Reprodução Animal

12,234 views 27 slides Sep 14, 2015
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Reprodução Animal


Slide Content

REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO UNIDADE 2 – PÁG 18

É uma característica fundamental dos seres vivos. Permitindo a formação de novos indivíduos, assegura a perpetuação das espécies e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta. O que é Reprodução?

1) Reprodução Assexuada ou Agâmica Processo que ocorre sem a participação de gametas . Não há portanto, troca de material genético entre os organismos. 2)Reprodução Sexuada ou Gâmica Processo no qual ocorre troca de material genético entre os indivíduos e na maioria das vezes com união de células reprodutoras denominadas gametas. Tipos de reprodução

- VANTAGENS Assexuada : Gerar descendentes em pouco tempo Não depender de outro indivíduo. Sexuada : Variabilidade genética (recombinação gênica através dos g ametas) = mistura de características. - DESVANTAGENS Assexuada : Formação de indivíduos idênticos e menor capacidade evolutiva. Sexuada : Mais tempo para a geração de descendentes , maior gasto energético, Durante a reprodução os indivíduos ficam mais expostos a ação de predadores. VANTAGENS E DESVANTAGENS??

Cissiparidade (fissão binária, bipartição, divisão simples) – um organismo simples divide-se em duas partes geneticamente iguais, que passarão a constituir novos indivíduos. É verificada em geral em bactérias, algas unicelulares e protozoários. Reprodução Assexuada ou Agâmica.

Gemiparidade ou Brotamento – Formação de um “broto”, que pode se destacar do organismo parental e viver isoladamente ou manter-se agregado a ele, constituindo uma colônia. Ocorre em algas, fungos, poríferos e celenterados.

Regeneração - quando parte do individuo é cortado gerando um novo ser. Ex.: estrela-do-mar e planárias.

ESPORULAÇÃO

ESTROBILIZAÇÃO

2) Reprodução Sexuada ou Gâmica Destacam-se dois fenômenos que permite a variabilidade entre os descendentes. - Meiose (formação de gametas) - Fecundação

GAMETAS

GÔNADAS Testículos Ovários

Reprodução sexuada:

MONÓICO OU HERMAFRODITA: GÔNADAS MASCULINAS E FEMININAS NO MESMO INDIVÍDUO

DIÓICO OU UNISSEXUADO: GÔNADAS MASCULINAS E FEMININAS EM INDIVÍDUOS DIFERENTES.

Tipos de fecundação: 1) Autofecundação ( ex : Tênia ou solitária)

2) Fecundação cruzada Possibilita a recombinação gênica

3 ) Fecundação externa União dos gametas ocorre fora do organismo materno.

4) Fecundação interna União dos gametas ocorre dentro do organismo materno.

1) Partenogênese Desenvolvimento do óvulo sem que haja a fecundação. ( Não há mistura de genes entre 2 gametas). Ex : - Abelhas na formação de zangões(N) - Bananeira CASOS ESPECIAIS DE REPRODUÇÃO

2 ) Conjugação Troca de genes sem a participação de gametas. Ex : bactérias , cianobactérias e protozoários. CASOS ESPECIAIS DE REPRODUÇÃO

Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:

Ovíparos: animais que apresentam fecundação interna e liberação de ovos que se desenvolvem externamente (meio aquático ou terrestre). Ex: Répteis em geral, peixes, aves e vários invertebrados.

Vivíparos: animais com fecundação interna e desenvolvimento no interior do organismo materno. Maioria dos mamíferos.

Ovovivíparos: animais que apresentam fecundação interna e que se desenvolvem dentro de ovos que ficam retidos no organismo materno, mas não há comunicação alimentar entre os dois. Alguns peixes e determinados répteis.

Ovulíparos : animais que apresentam fecundação externa e desenvolvimento externo em ovos aquáticos. Invertebrados aquáticos, maioria dos peixes e anfíbios.

E O CAVALO MARINHO??
Tags