Contexto Histórico. Revolução Francesa. Liberdade do povo. Romantismo no Brasil, coincidiu com a Independência. Sentimento anticolonialista e antilusitanista . Procurava-se criar identidade para o mais novo país. Identidade através de nativos e da natureza.
Características
Características Visão pessoal, subjetiva da realidade. Insatisfação com o mundo. Subjetivismo: olhar intimista, voltado a si mesmo. Prevalece a visão emotiva. Evasão ou escapismo: mundo imaginário. Exaltação da natureza. Religiosidade. Nacionalismo.
Primeira Geração
Primeira Geração Poética. O índio passou a ser considerado como o símbolo nacional do Brasil. Os poetas os descreviam de forma idealizada. Culto a natureza brasileira. Nacionalismo. Índio como herói nacional. Sentimentalismo. Religiosidade.
Principais Autores
Gonçalves de Magalhães. Nasceu no Rio de Janeiro. Morou em Roma. Foi responsável pela primeira obra do Romantismo brasileiro. Publicou um livro. Principais obras: - Suspiros poéticos e saudades. - A confederação dos tamoios.
Gonçalves Dias. Primeiro grande poeta do romantismo. Nasceu no romantismo. Foi professor de latim e história. Em suas obras, abordava temas referentes à natureza, à pátria e à religião. Principais Obras: - Canção do Exílio. - Os timbiras.
Julia Maldonado Garcia 1º ano – Colégio Stella Maris /2014.