Ao estar em crise, a resiliência passa a ser imprescindível para superá-la.
Size: 596.13 KB
Language: pt
Added: Oct 31, 2020
Slides: 9 pages
Slide Content
Resiliência em tempos de crise Marcelo Bulk
Definição Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física , que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia , quando exigidos ou submetidos a stress sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto. (Wikipedia) A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros. Sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades . (Wikipedia) Existem vários trabalhos, como livros e filmes, que exploram o valor da resiliência. Você tem um exemplo ? Qual exemplo você pode dar a partir da sua própria vida?
Quando a crise chega … O que acontece Impacto forte. Deformação Ruptura. Perda. O que poderia acontecer Ansiedade Preocupação . Estresse . Novas oportunidades. Reinvenção. Mudança paradigmática. Realizações. Novos talentos. Mais meditação.
Por quê optaR POR ji hui em vez de wei Em uma crise, você precisa de uma mente muito clara para poder tomar boas decisões. Parte da razão para optar por oportunidades é que, ao focar no positivo, existe uma desintoxicação pessoal real, liberando energias e potenciais. As oportunidades fazem você mover a realidade em uma direção inesperada e, mesmo que os objetivos não sejam alcançados, sempre haverá benefícios em pensar positivamente . E voc ê ?
Qual é o seu nível de resiliência? Antes da crise Depois da crise 1 – voltar ao normal Resiliência normal. O que foi detido continua, há progresso. -1 – resistência / desgaste Baixa resiliência. Luta, evasão ou fuga procuram compensar a falta de resiliência. -2 – rebelião / atitude passivo-agressiva Pouca resiliência. Vivendo na dualidade, odiando o que faz. -3 – resignação / sombra Resiliência quase 0. Aceita a situação sem ter força .
Use sua imaginação e descreva como será sua aparência quando sair da quarentena ... Você pode se perguntar: Para onde irei primeiro? # Challenge 1: como vou sair de casa ...
3 maneiras de aumentar sua resiliência ... Visualizações. Ajudam a focar no futuro, e não no problema, mas precisam se tornar em um plano para que funcionem . Processos criativos. Envolve a pessoa que consegue enxergar as situações de maneira diferente, repensar o problema ou alterar a moldura. Trabalhe em sua própria mente. A grande diferença da resistência à resiliência é que esta age em um nível mais sutil que a outra ... Pense em uma situação em que você vive e que é difícil de lidar, e é por isso que você resiste, se rebela ou até se resigna. Possibilidades de solução criativa: Converse com outra pessoa e peça seu ponto de vista. Aplique-o ao seu tratamento da situação. Escreva o problema e mude as palavras até ter outra visão sobre ele. Se o seu problema tiver um contexto emocional, reformule esse vínculo experimentando outras emoções.
Sua mente, seu escritório incognito RESILIÊNCIA é uma questão de atitude mental. Aqui estão três dicas ou técnicas que podem ajudá-l@ a aumentar a resiliência ao trabalhar com sua própria mente, além da visualização que vimos anteriormente: Reflexão . Crie o hábito de entender o que acontece escrevendo, narrando, conversando ou sentado em algum lugar, deixando os seus pensamentos voarem... Contemplação . Se você é mais Zen , vá para o TOTAL silêncio e deixe sua mente revelar coisas surpreendentes, curá-l@ e aumentar sua capacidade interior, a resiliência . Meditação . Realizada de maneira metódica, a meditação amplia sua consciência, nutre uma atitude positiva e faz com que você reconheça potenciais que você nunca conheceu antes.
Pratique uma das três técnicas (reflexão, contemplação ou meditação) diariamente durante uma semana. No final da semana, faça o #Challenge 1 novamente e veja a diferença. # Challenge 2: UM POUquinho a cada DIa ...