Robert busen - Biografia
Físico-Química 8ºano
Catarina Sousa
Size: 290.01 KB
Language: pt
Added: Mar 05, 2017
Slides: 3 pages
Slide Content
Robert Busen Trabalho realizado por : Catarina Sousa Disciplina : Ciências físico-químicas Professora : Ana Gomes Ano letivo : 2012/2013
Biografia Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen foi um químico alemão, que nasceu no dia 31 de março de 1811 em Göttingen e morreu no dia 16 de agosto de 1899 em Heidelberg. Bunsen foi o mais novo de quatro filhos. Após ter terminado os estudos escolares em Holzminden, foi estudar química na Universidade de Göttingen. Obteve seu doutorado com 19 anos de idade e, então, entre 1830 e 1833 viajou através da Europa Ocidental. Retornando a Alemanha, Bunsen passou a dar aulas em Göttingen e iniciou seus estudos experimentais sobre a solubilidade dos sais metálicos do ácido arsenioso. Hoje, a descoberta do uso do óxido de ferro hidratado como um agente precipitante é, ainda, o melhor antídoto conhecido para combater o envenenamento por arsênico. Em 1836, Bunsen sucede Wöhler em Kassel. Após ensinar lá por dois anos, aceitou um cargo na Universidade de Marburg, onde estudou derivados da arsina. Embora o trabalho de Bunsen ser aclamado, quase morreu de envenenamento por arsênio. Custou-lhe também um olho, quando uma explosão projetou um fragmento de vidro no olho. Em 1841, Bunsen criou o eletrodo de carbono que poderia substituir o caríssimo eletrodo de platina utilizado na bateria de Grove . Sepultura no Bergfriedhof de Heidelberg.
Em 1852, Bunsen assumiu o cargo de Leopold Gmelin em Heidelberg. Usando o ácido nítrico passou a produzir metais puros como o cromo, magnésio, alumínio, manganês, sódio, bário, cálcio e lítio por eletrólise. Com a colaboração de Sir Henry Roscoe iniciou, em 1852, o estudo da obtenção do cloreto de hidrogênio a partir do hidrogênio e cloro Em 1859, Bunsen interrompeu seu trabalho com Roscoe e, junto com Gustav Kirchhoff passou a estudar o espectro de emissão de elementos aquecidos. Para essa finalidade, Bunsen aperfeiçoou um queimador de gás especial, inventado pelo cientista Michael Faraday em 1785 que mais tarde foi denominado “queimador de Bunsen ” ou “bico de Bunsen ”. Quando Bunsen aposentou-se com a idade de 78 anos, deslocou seu interesse para a geologia, que tinha sido o seu passatempo por muito tempo.