Revisão de Estilo de época "Naturalismo".

MarciaJuliano 16 views 6 slides Sep 09, 2025
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

Revisão do Estilo de Época Naturalismo.


Slide Content

NATURALISMO na europa e no brasil Final do séc. XIX

Como uma continuação do Realismo, o Naturalismo volta-se para o retrato objetivo da realidade. Sua missão passou a ser analisar e documentar o comportamento social. O romancista passa a ser apenas um observador que deve registrar a realidade com objetividade.

Características da linguagem naturalista: Determinismo – o homem é produto do meio social; Temas de patologia social – estudo da hereditariedade para tratar de taras, doenças, vícios e formação de caráter; Impessoalidade : tratar somente dos fatos; Literatura engajada : com o objetivo de reformar a sociedade.

Com a publicação de “O mulato” (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como escritor naturalista. Foi o início do naturalismo no Brasil. Sofreu muitas represálias por tratar de temas como anticlericanismo , racismo, o meio e o purutanismo sexual .

O naturalismo atinge seu apogeu com o romance “O cortiço” (1890), também de Aluísio Azevedo . Outras obras foram publicadas neste período: A fome (1890), de Rodolfo Teófilo, O missionário (1891), de Inglês de Sousa, A normalista (1892) e O bom crioulo (1895), ambos de Adolfo Caminha.

Raul Pompéia notabilizou-se na literatura brasileira por uma única obra, O ateneu (1888). Narrado em 1ª pessoa, trata das experiências vividas pelo adolescente Sérgio no internato Ateneu, contadas por ele mesmo, já adulto. Compreende uma descrição expressionista de pessoas e ambientes em que o narrador desnuda cruelmente colegas, professores e o diretor.
Tags