Resumo do livro - O monge e o executivo - uma história sobre a essência da liderança James C. Hunter

13,553 views 56 slides Nov 02, 2015
Slide 1
Slide 1 of 56
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56

About This Presentation

Apresentação de trabalho realizada no curso de administração, matéria gestão de recursos humanos I, universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em maio de 2015.


Slide Content

– O MONGE E O EXECUTIVO – UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA Integrantes do Grupo: Alexandre Rodrigues Amanda Cristina Eduarda Santos Jaise dos Santos José E veraldo Luiz Gustavo

REFLEXÃO – Capítulo 1 “Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.” Margareth Thatcher Primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro do Reino Unido, seu governo durou 11 anos, sendo de 1979 a 1990

John Daily – Narrador e personagem Executivo super ocupado. Gerente geral de uma grande indústria de vidro plano Casado com Rachel há 18 anos, ela psicóloga. Dois filhos. Formado em Administração de Empresas. No trabalho é responsável na gestão de quinhentos funcionários e 100 milhões de dólares em faturamento anual. Bom salário e autonomia. Bens: apartamento na cidade e casa à beira do lago, onde navegavam em barco e vela ou que percorriam de jet ski . Havia 2 carros novos e poupança respeitável. Benefícios: os dois tiravam duas férias por ano.

John Daily – Narrador e personagem A família estava se desestruturando. Rachel se sentia infeliz, seu filho Jonh estava cada vez mais malcriado e agressivo com a mãe, se opunha a tudo que os pais falavam e por fim colocou um brinco na orelha. Só não foi expulso de casa pelo pai pois a mãe interviu. Enfim, seu relacionamento também com o filho não estava saudável. Sara também estava diferente, cada vez mais distante dele. Rachel sugeria conversar com ela, mas Jonh não tinha coragem de abrir os seus sentimentos com a filha. No trabalho, Jonh , estava com a moral baixa perante seus superiores, pois alguns funcionários horistas faziam campanha para que um sindicato os representasse, a empresa venceu a eleição, mas mesmo assim a diretoria relatou problemas no gerenciamento de Jonh .

John Daily – Narrador e personagem A gerente de R.H o “ajuda” sugerindo que ele revisse seu estilo de liderança, ele fica irritado profundamente! Ele crê que ela é cheia de teorias e ele só se preocupa com resultados financeiros. Até o time de beisebol que treinava há 6 anos estava contra ele, os pais diziam que os filhos não estavam se divertindo, mesmo eles ganhando diversos jogos. Tudo isso mexeu com o seu EGO. Antes era um sujeito despreocupado, do tipo “feliz”, mas agora estava preocupado com praticamente tudo! Tudo e todos o aborreciam com qualquer coisa, e isto o estava irritando, porém seu orgulho não o deixava compartilhar seus sentimentos com outras pessoas, ele conseguia enganar a todos, exceto uma, Rachel sua esposa.

John Daily – Narrador e personagem Ela sugere que ele converse com o pastor da igreja, e mesmo um pouco relutante, ele vai. O pastor sugere que ele participe por uma semana em um retiro em um mosteiro cristão chamado João da Cruz. Lá vivia 33 frades, com a seguinte premissa de vida nos últimos 1400 anos - oração, trabalho e silêncio. Mas o que realmente o interessou foi que um dos frades era o lendário Len Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos. E mesmo relutante, ele foi!

Mosteiro Naquela semana, os participantes eram 3 homens e 3 mulheres. Jonh , que vocês já conhecem. Lee – pastor da igreja batista. Greg – jovem sargento do exército. Teresa – diretora de uma escola pública. Chris – treinadora de um time de basquete. Kim – enfermeira-chefe de um hospital. Denominador comum: Todos exerciam papel de liderança, todos são responsáveis por outras pessoas. Rotina diária: 5 cerimônias religiosas, iniciando as 05:30. 4 horas de aulas sobre liderança, com pequenos intervalos. Horas vagas para ler, passear, conversar com os guias espirituais. Não tinha acesso a clausura, área destinada as refeições e descanso dos frades.

Len Hoffman – Professor de Liderança Formado em Administração de Empresas. Se alistou no exército logo após o ataque a Pearl Harbor , e após pouco tempo se tornou comandante na marinha, foi condecorado antes da baixa no final da guerra. Conhecido no mundo dos negócios como o homem que tira empresas da beira do colapso em negócios de sucesso. Vários empregados, companheiros na marinha e nos negócios foram entrevistados para um artigo na Fortune e falavam com afeição e amor à Hoffman, todos se referiam a sua “alegria de viver”. O autor da revista concluiu, Len Hoffman “parecia ter descoberto o segredo da vida bem-sucedida”, sem acrescentar o que seria. Hoffman, se demite e desaparece aos 66 anos, no auge da sua carreira, misteriosamente.

Primeiros Ensinamentos de Len Hoffman Ouvir – um dos mais enfatizados Gerência é diferente de liderança – “você gerencia coisas e lidera pessoas”. Definição de liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum . Palavras chave da definição acima: Habilidade – algo que se aprende Influência – envolver as pessoas “do pescoço para cima”. Através da autoridade, que é diferente de poder. Poder, não é necessário cérebro ou coragem para a exercer, porém autoridade é necessário um conjunto de habilidades. Poder força alguém a executar algo, mesmo até contra a sua vontade. Autoridade, alguém a executar algo por boa vontade por causa de sua influência pessoal.

Ensinamentos de Len Hoffman Poder Autoridade Pode ser vendido e comprado, dado e tomado. Diz quem você é como pessoa, seu caráter e a influência que exerce sobre as pessoas. As pessoas podem ser colocadas em cargo de poder por serem amigas, parentes, porque herdaram dinheiro e poder. As pessoas podem ser hábeis em autoridade, e mesmo assim não possuir cargo de poder algum. Situações típicas de PODER: Situações típicas de AUTORIDADE: “Faça isso ou será demitido” “Vou fazer isso porque Bill PEDIU.” “Leve o lixo para fora filho, senão irá apanhar” Resumindo : “Faça isso senão ...” “Vou fazer isso porque mamãe me PEDIU.” Sempre há uma punição se não cumprir o que é MANDADO. Não há punição por não fazer Tem prazo de validade, pois há corrosão nos relacionamentos. Não tem prazo de validade. Os relacionamento se mantem saudáveis. Há momentos que o líder deve recorrer ao poder, seja na demissão de um mal funcionário ou para colocar limites em sua casa, porém saiba, deve recorrer pois a autoridade foi quebrada, ou pior, pelo líder não possuir autoridade.

Ensinamentos de Len Hoffman Lista de qualidade essenciais para o desenvolvimento de autoridade, que Hoffman trabalhou com os participantes durante a semana. Honestidade, confiabilidade Bom exemplo Cuidado Compromisso Bom ouvinte Conquistar a confiança das pessoas Tratar as pessoas com respeito Encorajar as pessoas Ter atitude positiva e entusiástica Gostar das pessoas

Ensinamentos de Len Hoffman Sempre haverá duas dinâmicas em jogo, quando somos lideres: A tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio. Sintomas ao focar em: Tarefa Relacionamento Rebeliões Má qualidade de trabalho Baixa confiança Pessoas se transferirem ou se demitirem Baixo compromisso Liderança deixa de ser segura, e pode ser questionada. Chave da liderança: executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos

Ensinamentos de Len Hoffman Conceito de liderança pode ser defeituoso nas empresas, quando a tarefa é colocada acima do relacionamento. Exemplo: O melhor operador de retroescavadeiras, pode ser um péssimo líder dos operadores de retroescavadeiras. Isso ocorre com frequência nas empresas, pessoas focadas na tarefa são geralmente promovidas a cargos de liderança. E isso um curto prazo prejudica a empresa e a pessoa promovida.

Ensinamentos de Len Hoffman Necessário um relacionamento saudável com todos os stakeholders . Clientes Fornecedores Funcionários Acionistas População local E isso significa: Satisfazer as necessidades de cada envolvido acima com sua empresa.

Ensinamentos de Len Hoffman A necessidade de alguns pode ser dinheiro. Porém, segundo o autor, em pesquisa realizada nos EUA, o quesito dinheiro estava em 4º lugar. Antes dele vinham: Tratamento digno e respeitoso. Capacidade para contribuir para o sucesso da organização Sentimento real de participação

Ensinamentos de Len Hoffman Chave de um relacionamento bem sucedido. CONFIANÇA

“Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu” Antigo P rovérbio Chinês. REFLEXÃO – Capítulo 2

Ensinamentos de Len Hoffman Nova fase. Desafiando velhos paradigmas, não deixar que tornem-se verdades absolutas. Definição de paradigmas: padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Ou seja, a maneira que vemos o mundo. Cada um vê de um jeito. Exemplos: Velho Paradigma Novo Paradigma Invencibilidade dos EUA Concorrência Global Administração centralizada Administração descentralizada Gerenciamento Liderança Evitar e temer mudanças A mudança é uma constante Está razoável Defeito zero E quais os paradigmas predominantes na administração de uma organização?

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente General Vice-Presidentes Coronéis Gerentes Intermediários Capitães e Tenentes Supervisores Sargentos Empregados (associados) Soldados (tropas) Cliente Inimigo Estilo Piramidal de Administração (Velho Paradigma) Herdado de Séculos de Guerra e Monarquias

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente General Vice-Presidentes Coronéis Gerentes Intermediários Capitães e Tenentes Supervisores Sargentos Empregados (associados) Soldados (tropas) Cliente Inimigo Poder de cima para baixo Olhar de baixo para cima Todos querem agradar seu superior na melhor das intenções, porém ninguém pensa no cliente

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente General Vice-Presidentes Coronéis Gerentes Intermediários Capitães e Tenentes Supervisores Sargentos Empregados (associados) Soldados (tropas) Cliente Inimigo Olhar de baixo para cima Todos querem agradar seu superior na melhor das intenções, porém ninguém pensa no cliente Desta forma, o pensamento geral da organização é: “Se o chefe estiver feliz, a vida é boa”.

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente Vice-Presidentes Gerentes Intermediários Supervisores Empregados (associados) Cliente Apenas invertendo a pirâmide, o cliente vira o foco da organização Identificar necessidades Identificar necessidades Identificar necessidades Identificar necessidades Identificar necessidades

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente Vice-Presidentes Gerentes Intermediários Supervisores Empregados (associados) Cliente Apenas invertendo a pirâmide, o cliente vira o foco da organização Suprir Necessidades Suprir Necessidades Suprir Necessidades Suprir Necessidades Suprir Necessidades

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente Vice-Presidentes Gerentes Intermediários Supervisores Empregados (associados) Cliente Apenas invertendo a pirâmide, o cliente vira o foco da organização Remover Obstáculos Remover Obstáculos Remover Obstáculos Remover Obstáculos Remover Obstáculos

Ensinamentos de Len Hoffman Presidente Vice-Presidentes Gerentes Intermediários Supervisores Empregados (associados) Cliente Sendo assim, o papel do líder passa de “ser servido” para “servir”.

Ensinamentos de Len Hoffman Comparativo importante sobre o ensinamento de “servir”. 1º Identificar as necessidades 2º Satisfazer as necessidades Consequência >>> Servir seus empregados ISSO É DIFERENTE DE IDENTIFICAR E SATISFAZER AS VONTADES DAS PESSOAS, POIS ISSO SIGNIFICA SER ESCRAVOS DELAS.

Ensinamentos de Len Hoffman Vontade Não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que deseja. Ex : Empregado de base ter vontade de ganhar R$ 20.000,00 na sua função, isso levaria a empresa a falência, levando em consideração que todos os funcionários daquele nível hierárquico também ganhassem a mesma quantia. Necessidade Legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano. Ex : Operador de retroescavadeira ter um bom equipamento para trabalhar (necessidade física)

Ensinamentos de Len Hoffman Quais são as necessidades das pessoas que lidero? Hierarquia de Necessidades Humanas, de Abraham Maslow

Ensinamentos de Len Hoffman Quais são as necessidades das pessoas que lidero? Qual o modelo de liderança para suprir as necessidades das pessoas?

“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.” Jesus Cristo REFLEXÃO – Capítulo 3

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo A liderança que se exerce a longo prazo, suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre autoridade. Lembrete: Definição de Autoridade Capacidade de levar as pessoas a realizarem sua vontade de bom grado, por causa de sua influência pessoal. E sobre o que se constrói a Autoridade???

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo Exemplos: Jesus Cristo Gandhi Martin Luther King Madre Teresa de Calcutá Sua mãe (na maioria dos casos) Serviço e Sacrifício

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo E no que se baseia o Serviço e Sacrifício??? Serviço e Sacrifício

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo Amor no sentido de comportamento e não como um sentimento. Serviço e Sacrifício Amor

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo E como tudo começa? A amor é construído sobre o que? Serviço e Sacrifício Amor

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo Boas intenções sem coloca-las em práticas são iguais a NADA. Portanto, VONTADE é exatamente o oposto. INTENÇÕES + AÇÕES = VONTADE Serviço e Sacrifício Amor Vontade

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança Modelo copiado de Jesus Cristo Só quando nossas ações estiverem de acordo com as nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. Serviço e Sacrifício Amor Vontade

Ensinamentos de Len Hoffman Autoridade Liderança RESUMO A liderança começa com a VONTADE, que é nossa escolha de comportamento, o AMOR, isto é, sentir as necessidades legítimas daqueles que lideramos, para atende-las precisamos nos dispor a SERVIR e até mesmo nos SACRIFICAR, quando isso ocorre exercemos AUTORIDADE ou influência, e quando exercemos autoridade ganhamos o direito de sermos chamados de líderes. Quem é o maior líder? Aquele que serviu mais. Serviço e Sacrifício Amor Vontade

“Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor é respeito a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização.” Vince Lombardi REFLEXÃO – Capítulo 4 Primeiro treinador vencedor do Super Bowl. A pós seu falecimento em 1970 o nome deste torneio foi rebatizado com o nome dele, passando a se chamar Vince Lombardi Trophy , até hoje.

Ensinamentos de Len Hoffman Neste capítulo o Assunto tratado é: Amor e Liderança Perguntas típicas: Como amar nossos inimigos? Como amar Adolf Hitler? Amor na liderança não trata de sentimento, e sim de ação. E como exemplo, o monge citou características do AMOR que ele quer ensinar, O AMOR AGAPÉ, que é um verbo que descreve como nos comportamos, e não como nos sentimos.

Ensinamentos de Len Hoffman Características de Amor Agapé O quer dizer? Paciência Mostrar autocontrole Bondade Dar atenção, apreciação e incentivo Humildade Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância Respeito Tratar os outros como pessoas importantes Abnegação Satisfazer as necessidades dos outros Perdão Desistir de ressentimento quando prejudicado Honestidade Ser livre de engano Compromisso Sustentar suas escolhas Resultados: Serviço e Sacrifício Pôr de lado suas vontades e necessidades; Buscar o maior bem para os outros Neste capítulo o Assunto tratado é: Amor e Liderança

“Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão.” Bill Hewlett Fundador, Hewlett-Packard Famosa HP REFLEXÃO – Capítulo 5

Ensinamentos de Len Hoffman Neste capítulo o Assunto tratado é: Ambiente de Trabalho Começa com a metáfora de plantar um jardim! O processo é simples: Localizar um local que receba bastante sol Trabalhar no solo para preparar um plantio Plantar as sementes Regar Adubar Livrar as pragas Capinar de tempos em tempos E qual a consequência disso tudo?

Ensinamentos de Len Hoffman Um lindo jardim com crescimento das plantas, e tão logo a vinda das flores e frutos! Portanto, o que foi feito? Apenas preparamos o ambiente para que o jardim desse bons frutos. Assim também é nas organizações, criando um ambiente saudável para seres humanos crescerem e terem sucesso.

Ensinamentos de Len Hoffman Para que chegue a hora da colheita no ambiente de trabalho é necessário se atentar as contas bancárias relacionais, pois tudo que o líder faz envia uma mensagem. Nos ensina a importância de manter saudável o equilíbrio dos relacionamentos com as pessoas importantes de nossa vida, inclusive das que lideramos. As retiradas e depósitos ocorrem nestas contas imaginárias através de nossos comportamentos. Quando conhecemos uma pessoa, o saldo é zero.

Ensinamentos de Len Hoffman Pode ser uma analogia de feedback positivo (depósitos) e negativo (retiradas ). O livro menciona um artigo que afirma que para cada retirada são necessários 4 depósitos. Ilustra porque devemos elogiar uma pessoa em público e nunca puni-las em público.

A ESCOLHA Capítulo 6

Ensinamentos de Len Hoffman Neste capítulo temos a definição de que disciplina tem o objetivo de ensinar a fazer o que não é natural, e consequentemente tornar o não natural em um hábito, e tais habilidades geram comportamentos ligados a liderança. Existem 4 estágios necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades. 1 – Inconsciente e Sem habilidade 2 – Consciente e Sem Habilidade 3 – Consciente e Habilidoso 4 – Inconsciente e Habilidoso

Ensinamentos de Len Hoffman Outro ensinamento do capítulo 6. Um professor uma vez falou: “Eu não posso obrigar vocês a fazerem o dever de casa”, e continuou, “Há apenas duas coisas que todos são obrigados, a morrer e a pagar impostos”. Mas este professor não disse toda a verdade, há pessoas que optam por não pagar impostos, e vivem nas florestas, não tem nem dinheiro e vivem do cultivo da terra. Portanto, há somente duas coisas na vida que temos que fazer. São elas, Morrer e Fazer escolhas.

Capítulo 7 – A RECOMPENSA “Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla.” Jim Rohn Mentor do fundador da Herbalife

Ensinamentos de Len Hoffman Visto tudo que um líder precisar ser, a pergunta final do livro é a seguinte. Estabelecer influência, prestar atenção as pessoas, amar, doar-se aos outros, elogiar, reconhecer ao próximo, a disciplina para aprender novas práticas e comportamentos. Valerá a pena? Em resposta, o autor relata um estudo sociológico feito a partir de uma pesquisa com cem pessoas de mais de 90 anos. A pergunta era simples. “Se você tivesse que viver sua vida outra vez, o que faria de maneira de diferente? Neste capítulo o Assunto tratado é: Qual o resultado de todo o esforço?

Ensinamentos de Len Hoffman As três principais respostas foram que: Elas se arriscariam mais Refletiriam mais Realizariam mais coisas que permanecessem depois que elas se fossem. O que traduz que essas pessoas seriam mais alegres, e portanto, mais felizes. Cresce a sua maturidade espiritual e psicológica doando-se e servindo aos outros. Esta é a recompensa.

O livro termina com a seguinte frase: “Uma jornada de duzentos quilômetros começa um simples passo” Provérbio Chinês

James C. Hunter BIOGRAFIA DO AUTOR Nasceu em 1955, em Detroit, EUA. Palestrante, Professor, Escritor e consultor chefe da J. D Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Tem mais de 20 anos de experiência em R.H. Mora nos EUA, em Michigan com a esposa e filhos. Tem clientes como a Nestlé, American Express e McDonald´s.

Por hoje é isso! E que venha a arguição!