dramático de suas obras constituíram-se numa revelação para seus contemporâneos, anunciando uma nova era no desenvolvimento da pintura. Considerado o elo entre as pinturas renascentista, medieval e bizantina. A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, muito própria do Renascimento.