Contexto Expansão das áreas agrícolas e utilização de novas técnicas de cultivo aumento da produção de alimentos aumento da população; Crescimento do comércio aparecimento das feiras, das casas bancárias e o revigoramento das cidades; Burguesia enriquecida buscava prestígio social e político.
Características Valorização do passado greco-romano; Antropocentrismo; Individualismo; Uma nova visão do tempo.
Humanismo Nesse ambiente de grande efervescência cultural do Renascimento surgiu o humanismo: movimento intelectual que propunha o estudo de autores antigos para, a partir deles, construir um novo conhecimento do homem e do mundo. Valorização do indivíduo, sua liberdade e sua participação na vida das cidades.
Arte e Técnica Realismo na representação da figura humana e das paisagens; Domínio da perspectiva (sensação de profundidade); Iniciativa de o artista pintar-se a si próprio (autorretrato ).
Renascimento Italiano Trecento (século XIV); Quatrocento (século XV); Cinquencento (século XVI ).
Trecento (século XIV) Florença e Siena ; Período de transição para a arte renascentista; Nas pinturas as figuras começam a ganhar vida e movimento, os rostos vão se tornando mais expressivos e os cenários adquirem profundidade; Introdução da paisagem nas pinturas.
Principais artistas do Trecentos Dante Alighieri (1265 – 1321): escreveu a Divina Comédia , longo poema com algumas características medievais outras modernas. Narra uma história em que o personagem central luta para conquistar o paraíso celeste. As pessoas com quem Dante encontrou no reino dos mortos continuavam agindo como seres humanos: sentiam amor, ódio, alegria, tristeza, inveja, necessidade de justiça, etc.
Principais artistas do Trecentos Giotto di Bondone (1266 – 1337): renovou a pintura italiana com cenas expressivas retiradas do texto bíblico. Vários de seus personagens agem como seres comuns, o que era bastante raro na época.
A entrada em Jerusalém, de Giotto di Bondone , c. 1305. Painel 26 da capela Scrovegni , Pádua, Itália.
Quatrocento (século XV) Florença; Governo da família Médici (1434-1492 ); Lourenço, o Magnífico: famoso mecenas e maior colecionador de arte do seu tempo.
Principais artistas do Quatrocentos Felippo Brunelleschi (1337-1446): pintor, escultor e arquiteto. Possuía conhecimentos aprofundados de Matemática e Geometria. Seus mais importantes trabalhos foram a cúpula da Catedral de Florença, o Hospital dos Inocentes e a Capela Pazzi .
Principais artistas do Quatrocentos Donatello (1386 -1466): primeiro grande escultor renascentista; Vigor, realismo e força pscicológica dos personagens esculpidos por ele; Influenciou fortemente a arte escultórica moderna.
Davi , 1408-1416, de Donatello . Museu Nacional de Bargello , Florença.
Principais artistas do Quatrocentos Sandro Botticelli (1445-1510): principais pintores da cidade de Florença; inspiração greco-romana e na tradição cristã.
O Nascimento de Vênus , c.1485, Sandro Botticelli. Versão cristã do nascimento de Vênus, a deusa greco-romana do amor e da beleza. Repare que Vênus sente-se envergonhada de sua nudez, tentando cobri-la com suas mãos e cabelos
Cinquecento (século XVI) Roma
Principais artistas do Cinquencento Leonardo da Vinci (1452-1519): pintor, escultor, arquiteto, cientista, engenheiro e inventor; Dissecou cadáveres, projetou armas, pontes e cidades.
Mona Lisa , c.1503-1505, de Da Vinci, Museu do Louvre, Paris. Também conhecida como Gioconda é talvez a pintura mais famosa do mundo. Seu sorriso misterioso atrai o olhar do observador. Para alguns, seu sorriso evoca indiferença; para outros, alegria contida, e para outros, ainda, ironia. A figura feminina em primeiro plano contrasta com a paisagem de fundo, de traços e de cores pouco precisos. Sua pele parece refletir a luz e contrasta com suas roupas escuras.
A Última Ceia , c. 1495-1497, Da Vinci, Igreja de Santa Maria Delle Grazie , Milão . Retrata o momento em que Cristo aponta seu traidor segundo a passagem bíblica João 13:21. A obra foi projetada em perfeita simétrica. O rosto de Cristo ocupa o centro do mural e o centro da extensa mesa. Seu olho direito é o ponto de fuga da perspectiva por onde convergem todas as linhas. Ao lado de Jesus na mesa encontram-se os 12 apóstolos, seis em cada lado em grupos de três conectados por gestos e movimentos, aumentando a simetria da cena, juntamente com a disposição das portas e janelas ao fundo.
Michelangelo Buonarroti (1475-1564) foi escultor, pintor e arquiteto. É conhecido como poeta do corpo pela forma precisa como representou cada músculo, ruga ou veia e pela plasticidade e força interior de suas personagens.
Pietá c. 1498-9, Michelangelo. Mármore. Basilica de São Pedro, Vaticano, Itália. Maria é representada como uma mulher jovem que, mesmo estando com o filho morto no colo, conserva uma expressão doce e suave. Essa tensão entre beleza e tragédia, carne e alma é uma de suas características.
Davi , c.1501-1504, Michelangelo, Academia de Belas Artes, Florença. retrata o herói bíblico Davi com realismo anatômico impressionante, possui 5,17 metros de altura
Rafael Sanzio (1483 -1520) herdou e utilizou com eficiência as técnicas de pintura criadas durante o renascimento. Tornou-se o retratista oficial dos homens ricos e poderosos de seu tempo. È considerado o “mestre das emoções medida”.
Senhora com um unicórnio , c. 1506, Sanzio , Galleria Burguês, Roma Pintura de , óleo sobre tela aplicado para madeira; O retrato aparece tem sido influenciado por Mona Lisa.
Nicolau Maquiavel (1469-1527), autor de O Príncipe , uma reflexão sobre os modos de ação do governante que deseja conquistar e manter o poder.Por considerar a política como um campo independente da moral e da religião, Maquiavel é tido como o fundador da ciência política.
Expansão do Renascimento O aperfeiçoamento da imprensa por Jonas Gutemberg contribuiu para a divulgação das obras renascentistas. Existem grandes nomes do Renascimento em Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda e Alemanha
Escritores Luís de Camões (1524-1580): Os Lusíadas – poema em homenagem ao povo português, conta a viagem do navegador Vasco da Gama às Índias. Miguel de Cervantes (1547-1616): Dom Quixote – nobre sonhador que quer reviver as glórias dos cavaleiros medievais e seu escudeiro Sancho Pança, que só pensa em dormir, comer bem e possui enorme senso prático.
William Shakespeare (1564-1616): um dos maiores autores de peças teatrais do mundo; criou tragédias como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth ; comédias, como Sonho de uma noite de verão.
Cientistas Andrea Vesalius (1514 -1564): o pai da Anatomia moderna. Nicolau Copérnico (1473 – 1543): heliocentrismo . Galilei Galileu (1564 -1642): comprovou o heliocentrismo , através da observação por um pequeno telescópia percebeu que a Terra era apenas mais um astro. Translação e Rotação.