Repente e embolada: aula de literatura arte e movimento

IsadoraGalvao4 20 views 11 slides Apr 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Repente e embolada: aula de literatura, arte e movimento


Slide Content

REPENTE E EMBOLADA

REPENTE De origem nordestina, é uma das diversas formas que surgiu de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval dos trovadores. Normalmente utiliza-se a viola como instrumento. Seus personagens, repentistas, improvisam versos sobre os mais variados assuntos e se apresentam sozinhos em feiras e espaços populares. A improvisação dos versos é feita sobre uma regra rígida de rima e métrica.

REPENTE Quais as rimas e métricas mais comuns no repente? O mais comum são as sextilhas (estrofes de 6 versos - 1º, 3º e 5º não precisam rimar, mas 2º versos rimam com o 4º e o 6º) e as septilhas (estrofes de 7 versos - 2º verso rima com o 4º e o 7º, o 5º rima com o 6º e o 1º e o 3º são livres.

Severino Lourenço fala sobre Saudade: Essa palavra saudade Conheço desde criança Saudade de amor ausente Não é saudade é lembrança Saudade só é saudade Quando morre a esperança

REPENTE Quando surgiu, o repente era bem mais simples, realizado em quadra (4 versos), com rimas A-B-A-B ou A-B-B-A. Muito complexo? Vamos simplificar? A-B-A-B: 1º rima com o 3º e 2º rima com o 4º. A-B-B-A: 1º rima com o 4º e 2º rima com o 3º.

Embolada Consiste em uma dupla de cantadores que, ao som enérgico do  pandeiro , montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados. Cada parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com o  repente , em que a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.

RAPadura xique -chico -Maracatu de cá pra lá diferença entre Embolada, Repente e Cordel https://www.youtube.com/watch?v=vgG8dcbW8QE&pp=ygUHcmVwZW50ZQ%3D%3D

DESAFIO DE REPENTE É uma disputa entre dois cantadores que improvisam sobre as rígidas regras de rima e métrica apresentadas anteriormente. Para vencer a disputa, cada cantador improvisa, buscando mostrar superioridades sobre o oponente, explorando, além do vocabulário, conhecimentos de outras áreas. Reflita e responda: Conhecimentos de qual área você escolheria para improvisar em um desafio de repente?

DESAFIO DE REPENTE A apresentação dos repentistas, acompanhados de viola, é geralmente dividida em baiões, sequência em que as estrofes são cantadas alternadamente pelos poetas, mantendo a modalidade de estrofe, mesma toada e o mesmo assunto. A cada baião os repentistas respondem provocações e desafios do parceiro e a demandas e reações da plateia, que propõe temas e modalidades a serem desenvolvidos pela dupla. Em 2021, o Repente foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA Organizem dois grupos com a turma e escolham um tema de fácil improvisação; Comecem com a métrica de quadra e, se possível, tentem improvisar com a sestilha; Vocês podem ir alternando a pessoa do grupo que irá dar continuidade ao desafio, então será um desafio coletivo; Escolham, em cada grupo, um(a) colega com facilidade para o desenho, este(a) colega pode fazer registros do desafio da turma. Desafio de repente coletivo

AGORA É COM VOCÊS Escolha um tema da sua preferência: amor, saudade, infância, escola, esportes, sonhos, enfim, algo que você goste muito; Lembrando de respeitar uma sequência correta para a quadra (forma original) escreva um repente em seu caderno; Quando solicitado(a) compartilhe sua escrita com a turma.
Tags