É uma característica fundamental dos seres vivos. Permitindo a formação de novos indivíduos, assegura a perpetuação das espécies e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta. O que é Reprodução?
1) Reprodução Assexuada ou Agâmica Processo que ocorre sem a participação de gametas . Não há portanto, troca de material genético entre os organismos. 2)Reprodução Sexuada ou Gâmica Processo no qual ocorre troca de material genético entre os indivíduos e na maioria das vezes com união de células reprodutoras denominadas gametas. Tipos de reprodução
- VANTAGENS Assexuada : Gerar descendentes em pouco tempo Não depender de outro indivíduo. Sexuada : Variabilidade genética (recombinação gênica através dos g ametas) = mistura de características. - DESVANTAGENS Assexuada : Formação de indivíduos idênticos e menor capacidade evolutiva. Sexuada : Mais tempo para a geração de descendentes , maior gasto energético, Durante a reprodução os indivíduos ficam mais expostos a ação de predadores. VANTAGENS E DESVANTAGENS??
Cissiparidade (fissão binária, bipartição, divisão simples) – um organismo simples divide-se em duas partes geneticamente iguais, que passarão a constituir novos indivíduos. É verificada em geral em bactérias, algas unicelulares e protozoários. Reprodução Assexuada ou Agâmica.
Gemiparidade ou Brotamento – Formação de um “broto”, que pode se destacar do organismo parental e viver isoladamente ou manter-se agregado a ele, constituindo uma colônia. Ocorre em algas, fungos, poríferos e celenterados.
Regeneração - quando parte do individuo é cortado gerando um novo ser. Ex.: estrela-do-mar e planárias.
ESPORULAÇÃO
ESTROBILIZAÇÃO
2) Reprodução Sexuada ou Gâmica Destacam-se dois fenômenos que permite a variabilidade entre os descendentes. - Meiose (formação de gametas) - Fecundação
GAMETAS
GÔNADAS Testículos Ovários
Reprodução sexuada:
MONÓICO OU HERMAFRODITA: GÔNADAS MASCULINAS E FEMININAS NO MESMO INDIVÍDUO
DIÓICO OU UNISSEXUADO: GÔNADAS MASCULINAS E FEMININAS EM INDIVÍDUOS DIFERENTES.
Tipos de fecundação: 1) Autofecundação ( ex : Tênia ou solitária)
2) Fecundação cruzada Possibilita a recombinação gênica
3 ) Fecundação externa União dos gametas ocorre fora do organismo materno.
4) Fecundação interna União dos gametas ocorre dentro do organismo materno.
1) Partenogênese Desenvolvimento do óvulo sem que haja a fecundação. ( Não há mistura de genes entre 2 gametas). Ex : - Abelhas na formação de zangões(N) - Bananeira CASOS ESPECIAIS DE REPRODUÇÃO
2 ) Conjugação Troca de genes sem a participação de gametas. Ex : bactérias , cianobactérias e protozoários. CASOS ESPECIAIS DE REPRODUÇÃO
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Ovíparos: animais que apresentam fecundação interna e liberação de ovos que se desenvolvem externamente (meio aquático ou terrestre). Ex: Répteis em geral, peixes, aves e vários invertebrados.
Vivíparos: animais com fecundação interna e desenvolvimento no interior do organismo materno. Maioria dos mamíferos.
Ovovivíparos: animais que apresentam fecundação interna e que se desenvolvem dentro de ovos que ficam retidos no organismo materno, mas não há comunicação alimentar entre os dois. Alguns peixes e determinados répteis.
Ovulíparos : animais que apresentam fecundação externa e desenvolvimento externo em ovos aquáticos. Invertebrados aquáticos, maioria dos peixes e anfíbios.