Não são proposições: PERGUNTAS: Que horas vamos ao cinema? EXCLAMAÇÕES: que cabelo lindo ! ORDENS: pegue o livro e vá estudar PARADOXO : esta frase é uma mentira Para saber se temos ou não uma proposição logica. Precisamos ter de três requisitos fundamentais: Ser uma oração: frase com verbos Oração declarativa: a frase precisa apresentar uma situação o um fato Pode ser classificada com verdadeira ou falsa: pode atribuir um valor logico Podem ser, representadas por letras do alfabeto Podem ser representadas por letras do alfabeto .
Negações de Operação Lógicas Negação de uma CONJUNÇÃO; é logicamente equivalente a um disjunção ~(p^q)= ~p v ~q N egar a primeira proposição (simples ou composta), depois colocar o conectivo ”ou” e negar a segunda proposição (simples ou composta) . Negação da DISJUNÇÃO; é logicamente equivalente a uma conjunção ~(pvq)= ~p ^ ~q Negação da disjunção inclusiva: negar a primeira proposição (simples ou composta), depois colocar o conectivo ”e” e negar a segunda proposição (simples ou composta) Negação DE DISJUNÇÃO EXCLUSIVA Negação CONDICIONAL ; (p->q)= p^~q ( MANE ) mantem a 1ª e nega a segunda Conservar a primeira proposição (simples ou composta), colocar o conectivo ”e” e depois negar somente a segunda proposição(simples ou composta) . Negação BICONDICIONAL : é equivalente a negar p ou q : ~(p<->q) = ~p <-> q = p <-> p = p V q ( NEIMA) nega 1ª e mantém a segunda
EQUIVALÊNCIA CONDICIONAL Contra positiva
EQUIVALÊNCIA BICONDICIONAL A ⟷ B ⇔ B ⟷ A Exemplo: O céu ficará azul se e somente se hoje não chover. ⇔ Hoje não choverá se e somente se o céu ficar azul.